Entrevista de Lúcia Lua, assistente social da ONG Árvore Sagrada, para Ricardo DRaco do Conselho de Bruxaria Tradicional situado em São Paulo/ Brasil.
São Paulo/ SP - 28/10/2010
1. Para começar: o que é Bruxaria Tradicional?
R: A origem vem de famílias pagãs européias, pessoas que se reuniam para troca de conhecimento, onde também eram indicados pessoas de afinidade e agregados familiares.
2. Quais os fundamentos da Bruxaria Tradicional?
R: Bruxaria é heterogênea, porém quando falamos em tradicionalidade pagã é normal que sigam um caminho específico de crença, ou seja, sem influência de movimentos mais atuais.
Portanto são comuns estes conceitos:
- Paganismo;
- Politeísmo (culto específico de Deuses - sem misturas);
- Não Maniqueísta (Bem X Mal - Luz X Trevas) ;
- Preservação de Costumes/ Folclore;
- Raiz regional Européia;
- Magia Natural;
- Culto as manifestações da Natureza;
- Reconstrucionismo Europeu (antropologia);
- Culto não homogêneo embora restrito a Europa;
- Sem símbolo ou livro sagrado.
- De caráter iniciático.
3. Bruxaria Tradicional é o mesmo que Bruxaria Familiar?
R: Não, Bruxaria Tradicional é um agrupamento mais institucionalizado, com normas sociais, existe uma tendência em ser mais ampla territorialmente falando (uma determinada região e não mais um povoado), em seus estudos envolvem preservação da cultura e folclore, trazem também o conceito de reconstrução de povos antigos, buscam tanto o conhecimento ocultista como o acadêmico. Já Bruxaria Familiar, nos leva ao entendimento do paganismo europeu em culto propriamente familiar, com influência ou não do Catolicismo.
Portanto um "hereditário" nem sempre é um Bruxo Tradicional, o que temos visto em grande parte, até como uma busca por titularidade, pessoas que se dizem hereditários e possuem as mesmas crenças modernas que surgiram no final da década de 50.
Para ser reconhecido como hereditário, ou seja, um bruxo familiar, é preciso ter uma visão pagã e conhecimentos ancestrais de crença, de raiz, bem como uma linha de tempo contínua, é muito fácil distinguir aqueles que a possuem daqueles que desejam possuir, é só observar suas crenças que geralmente são as mesmas dos movimentos ocultistas atuais.
4. A filosofia religiosa predominante na maioria das religiões é o maniqueísmo. Como a BT se posiciona frente ao dualismo entre os princípios opostos: Bem e Mal?
R. A Bruxaria Tradicional se refere a mundos, tal como um agregado diversificado, ou seja, não existe apenas o Sim e o Não, o Certo e o Errado, existem formas e mais formas de visão, não existe O Deus e A Deusa e sim Deuses e Deusas; não existe a dualidade do Homem X Mulher, pois para nós existe uma engrenagem que esta além de duas forças, de dois agentes....
5. Você vem de uma linhagem de bruxos. Conte-nos um pouco da sua história.
R. A minha história é como a de muitos brasileiros, minha família no Brasil tem uma diversidade religiosa, pois grande parte é sensitiva, os chamados médiuns, foi através da coleta de informações, do registro da culinária fui parar na parte dos estudos das garrafadas, a visão pagã esta contida de uma forma tão rica que mesmo pelas diversas influências não é tocada, mesmo diante das influências multi religiosas nacionais. Por fim, busquei por meus parentes do velho continente, e dado o meu interesse, fui recebido com muita alegria por eles, e foi então que tive mais e mais acesso a informação e conhecendo mais e mais gente do meio pagão ocultista, tive bons professores, que me orientaram, fui iniciado na região de meus ancestrais, e com isso ampliei meu trabalho de campo, tanto acadêmico como minha crença.
Portanto para ser reconhecido como um pagão europeu (bruxaria familiar) como Bruxo Tradicional é preciso não apenas nascer em um meio que lhe dê base para seu entendimento, mas buscar em sua peregrinação com determinação, com uma fé inabalável, com sabedoria.
É como digo, não foi simplesmente a "Vovó Dolores" que me ensinou aos "7 anos", eu tive que ir de encontro às raízes, ao agregado, a fonte de todo o conhecimento ancestral, eu não dormi de um jeito e no outro dia já era um Bruxo, não uso da crença para ter popularidade, para fins comerciais e tão pouco aprecio que assim o faz, mas respeito o caminho alheio desde que não atrapalhe o meu.
Hoje possuo um conhecimento preservado de muitas gerações, consigo trilhar até mesmo que tribo dos povos antigos eu descendo, portanto acredito que não é simplesmente o sangue, mas algo muito além que te move para essa religiosidade.
6. Você tem um grupo iniciático em Bruxaria Tradicional que já existe há 12 anos. Como funciona?
R. Eu acredito que grupos não são para pessoas, são para ideais, com isso focamos no trabalho, o trabalho é para as pessoas de um modo geral e com este conceito tiramos propriamente o ego da questão.
Eu não "tenho" um grupo, eu trabalho para um ideal e nesse ideal esta contida a idéia de grupo.
O grupo é segmentado por funções e tempo de casa, as iniciações acontecem dadas a comemoração de um fato importante em nosso meio, geralmente dado a perseverança do peregrino e sua responsabilidade perante seus fraternos.
No grupo ensinamos filosofia que é a visão pagã contida no conceito Bruxaria Tradicional, com foco na região Noroeste da Península Ibérica, tendo como mais específico os povos chamados de Celtas.
Fora esta questão é ensinado o folclore, com isso teremos: culinária, danças, música, lendas, etc...
