Estudante de arqueologia encontra cabeça de deus romano com 1800 anos
Um estudante de arqueologia descobriu uma cabeça de pedra com cerca de 1800 anos. A peça poderá ter pertencido a uma estátua de um deus romano, venerada no nordeste de Inglaterra. Veja o vídeo.
Um estudante de arqueologia encontrou uma cabeça de pedra, com 20 centímetros de altura, alegadamente pertencente a uma estátua de um deus romano, venerado no século II ou III dC como fonte de inspiração para a guerra.
Alex Kirton, com apenas 19 anos e estudante de arqueologia do primeiro ano, encontrou a cabeça enquanto analisava o que seria, em tempos, um depósito de lixo ancestral. "Como estudante de arqueologia isto é uma das melhores e mais excitantes coisas que poderiam ter acontecido".
Um professor de arqueologia na Universidade de Durham, David Petts, comentou o achado: "Nós encontramos a cabeça Binchester perto do local onde um altar romano foi encontrado, há cerca de dois anos. Pensamos que possa estar associado a um pequeno santuário dentro de uma casa de banho, destruída, provavelmente, no século IV, DC."
Porém, no ano de 1862, uma cabeça semelhante a esta havia sido encontrada em Newcastle, Inglaterra. O artefacto vinha com uma inscrição identificando-o como Antenociticus, um deus de origem celta, adoptado por alguns britânicos e romanos.
Veja o vídeo
Cordialmente,