terça-feira, 29 de março de 2011

Bruxaria Tradicional virou esquizoterismo?


Temos recebido muitos emails e ameaças, alguns até com perguntas bem básicas, gente com algum tipo de complexo de inferioridade, ou plenamente ignorante.

Para fugir dessa falta de conceitos e brigas de ego, criamos o Conselho de Bruxaria Tradicional, pelo qual foram chamados todas as pessoas que se diziam bruxos tradicionais, alguns aceitaram, outros não e outros apenas entraram por curiosidade e sairam em seguida visto que suas crenças eram de feitiçaria e não de Bruxaria Tradicional.

Dentro disso se construiu de comum acordo um regulamento interno, desde linha genérica de crença até projetos de apóio e divulgação.

O que desejamos dizer com isso, não temos objetivo algum de converter ou mandar na vida das pessoas, tanto é que não interferimos na estrutura ou no modo em que cada conselheiro coordena suas atividades, apenas estamos de comum acordo que buscamos de forma muito séria e coesa, estudar e nos aplicarmos aos conjunto de crenças dos povos que habitaram a região européia antes do catolicismo, preservando cada identidade cultural, preservando o conhecimento adquirido, reconstruindo (e não criando) meios acadêmicos de obtermos mais informações históricas, geográfica, antropológicas, arqueológicas, entre outras ciências.

Não temos nenhuma ligação ou interesse com movimentos separatistas oculistas da década de 60, o nosso período de estudo não é a era medieval ou moderna, tal como não estamos limitados apenas ao mundo magista, temos outras dedicações, seja cultural, folclórica, com o ensino agregado.

Temos nos empenhado em não citar mais os termos “Old Craft”, pois o termo Arte pode gerar muitos significados, caso citado como “Feitiçaria” estamos de comum acordo, que existe feitiçaria no mundo todo, que a crença mágica também não é limitada aos povos da Europa, porém devemos respeitar e dar a devida identidade ao culto desses diversos povos, não retirando os seus nomes verdadeiros ou se apropriando de suas crenças caracterizando -os como Bruxaria Tradicional.

Outro tema que também não mais usamos é “witchcraft” visto que a palavra se tornou apenas feitiçaria ou "bruxarias".

Queremos dizer que a tese dada que todo bruxo é um anti-social, um marginal, doido ou possuído pelo demônio, uma distorção de valores dada pela igreja católica, sendo assim qualquer religião ou senda seria bruxaria, o que nenhum judeu, por exemplo, concordaria, tal como nós do conselho não concordamos. Concordamos que para ser um bruxo o sujeito tem que estar em sua plena capacidade intelectual e cultural.

Todos os textos aqui colocados, são acompanhados por todos os conselheiros, tem oficialidade de instituição, alias todos os conselheiros presentes fazem seus aprendizes estudarem e refletirem, fazem o que muitos não tem por habito fazer, promover o ato de pensar e aprender a lidar com seus egos.

Aqui nessa casa, damos lugar ao conhecimento ao invés de titularidades, não dizemos que somos hereditários de Baco, ou de Heckate e muito menos das ligações bíblicas.

Temos visto uma salada mística, uma luta desenfreada e sem objetivo na ofensa de instituições que são simplesmente o desejo de pessoas quererem contribuir com um ideal, com um projeto, com algo coletivo, porém as mesmas se baseiam num discurso torto e antagônico de defesa e ataque, visto que se baseiam nas titularidades dessas instituições que tanto se colocam contra, e até mesmo fazem parte de Igrejas, vejam só quanta incoerência.

Se as pessoas estão ofendidas em sua crença, é devido a sua falta de clareza e caminho espiritual, enquanto disserem que a Bruxaria Tradicional é Israelita, Luciferiana, Marroquina, entre outras, de uma maneira generalista e inconseqüente, nós do CBT daremos a devida crítica teológica sobre o texto.

Caso tenham essa necessidade de escrita, coloquem parâmetros para não ofender outras sendas, usem o termo “Old Craft” ou “witchcraft”, feitiçaria tradicional, Wicca tradicional, entre outros termos que alguns escritores distorcem, e se tem a capacidade tão fácil para distorcer poderiam usar da mesma para criar palavras e parâmetros para serem melhor interpretados.

No mais, estamos abertos a quem busca caminhar de forma respeitosa por este caminho espiritual chamado de Bruxaria Tradicional.

Grato,

Ricardo DRaco

2 comentários:

  1. Muito interessantes as postagens! Este realmente é o cenário que encontramos hoje em dia. Estarei acompanhando.

    ResponderExcluir
  2. A mim parece muito pouco sensato que alguém consiga, em apenas uma vida, aprender COM MAESTRIA, todos estes sistemas mágicos - ou como queiram chamar - e, saber com superficialidade não dá propriedade a minha para falar.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.