quinta-feira, 25 de outubro de 2012

BRUXARIA TRADICIONAL: Magia e os Elementos da Natureza


As maiorias das pessoas que começam a conhecer magia esbarram em um conceito quádruplo, esse conceito é baseado na terra, água, fogo e ar e veremos em muitas crenças e operações mágicas, contudo esta sumarização pode limitar a visão magista quando o assunto é Magia Natural, um apanhado mágico diversificado de essências e de maneiras pluralistas, onde tudo é aprendizado, diria que comparado com a arte da culinária, através dos diversos pratos, condimentos, formas de preparo e claro uma grande sensibilidade para juntar carnes, grãos, vegetais e massas.

Na Bruxaria Tradicional, em específico, na Bruxaria Tradicional Ibérica não é muito diferente, onde o mestre é o cozinheiro chefe que prepara ao sabor do vento os diversos pratos conforme os eventos comemorados, dando a eles um toque mágico ao cardápio principal e as diversas outras operações dentro deste festival de elementos.

Sendo assim, um bruxo tradicional não irá se contentar simplesmente em conhecer apenas quatro elementos, ele pode admirar sua simetria, pode refletir e até filosofar, mas ele não ficará preso apenas a terra, ele penetrará no campo das diversas formas de terra, nas plantações, nas ervas e irá conhecer as plantas que vivem nos penhascos e aquelas que vivem sobre os lagos, irá conhecer as algas, e este mundo tão vasto é o grande caminhar de um bruxo dentro deste segmento. Gosto muito de enfatizar o segmento do Paganismo Tradicionalista, para que não confundam com outras coisas, com outras linhas mágicas, mesmo que pareça que o nome bruxo possa dar significado às muitas necessidades pessoais, mas definindo que estamos dentro de um caminho tradicionalista, e que os textos focam nesse segmento, me sinto mais a vontade para escrever sobre esta corrente religiosa.

E então me perguntam – Qual o meu elemento? E eu te direi, observe! A observação é uma grande ferramenta de aprendizado, aprenda a ver magicamente! Veja onde se sente mais a vontade, teste o que o calor lhe promove, o que o frio lhe faz, o que o molhado e o seco afetam ao teu espírito e no mundo destas sensações e autoconhecimento você irá encontrar o seu elemento, e mais do que isso! Irá se encontrar também.
E quais são os elementos da Bruxaria Tradicional Ibérica? Tantos quantos você pode lembrar, desde trovões até vulcões, das ondas do mar até o espelho d água, lembrando que estamos falando de diversidade, e se um ser humano é diferente de outro é normal que no mundo dos elementos existam “n” possibilidades também.

Encontrando o meu elemento mágico (continua)


Abraços Fraternos,

Ricardo DRaco

Cordialmente,