terça-feira, 17 de agosto de 2010

Conceitos - Bruxaria Tradicional

Introdução Bruxaria Tradicional são os cultos pré-cristãos na Europa, uma tradição espiritualista marginalizada pelas constantes difamações e cujo rótulo transformado em procedimentos maléficos;

A Bruxaria Tradicional é ancestral e transmitida por gerações, com sua raiz intocada, seus praticantes são guardiões desses conhecimentos, e o são, por estarem de acordo e em afinidade com os fundamentos que formam a tradição.

É preciso conceituar o que são Tradições Familiares de Base Pagã, conhecidas como Bruxaria Familiar do conceito Bruxaria Tradicional, a segunda além de ter em seu seio bruxos familiares, também engloba membros indicados.

De certo a base da Bruxaria Tradicional é a Bruxaria Familiar, porém ela se torna mais ampla na medida em que se torna um apanhado macro regional ao invés de um povoado apenas, iremos citar Bruxaria Familiar de uma cidade, num determinado concelho/ bairro, porém quando se fala de Bruxaria Tradicional será dado a um aglomerado de cidades de mesma região, um exemplo é o Noroeste Ibérico, conquistando assim um maior número de pessoas, com uma formação hierarquizada, com uma estruturação no estudo e um apanhado cultural mais abrangente.

As práticas designadas como Cultos Pré-Cristãos se referem às práticas espiritualistas pagãs, com base em Magia Natural, temos que entender que a Bruxaria Familiar é baseada nos antigos povos europeus (de 450 a.C. - I a.C) - Cultura La Tène e a criação dos círculos de Bruxaria Tradicional começaram a surgir genericamente no Século XVIII com a abertura do mundo Feudal (4 D.C) para o Iluminismo.

Essa necessidade de criação foi baseada numa estrutura mais ampla, que pudesse resguardar os valores ancestrais e místicos, como também ter por base proteger a cultura, a comunidade espiritualista e gerou base política para movimentos separatistas.

Da década de 60 surgiram muitos movimentos neo-pagãos que se inspiraram na visão campesina, não somente dos povos antigos, mas dos ideais regionais, criando também muitas discussões e divisões, ampliando o leque de ordens.

Uma delas foi a “Bruxaria Tradicional Tardia” (Década de 60) de base polêmica, seja por contato entre os antigos grupos de tradicionalistas campesinos, seja por inspiração nesses movimentos, acrescentando também outros conceitos como maçonaria, satanismo como repúdio ao Catolicismo e inclusão da Magia Cerimonial.

Assim teremos alguns autores como Andrew Chumbley que escreveu em seu ensaio What is the Traditional Craft? Teremos também Robert Cochrane com diversos textos, e assim, poderemos perceber uma clara influência de magia cerimonial, de satanismo e estrutura inspirada na reconstrução de valores camponeses mesclados a sociedade urbana da época.

Já a visão mais conservadora da Bruxaria Tradicional na busca por padronizar seus festejos e ritos em algo extremamente heterogêneo, criou também dificuldades de entendimento entre lideranças tradicionalistas, ficando obvio as divisões entre grupos mais liberais e grupos mais radicais, sendo que muitos não se reconheciam mais pelas práticas e sim pelo conhecimento fundamentado que logo fechou para o mundo suas portas, restando as religiões neo-pagãs o encargo de mostrarem simploriamente e com muitas falhas de compreensão o que seriam estas crenças tradicionais.

Nos dias atuais, o culto mais tradicionalista da Bruxaria sai aos poucos do seu isolamento, rompendo com os movimentos neo-pagãos, mostrando não apenas uma religiosidade atrativa com base em conceitos ancestrais e que fazem o indivíduo se preocupar com sua essência e como esta essência irá se transformar dentro deste caminho, ao invés de preocupações plásticas com vestimentas e amuletos, é preciso entender que a Bruxaria Tradicional não esta sendo codificada para os novos tempos, e sim os verdadeiros peregrinos é que estão em busca de algo que não encontraram em outras religiões, mergulhando assim em outra cultura, em outra forma de pensar, com outros valores e fatores que o retiram de uma sociedade engessada em valores castradores e limitados aos caminhos do ter.


Dentro dos círculos tradicionais busca-se harmonizar com a sabedoria ancestral viva em sua regionalidade cultural e folclórica, com a magia da floresta, com a irmandade de Clã, seja você um bruxo de sangue (Bruxaria Familiar) ou não, o importante é respeitar os preceitos deste caminho, ter perseverança e grande poder pessoal com atitudes de poder, onde uma transmutação é exigida e o silêncio fala muito alto.

Conceitos fora da Bruxaria Tradicional Raiz

- Uso de panteões não Europeus – Ex.: Africano, Indiano, etc...
- Práticas cerimoniais de valor teatral e complexas
- Símbolos geométricos/ matemáticos – Ex.: Quadrado, Estrela de Salomão, etc...
- Elementos/ Conceitos de outras culturas – Ex.: Chakras
- Ativismos – Ex.: Ecológico, Feminista, Homossexuais
- Divisão dualista do mundo – Ex.: Deus/ Deusa – Bem/ Mal
- Culto aberto e em área urbana
- Vinculo com movimento gótico
- Uso de um símbolo que identifique a religiosidade – Ex.: Pentagrama
- Uma instituição centralizadora
- Culto homogêneo ou livro sagrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.