segunda-feira, 30 de maio de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - Einbildungskraft

Palavra alemã que significa formação, educação, cultura – pode ser considerada o duplo germânico da palavra Kultur, de origem latina. Pode ser comparada, como ideal de formação cultural, à Paideia grega.

Bildung
remete a vários outros registros, em virtude, antes de tudo, de seu riquíssimo campo semântico: por exemplo, a palavra imaginação corresponde a Einbildungskraft, literalmente, o poder de criar formas.


Pode-se utilizar Bildung para referir-se ao grau de formação de um indivíduo, um povo, uma língua, uma arte: e é a partir do horizonte da arte que se determina, no mais das vezes, Bildung. Sobretudo, a palavra alemã tem uma forte conotação pedagógica e designa a formação como processo.

Por exemplo, Os anos de juventude de Wilhelm Meister, no romance de Göethe, são seus Lehrjahre, seus anos de aprendizado, em que ele aprende somente uma coisa, sem dúvida decisiva: aprende a formar-se – sich bilden.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.