segunda-feira, 11 de abril de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - Qual é a Sabedoria do Povo?

 "tudo quanto o povo faz, pensa e sente.
    É a cultura do povo, cultura de folk, variável em suas manifestações conforme a herança de conhecimentos transmitida pelas gerações anteriores.
    É o comportamento, a atitude do homem diante de um fato, de uma pessoa, de um animal.
    Esse comportamento resulta de um conjunto de crenças e práticas que se ligam às atividades, às técnicas, às normas sociais."

A defesa da identidade

Em conseqüência da marginalização e destruição a que foram submetidos, os povos indígenas enfrentam problemas específicos e demandam direitos especiais entre os quais se destacam o direito à terra, à autonomia e a uma identidade cultural diferenciada. O fundamental desses direitos especiais é seu caráter coletivo, já que até agora os povos indígenas, quando foram protegidos no marco da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, o foram apenas como indivíduos e não enquanto povos.

 
Além de usurpar-lhes a base natural dessa identidade: o território, seus recursos naturais e lugares sagrados, as classes dominantes e etnocêntricas buscaram sempre marginalizar os povos indígenas e descaracterizá-los enquanto coletividade culturalmente diferente. Isso tudo, em nome de uma pretensa cultura e identidade única e homogênea. Na verdade, a vontade das classes hegemônicas foi sempre a de que os índios deixem de ser índios, que renunciem à sua identidade étnica e cultural. O índio só interessa como peça de museu, como folclore.

No entanto, os povos e comunidades indígenas têm resistido a todas as agressões, perseguições e tentativas de extinção física e sócio-cultural a que foram submetidos até hoje. E muito além de uma atitude meramente defensiva, a afirmação da identidade tem implicado para eles em uma revitalização étnica, inclusive em termos de crescimento populacional e de reconquista territorial, num processo de auto-identificação perante a sociedade envolvente.

Essa revitalização conduz inevitavelmente a uma ruptura com as raízes coloniais e neocoloniais do Estado Nacional brasileiro com os povos indígenas, como manda a própria Constituição Federal e estabelecem alguns instrumentos internacionais (Convênios, Pactos, Declarações), que tratam sobre os direitos indígenas.

À sociedade envolvente cabe reconhecer os povos indígenas não apenas como remanescentes de um "passado glorioso" e sim como povos distintos com direito a ter uma identidade étnica e cultural própria.

2 comentários:

  1. É lamentável que tenhamos chegado ao ponto de precisar de meios legais para se garantir os direitos de identidade, raça e cultura destes povos, mas em nome da preservação de suas tradições, já tão violadas, vejo que é mais que necessário.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente! A população indígena hoje, em sua maioria, está totalmente descaracterizada ou conserva muito pouco das suas raízes.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.