Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2019

CAILLEACH - Deusa Matrona Galega

CAILLEACH - Deusa Matrona Galega


CAILLEACH - também conhecida como Cailleach Bheur, é uma divindade criadora ancestral primordial de todos os deuses celtas, sua função é proteger a natureza e a fauna nas estações frias, regulando o ciclo das estações. Ela carrega um martelo para moldar as colinas e vales transformando com o tempo a paisagem.

A origem do topónimo "Gallaecia", vem do noroeste da península ibérica (Galiza, norte de Portugal, Galiza e Astúrias). Os historiadores concordam que o Império Romano começou a sua conquista entrando pelo sul da península ibérica, Lusitânia (centro de Portugal) e somente depois marchando para o norte. De acordo com as crônicas, o primeiro contato com as tribos celtas na Ibéria foram chamados de Callaeci. 

Os Callaeci eram apenas uma tribo específica entre todas as tribos da futura província romana. Uma possível explicação é que eles adotam o nome da primeira tribo que conheceram, independentemente de seu tamanho ou localização. Alguns autores sustentam a ideia de que o nome foi retirado do termo usado para descrever os "adoradores de Cailleach" Kallaikoi (καλλαικoι), como teriam sido nomeados pelos mercadores gregos, que supostamente chegaram à costa da Gallaecia antes dos romanos.


A região conhecida como Callaeci Cale (hoje a região do Porto, norte de Portugal).

Em Cale, a cultura celta floresceu nas proximidades das colinas pelo rio Douro. Os romanos distinguiam entre Cale (estabelecimento), Calleaeci (nome pelo qual designavam os habitantes) e Portus Cale (Porto de Cale). Toda a região tornou-se uma província romana, sob o nome de Gallaecia ou Callaecia. O nome de Portugal deriva da designação romana "Portus Cale" e o nome da Galiza vem de Cale.






Cordialmente,