segunda-feira, 4 de julho de 2011

PRINCÍPIOS DA BRUXARIA TRADICIONAL

PRINCÍPIOS DA BRUXARIA TRADICIONAL

- Paganismo;
- Politeísmo (culto específico de Deuses - sem misturas);
- Não Maniqueísta (Bem X Mal - Luz X Trevas) ;
- Preservação de Costumes/ Folclore;
- Raiz regional Européia;
- Magia Natural;
- Culto as manifestações da Natureza;
- Reconstrucionismo Europeu (antropologia);
- Culto não homogêneo embora restrito a Europa;
- Sem símbolo ou livro sagrado.
- De caráter iniciático.


>>>> CONCEITOS

1.1 - Etimologia:

Bruxaria - É um derivado de bruxa, cuja origem até hoje não foi determinada com precisão. Embora alguns autores tentem provar que o vocábulo proveio do latim, o mais provável é que ele já existisse em algum dos dialetos falados na Península Ibérica antes da chegada dos romanos, como foi o caso de bezerro, cama, morro e sarna. Esta hipótese é reforçada pelo fato de só aparecer nas línguas ibéricas
(português bruxa, espanhol bruja, catalão bruixa); se viesse do latim, deveria também estar presente no francês (que usa sorcière) e no italiano (que usa strega), que também pertencem à família das línguas românicas.

Bruxa. [De uma base pré-romana *brouxa]. S. f.
- 1. Mulher que faz bruxarias; feiticeira, maga, mágica; As bruxas eram
perseguidas e castigadas pela Inquisição.
- 2. Mulher feia e/ou rabugenta.
- 3. Bras. Mariposa (1). Tipo de borboleta preta.
Mariposa Bruja "Ascalopha odorata ". São conhecidas popularmente como bruxas negras e foram descritas cientificamente pela primeira vez em por Kart Von Linne.

1.2 Filosofia:

Bruxaria é uma das diversas crenças advindo do conceito paganismo, sua essência são os cultos pré-cristãos nascidos no CONTINENTE EUROPEU, onde suas bases é o politeísmo, a ancestralidade, o folclore regional (costumes, práticas e espiritualidade de um povo).
Bruxaria é uma religião no tocante ao significado "reli gare" (religação/ reunir) e não como uma instituição com um corpo hierárquico.
Encontramos dentro desta senda o culto de magia natural, a herbalogia, o artesanato e o contato espiritual homem/ natureza.



OPINIÃO DO AUTOR

Esta é a base filosófica do que é Bruxaria, qualquer pessoa que desvie disso, que fale de Bruxaria Tibetana, Japonesa, Marroquina, Árabe, Chinesa, falta com o conceito básico.

Bruxaria Tradicional, ou simplesmente bruxaria, p. ela já prega o conservadorismo, ou seja, práticas orientais, esotéricas, falar de karma, etc... NÃO fazem parte da Bruxaria Tradicional que é REGIONALIZADA, é de PRESERVAÇÃO Folclore/ Costumes.

Qualquer filosofia fora destes princípios pode ser tomada como CRENÇAS tradicionais, estas crenças existem no mundo todo, muitas pagãs e que preservam suas características.

Outro erro conceitual é misturar "mordenices" com cotidiano, Bruxos Tradicionais moram em cidades também, acessam internet, mas todo o cotidiano de suas vidas não lhes dá propriedade para adicionar conceitos advindos de outras religiões com a desculpa de "atualizar".

Estamos no Brasil, o Budismo continua sendo Budismo mesmo estando em terras brasileiras, o Hinduísmo também, honrar a terra que esta abaixo de seus pés não quer dizer que se tornará um Bruxo da etnia indígena Xavante, entendem a sutileza?

Bruxos Tradicionais pregam a diversidades dos elementos, são politeístas, não são dualistas tal como podemos encontrar no Maniqueísmo (luz X trevas - bom x mau - homem x mulher).

Na Bruxaria Tradicional respeitamos o poder da consciência, com isso NÃO levantamos bandeiras do Ativismo Ecológico como obrigatoriedade, bem como Não estamos ligados a movimentos feministas ou de diversidade sexual.

O Fato de possuir aptidões para: Folclore, Ervas, Culinária, Ocultismo ou Hereditariedade Pagã, não lhe dá o reconhecimento por um caminho, nós estamos de pleno acordo que ser adepto de um caminho envolve filosofia, devoção, persistência, crença, atos e iniciações.

Respeitamos as influências de outros povos na Europa, porém Bruxaria Tradicional é cabível somente ao regionalismo Europeu, tal como todas as sendas possuem seus fundamentos e que a diferem de sua localidade para localidade, de continente para continente.

Bruxaria Tradicional é uma filosofia que busca em sua essência o autoconhecimento, baseado em sabedoria e êxtase.

Abraços Fraternos,
Ricardo DRaco

7 comentários:

  1. Sábias palavras Draco! Sabedoria e Êxtase...
    Podemos dizer que somos buscadores. Buscamos nossos ideais, sem nunca esquecer nossas raízes. Buscamos o futuro, sem nunca perder a identidade do passado. Buscamos nos encontrar para enfim, encontrar o que buscamos.

    ResponderExcluir
  2. Bom lembrar mesmo, afinal ensinamento nunca é demais... é muito importante ter conceitos bem assimilados e associados em nossa "bagagem".

    ResponderExcluir
  3. Algo que precisa sempre ser lembrado, não deveria mas é a realidade! Quem sabe, de tanto repetir, acabe fixando na mente dos duvidosos! rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Extremamente detalhado e explicado. Um texto muito importante, se alguém quer falar com propriedade sobre um caminho, que tenha base pelo menos.

    ResponderExcluir
  5. Esclarecimento providencial. Texto objetivo, aborda o tema de modo coloquial e traduz as idéias e ideais da Bruxaria, sua História e Fundamentação com tanta simplicidade e fluidez , que consegue transmitir o saber a todos, os graduados ou não graduados. Isso é importante. Como Educadora que sou, penso ser a linguagem da qual deveríamos lançar mão quando transmitimos o saber e o conhecimento. Parabéns!

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.