sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Carnaval e o Entrudo - Crenças Pré-Cristãs


O carnaval na antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias nas ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. As atividades e comercio eram suspensos no período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. Havia a eleição de um rei por brincadeira (rei Momo?) e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.

Já no período do Renascimento as celebrações incorporavam os famosos bailes de máscara (Baile de Veneza).

Na Europa um dos principais rituais de Carnaval foi o Entrudo. A palavra vem do latim e significa início, começo, a abertura da Quaresma. Existe desde 590 d.C., quando o carnaval cristão foi oficializado. O povo comemorava comendo e bebendo para compensar o jejum. Mas, aos poucos, o ritual foi se tornando bruto e grosseiro e o máximo de sua violência e falta de respeito aconteceu em Portugal, nos séculos XVII e XVIII.

No período carnavalesco, em Portugal, persiste uma série de brincadeiras que variavam de aldeia para aldeia. Em algumas notava-se a presença de grandes bonecos, chamados genericamente também de "entrudos" (boneco de Olinda).

Conforme explicação do pesquisador Felipe Ferreira, em seu livro "O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro, entende-se que existiam no início do século XIX, duas grandes categorias de Entrudo: O Entrudo Familiar e o Entrudo Popular.

Fonte: Conselho de Bruxaria Tradicional

3 comentários:

  1. Pois é, embora hoje uma festa banalizada, nada como buscar a raiz de todas as coisas

    ResponderExcluir
  2. Ainda hoje existe em diversas partes do Brasil a tradição de Entrudo, como por exemplo em cidades de Minas Gerais como Mariana e Ouro Preto onde se desfilam com os Bonecos "De Antonio Pereira". Na Bolívia recentemente na cidade de Santa Cruz pude experimentar algo diferente, a guerra dos balões de água e de barro que ocorre no centro da cidade, fato curioso que lembra a tomatina que ocorre na Espanha! É uma pena a falta de registro acabando-se por perder a tradição histórica do evento.

    ResponderExcluir
  3. Também ocorre em Olinda, felizmente por lá não existe carnaval de trio de elétrico e sim as manifestações populares antigas, característica mto forte na região. Em Sergipe tem a guerra de "cabacinhas". São feitos de velas recipientes redondos, cheio de água q explodem ao serem jogados nas pessoas, tb semelhante a tomatina na Espanha.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.