quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Questionamentos Tortuosos sobre a Bruxaria Tradicional

Estes ensaios são frutos da Semana de Estudos na Bruxaria Tradicional organizada pelo CBT, entretanto teremos o evento físico na Roda de Bruxaria Tradicional em Santo Andre/ SP. Veja o convite nesse link:



__________________________________________________________________

Vamos responder a mais questões (***)

 

Não consigo ver essa relação de Feitiçaria + movimentos góticos +Diabo + Magia Cerimonial + Vampirismo + outra coisa = Bruxaria Tradicional. Essa é a minha concepção.

*** Também não vemos nenhum sentido nesse ecletismo, baseados em movimentos filosóficos modernos, em tentar fugir do conceito pagão para o cristão e até mesmo anticristão, temos visto até afirmações que Lúcifer foi uma apropriação indevida da Igreja Católica, o que dá a entender que os bruxos já cultuavam o Diabo como salvador! Então para nós que seguimos uma linha onde bruxaria é bruxaria e tradicionalismo não significa um movimento filosófico nascido no Vaticano, nos causa estranheza e total falta de clareza, muito embora respeitamos as crenças individuais alheias, contudo devemos lembrar que essa abordagem do termo Bruxaria Tradicional para alguns grupos seja mais um erro de tradução e significado, se colocarmos no lugar de bruxaria a palavra feitiçaria, caberia perfeitamente.

Um exemplo fácil para quem é leigo, imaginem uma seita que se diz Católica Tradicional e conceitua não pertencer à linha cristã ou não acreditar em cristo! É o mesmo fenômeno que temos visto quanto ao entendimento de uma Bruxaria Tradicional que não é Bruxaria, pois não é pagã e segundo alguns seguidores é algo totalmente diferente, então qual o motivo de ser Bruxaria, senão um erro de tradução ou uma apropriação por status? Seja qual for o motivo, nós do Conselho de Bruxaria Tradicional no Brasil não reconhecemos essas práticas como bruxaria e sim como feitiçaria de base esotérica (Perenismo) e algumas ordens perfeitamente conectadas ao Satanismo na vertente Luciferanista, e isto fica claro quando observadas nos relatos de seus participantes.

Tenho para mim uma visão sobre o Mundo que envolve a Magia e defini-o assim:

*Bruxaria Tradicional (Paganismo em suas Raízes).

* "Bruxaria" Sincrética (mistura elementos de várias culturas, crenças, incluem movimentos góticos, magia cerimonial e satanismo e outras coisas que agente nem imagina...).

*** Aqui eu não conceituaria como bruxaria a não ser que tenha ligação com o paganismo, caso não seria simplesmente feitiçaria.

*Bruxaria Wicca (com várias vertentes).

Paganismo é muito mais antigo do que o Cristianismo e suas vertentes que foram adaptando os cultos ancestrais e plagiando como algo novo e original e de original não tem nada.

A Páscoa Cristã não tem data certa, pois ela acontece mais precisamente no primeiro domingo após a lua cheia depois do Equinócio de Outono (H.S.). A partir da Páscoa é marcado o Carnaval 47 dias anterior a ela e Corpus Christi 60 dias posterior. Para quem achar interessante, pode pegar qualquer calendário de qualquer ano e verá. Natal nem preciso comentar a "mera" semelhança.

*** Isto se deve a influência pagã dentro do Catolicismo.

O Catolicismo seguiu pelas mesmas estratégias do Imperio Romano, portanto utilizando a simbologia e crenças locais, construindo igrejas em locais sagrados, rotulando as festas para os moldes cristãos, entre outras práticas.

Digo aos meus mais chegados amigos e familiares que há diferenças entre o Bruxo de Raiz e O Bruxo Esotérico. Realmente quem continua com aquela imagem pintada por séculos da distorção do que realmente significa ser um Pagão fica confuso com aquela velha questão de associação maléfica que acabam me questionando: Afinal, Bruxos têm relações com demônios? Eu vi isso no filme "tal" em "tal série" que vocês fazem pacto com diabo, amaldiçoam pessoas e locais, mas olho para você e não vejo nada disso. Todo sentimental com esse lance de pegar animais nas ruas, respeito pela natureza, só come vegetais (se referindo a minha dieta ovolactovegetariana), todo zen, não bebe, não fuma... Você é Bruxo mesmo? Isso foi um amigo meu. Tive que rir muito...