Trabalhamos com técnicas de êxtase e o trabalho com ervas de poder, que infelizmente é muito criticado por quem não é do meio pagão, porém muito bem aceito pelos praticantes sérios dentro deste segmento.
7. Um bruxo é ou se faz bruxo?
R. Gosto de brincar com este dilema, antes de ser um bruxo a pessoa tem que saber quem é, quais suas reais crenças, o que busca, o que deseja, etc... O quanto esta disposto a peregrinar? sua fé esta além dos seus gostos? Gostar de folclore o torna um folclorista? Qual a linha que separa um curioso, um tolo de alguém sério no caminho? Será vestir roupas tidas como "bruxescas" o fazem um bruxo? Você tem conceito?
Um bruxo se faz com fé, sangue e suor, o despertar não acontece porque assim você o deseja, ele vem de sapatos sem sola! Quando estiver preparado para se tornar um bruxo algo além de você, do que deseja, o do que pensa, lhe dará um caminho especial onde verá um deserto, mas seu coração mostrará uma grandiosa floresta.
Portanto nascer em uma família pagã é um começo e nunca um meio ou fim, tal como para os que não nasceram devem contar com muito mais do que sorte ou dinheiro, devem contar com o espírito verdadeiro de peregrinação.
8. Sabedoria e êxtase. Qual o significado dessas palavras para um bruxo?
R. São palavras, o importante não são simplesmente as palavras mas o que esta contida nelas através de uma visão pagã. Estas palavras são reflexões diárias de um bruxo, são como um par de olhos espirituais e que promovem uma base para o entendimento de nosso caminho.
9. Relatos históricos mostram que seguidores das diversas religiões pagãs para acessar "outros mundos" utilizavam bebidas feitas de determinadas ervas. Essa prática é mantida nos dias atuais?
R. Em todo mundo, existem crenças tradicionais, estas crenças quando observadas como procedimentos mágicos ancestrais, obtém nas beberagens uma ferramenta para acessar o mundo espiritual com plenitude.
Devemos entender que estas ervas não são muletas, e também não são a prioridade no culto, são parceiras, são amigas e professoras, muita gente confunde erva de poder com droga alucinógena, drogas nos iremos encontrar nas drogarias (farmácias), o conceito que pregamos é um respeito muito grande não apenas pela medicina da Floresta, mas os pactos com as entidades da mesma.
10. Buscando sites na internet sobre Bruxaria Tradicional raros são os que encontramos, mais raros ainda os que possuem informações coerentes do ponto de vista histórico. Se a busca é sobre Wicca, encontramos uma avalanche de sites, cursos iniciáticos, é tanta informação, tantos caminhos que ficamos confusos (risos).
Agora te pergunto: porque é tão difícil a difusão de conhecimentos sobre BT e tão fácil quando se trata da Wicca? É a BT restrita, como se diria, a poucos e bons?
R. A Wicca foi um fenômeno em divulgação, porém o seu grande crescimento criou tantas desinformações que acabou distorcendo ainda mais quando levadas a público, criando um grande volume de pseudo praticantes curiosos e que acabaram por se chocarem uns com os outros por diferenças de opiniões.
Bruxaria Tradicional é outro caminho religioso, por vezes confundido com Wicca Tradicional.
Para se tornar um bruxo tradicional praticante é necessário um mínimo simbólico de 3 anos, enquanto que em outras religiões isso não acontece, fora esta questão, tal como acontece na Wicca, muitos curiosos tendem a fazer um desserviço ao criarem comunidades e blogs, atrapalhando ainda mais os poucos praticantes existentes nesse segmento.
Acredito que em todo território nacional (Brasil) existam em torno de 2 ou 3 grupos com mais de 10 anos nesse segmento, como pode analisar, bem pouco reparado a outras religiões.
Nós Bruxos Tradicionais não temos problemas com pessoas sérias da Wicca, que sabem que advém da criação de Gardner da década de 50, que não são da época paleolítica, entre tantas outras inverdades colocadas por curiosos.
Nosso grande problema hoje é justamente essa massa de pseudo-wiccanos, que não se ajustaram aos preceitos dados a Wicca e que encontram na Bruxaria um meio para sustentar seus egos e delírios por poder e fama.
11. Percebemos que há uma grande confusão entre BT e Wicca. Alguns falam inclusive que a Wicca é a BT após um processo de "modernização".
Porque acontecem essas distorções?
R. É simples, falta de informação coesa e desinformação de forma abundante, mesmo os estudiosos que buscam esclarecimento nessas crenças fazem suas teses baseadas no mundo esotérico virtual, elas não vão adiante nos trabalhos de campo, ou em bases acadêmicas dadas as ciências, como a antropologia, arqueologia, história, etc...
12. O Cristianismo quando surgiu negativou a imagem da mulher e a relegou a condição de inferioridade em relação ao homem. Hoje religiões ditas pagãs pregam o resgate do "poder feminino" com base no matriarcado.
A BT defende essa bandeira? Como é vista a mulher na BT?
R. A Bruxaria Tradicional é um caminho que trata com respeito homens, mulheres, fauna e flora, ou seja, acreditamos que estando em plenitude podemos conceber a diversidade e as boas relações conosco e com o meio em que vivemos.
Em minha opinião a questão do matriarcado é muito mais ligada a segmentos radicais femininos do que uma questão puramente religiosa.
13. Qual é a relação que existe entre Bruxaria Tradicional e Reconstrucionismo Celta?
R. Uma das matérias aprendidas no segmento religioso de Bruxaria Tradicional, um dos nossos pontos é a preservação e entendimento do passado.
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