quinta-feira, 8 de setembro de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - Feitiçaria X Bruxaria X Paganismo

Com o intuito de esclarecer esta questão que parece ser comum no meio aprendiz voltaremos a explicar estes elementos.

Dentro de uma escala de entendimento poderíamos dizer que a feitiçaria é uma prática mágica independente?
Sim, todos os magistas que possuem entendimento acreditam que a feitiçaria independe de religião específica, que é um patrimônio humano de crença e que a mesma será encontrada no ocidente bem como é encontrada nas crenças do oriente. A feitiçaria pode ser encontrada em culturas antigas ou modernas e até em segmentos religiosos mais conservadores tal como o próprio Catolicismo, em sua base popular, levando o nome de simpatias.

Por qual o motivo existe a confusão de feitiçaria com bruxaria?
Devido à influência cristã na sua dualidade em separar as feitiçarias "brancas" chamadas de simpatias e feitiçarias "negras" (malefício) de bruxariaS. Podemos através da morfologia (o estudo da estrutura das formas das palavras) distinguir para quem acredita em um caminho espiritual chamará de Bruxaria bem como aquele que acredita/ tem influência cristã chamará de bruxariaS.

Por que ainda temos essa confusão de bruxariaS com Bruxaria?
Por conta da falta de entendimento nas traduções de língua inglesa para o português, pela falta de conceito, por se basear em papas da bruxaria que colocam suas visões particulares e que viraram uma cartilha que é seguida à risca e não interpretada como provavelmente o autor gostaria que o fosse.

Existem bruxos tradicionais que não são pagãos?
Não existem bruxos que não sejam pagãos, o fato de ter o complemento "tradicional" faz menção à visão de preservação do passado, uma visão mais conservadora. Um bruxo tradicional, por exemplo, não teria uma imagem de santo católico em seu altar tal como também não teria de um deus africano; pois para um BT a busca pela essência, pela fonte, sem misturas, sem sincretismos é algo comum em suas práticas. 


Por que existem autores que continuam juntar os conceitos de bruxaria com feitiçaria?
Provavelmente por inúmeras questões, pela diferença linguística nas traduções, por alguns focarem mais no pragmatismo e menos nas questões conceituais de crença, por seus estudos não chegarem a este ponto de profundidade e reflexão ou simplesmente por escreverem livros e não terem o objetivo de reverem suas obras, seja por custo ou por falecimento.


Existem Bruxos Tradicionais Luciferianos?
Devemos entender os mecanismos de crenças e não propriamente o nome, se o culto for dedicado ao deus que acompanha a carruagem de Apolo sem qualquer sincretismo com a mitologia cristã é possível este entendimento, entretanto quando esta prática se volta aos princípios de base anti-cristã, o luciferianismo aplicado é uma vertente do próprio Satanismo que em nada corresponde às crenças pagãs e de Bruxaria.

Como faço para estudar Bruxaria Tradicional sem mesclas e influências cristãs/ satânicas?
Simples, envie um email para: bruxaria-cbt-subscribe@yahoogrupos.com.br  e reenvie o email de confirmação.

Atenciosamente,


3 comentários:

  1. Muito esclarecer e de fácil entendimento a repotagem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá sou do Blog Metamorfose Ambulante e adorei seu espaço aqui, realmente muito bom, parabéns!

    Yv.

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vinda a nossa casa, e caso queira, pode levar o conhecimento dos artigos aqui postados. Desejamos que o CBT se torne a casa de muitos fraternos!

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.