Resolvi escrever este artigo devido a tantas dúvidas que surgem no meio pagão, quando mencionamos Bruxaria e Tradicionalismo separadamente existe compreensão dos conceitos, porém juntas algo acontece e até pessoas com mais tempo de paganismo se perdem e fazem a pergunta "O que é Bruxaria Tradicional?" o ponto de partida esta no que consiste a Bruxaria, se analisarmos não apenas o nome ou simplesmente um movimento filosófico, se entendermos que Bruxaria é algo além de uma linha de crença do paganismo, se entendermos que é algo além de um contexto de magia natural, se tivermos essa base de análise, podemos buscar sua origem ou parte dela agregada a uma região, a um povo e conseqüentemente o seu legado de crenças, de cultura, folclore e com certeza descobriremos um agregado rico de história e costumes que chamamos de tradicionalidade.
Na minha opinião Bruxaria e Tradicionalidade são algo uno, um sem o outro enfraquece a filosofia que é baseada no culto no culto politeísta e ancestral, enfraquece nossa própria essência, nossa raiz, enfraquece na medida que uma arvore não é nada somente feita de galhos e folhas, é preciso de um agregado para ser completo, é preciso saber quem se é "Conheça a Ti mesmo" e como seguir por um caminho se nem sabemos quem somos, quais são nossas raízes ancestrais, se não temos o discernimento e o desenvolvimento do ser e assim entender sua filosofia interior como querer traçar uma relação de exteriorização com alguma religião?
Bruxaria Tradicional por alguns bruxos que seguem este caminho somente o termo Bruxaria já estaria implícito a sua tradicionalidade, outros acham necessário reforçar com Tradicional por exaltar o contexto de busca e preservação das antigas crenças, isto ficaria ainda mais fácil se dissermos que Bruxaria são os cultos pré-cristãos europeus e que a tradicionalidade vai de encontro à religiosidade que chamamos de antigas crenças.
A segunda pergunta que me fazem é se mantemos o culto da mesma maneira que era feita nos primórdios, a minha resposta é que muita coisa pode ser feita, muito dos conceitos podemos aplicar nos dias de hoje, outros foram adaptados e desenvolvidos de maneira coesa conforme o passar das épocas, do mesmo jeito que muitos clãs se fecharam a terceiros e desenvolveram técnicas de camuflagem de seus cultos que qualquer um que não fosse do culto poderia suspeitar, hoje a Bruxaria não possui e francamente não acredito, pelo menos não tenho relatos, de tais coisas como uma ritualística de mulheres comendo sapos, ou homens matando a caça no dente, ou de bruxas comendo criancinhas ou mesmo daquela bruxa velha com uma verruga no nariz e vestida de preto tal como Hollywood inventou, tal qual alguns filmes como Brumas de Avalon demonstram, estas fantasias imaginárias que habitam as mentes dos menos informados estão tão longe da verdade que muitos tradicionalistas deixaram de responder e ainda com um senso de humor exaltado acrescentam outras satisfazendo os curiosos, na minha humilde opinião acho esse procedimento errado, acredito que as pessoas devam ser esclarecidas porém confesso que seja tarefa para homens tolerantes!
Tenho visto algumas definições como sendo Bruxaria o Xamanismo Europeu e de uma maneira geral tenho gostado desta definição, porém acrescentando as distinções regionais assim como algumas diferenças de culto, mas embora apoiando alguns pensadores que tentam traçar um paralelo e assim clarear a mente da comunidade pagã brasileira, acredito ser muito difícil obter uma aceitação total desta como de qualquer outra definição devido à diversidade de linhas mágicas, filosóficas e sociais tanto para esse segmento como para outros.
Nós tradicionalistas não temos o objetivo de arrebanhar pessoas para a nossa crença, e sendo assim a maior preocupação esta diretamente ligada a busca pessoal, a honrar deuses e ancestrais, a respeitar e preservar a sua riqueza cultural/filosófica, conseguindo assim o seu equilíbrio mental, espiritual e material, e deste modo, de bem consigo e com o que acredita poder ajudar o próximo a encontrar a sua estrada, seja pela cura física ou não, seja por sua ção a comunidade.
Ricardo DRaco