*** Acredito que existem pessoas interessantes, outras deselegantes, algumas conscientes outras perdidas, isto em qualquer religião, em qualquer local. Porém todos sabem que a indústria do entretenimento tem reforçado essa ligação da Bruxaria como se fosse bruxariaS (feitiçaria maléfica)  trazendo a idéia da bruxa malvada da Branca de Neve, ou dos relatos do Santo Ofício, também conhecido como Santa Inquisição, do medo do desconhecido, da falta de clareza em entender que feitiçaria são artes mágicas e Bruxaria é uma linha de crença, da necessidade que alguns necessitam de serem temidos ou ovacionados e claro um interesse comercial que irá distorcer tudo para se obter boas vendas de livros, de filmes, de associações em misteriosas ordens iniciáticas, entre tantas coisas pequenas e limitadas que não proverão nenhum acréscimo a magistas que desejam um caminho claro e valoroso.

Engraçado como não olham para o vasto cenário religioso tão banalizado por fartos escândalos. Como se os líderes de outras crenças fossem os arautos de Deus e possuíssem a infalibilidade, fossem uns exemplos de vida a serem seguidos por inúmeras "qualidades".

*** Um grande erro de nossa sociedade é confundirem líderes com avatares, esta é uma grande ilusão da humanidade, liderança esta muito mais próxima da questão da pro-atividade em comparação a consciência, podemos reparar na quantidade de líderes caindo em desfiladeiros e levando consigo todos os aprendizes que o seguem sem questionar, alguns se tornam tão cegos que perdem até a capacidade de questionamento. Seria muito mais fácil se as pessoas no geral tivessem um olhar mais crítico e não se baseassem apenas nas aparências, na pomposidade, no tal livro antigo ou no autor que é estrangeiro.

Este entendimento não é somente para falarmos do ocultismo, mas diante da grande parte do que fazemos em nossos dias, em nosso cotidiano!

Bem, essa má interpretação, infelizmente continuam a ser divulgadas por vários meios de comunicação. Sempre que posso aponto a diferença.

Comparo-me a uma semente que foi trazida "ao acaso" pelos ventos da Aurora e caiu no solo da CBT. Acolhida por este solo extremamente prolífero a semente brotou. Fixando suas raízes emergindo em direção à luz da sabedoria que impulsiona seu curso natural vivificada pelas águas da Fé Ancestral. Pois a Vida busca crescimento sempre...

*** A proposta do CBT é transparente, não estamos focados em evangelizar pessoas, cada um é livre para fazer o que deseja, de beijar a bunda do bode preto, de secar sapo e jogar no rio, de se auto iniciar, de ficar copiando receitinha de feitiço, entre outras ações que não cabem a uma instituição focada em eventos e projetos pagãos. Sabemos de nossa responsabilidade como um caminho muito coerente e que tem inspirado muitas pessoas e pretendemos fazer o nosso trabalho apenas.

Como comentei antes, tive uma ótima vivencia com Os Deuses Grego/ Romanos. Vivência que me proporcionaram muita ajuda, amparo, iluminação e se isso não tivesse acontecido, hoje, estaria numa situação bem delicada mesmo. Depois que li meu Livro/Diário relembrei que também tive duas experiências com o Deus Celta Cernunnos. Foi magnífico.

Tenho um apreço pelos Deuses Celtas e sinto mais essa ligação fisicamente no meu Altar, nas leituras que faço e no meu estilo de Vida mais rústico de ser.

*** Só para enfatizar:  a Bruxaria Tradicional não é apenas celta, ela é dada aos povos antigos europeus, por vezes em nossos textos colocamos um panteão específico e as pessoas confundem um segmento com o todo.

Sou extremamente ligado a Natureza, principalmente ao Verde, as Árvores e Cachoeiras. Adoro os Ventos sejam brisas os temperamentos mais fortes vindos acompanhados nas tempestades tropicais. As Luzes das velas me encantam e os incensos me acalmam sob o Céu Estrelado ao som de música Celta.

Acredito na importância de descobrir a minha ancestralidade. Essa sua colocação aqui foi primordial: "... a melhor maneira é partir da sua ancestralidade; OK somos um país de mestiços, mas olhe para dentro de si e veja qual caminho bate mais forte e o escolha. Geralmente estamos mais preocupados com ritualísticas e objetos quando deveríamos nos observar mais e entender se esta ou aquela senda esta mais próxima da sua verdade pessoal..."

Estou aberto a ajudas. Sei que isso pode não ser tão simples assim e muito menos acontece de uma hora para outra. Terei paciência e levarei o tempo que for preciso para escolher Meu Caminho contando com o suporte de vocês, quem eu confio.

*** Agradecemos pela oportunidade de colocarmos os nossos pensamentos ligados a Bruxaria Tradicional e deixamos aberto esse canal para esclarecer bruxos que desejam seguir por um caminho tradicional.

Abraços Fraternos,

Ricardo DRaco

Conselheiro do CBT

Um comentário:

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.