sexta-feira, 15 de julho de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - Paganismo e Tradicionalidade

Como já descrevemos no site oficial de Bruxaria Tradicional no Brasil quais são nossas fontes de estudo e crença, nosso objetivo, como também já descrevemos que não temos nenhuma ligação com movimentos dissidentes da Wicca (década de 70), deixaremos ainda mais transparente as relações do Paganismo com a Bruxaria e com as Tradições da Terra.

Para nós o termo tradição tem o mesmo significado para qualquer pessoa, independente de crença, que entenda o mínimo da língua portuguesa, portanto o nosso foco aqui são as tradições da terra, e as tradições da terra podem ser entendidas pelo termo em latim (pagus), ou seja, campo, palavra esta que deriva o termo paganismo.

Fica claro que o nosso foco são as crenças campesinas européias, pré-cristãs e que se tornaram uma inspiração para os cultos neo-pagãos, como por exemplo, a Wicca e demais vertentes e dissidências. Sendo assim, o que foi criado a partir do final da década de 50 não é foco de nossos estudos, com isso afirmamos que a nossa visão de crença é específica e regionalizada.

Temos visto o uso do termo Bruxaria Tradicional para outras vertentes que nasceram na era moderna, o que acreditamos ser interessante ressaltar qual a origem, a ordem ou mesmo o fundador, para que não se misturem as visões ou que existam embates filosóficos, aos que são Wiccanos Tradicionais que utilizem o nome Garderneriano por exemplo, se seguem à linha de Robert Cochrane, que falem em nome de Tubal Caim, entretanto para se falar em nome destas ordens, pelo menos seja iniciado nas mesmas e tenha o aval destas instituições para falar em nome delas, pois o que temos visto é citar o título e expressar uma crença destoante da fonte.

A Bruxaria Tradicional de ONTEM a de HOJE e do FUTURO vão seguir, para nós, com as mesmas premissas e fundamentos, pois a crença e a preservação destes costumes são passados de geração a geração, isto reforça o termo tradicional, o conhecimento é preservado, pois sabemos distinguir o individuo contemporâneo do conhecimento ancestral.

Esta visão aqui demonstrada vai de encontro ao termo tradicional, vamos citar um exemplo que fique fácil à compreensão, o que é o protestantismo senão uma reforma e uma visão "modernista" sobre o catolicismo? Eis a diferença, a igreja protestante X não é a igreja católica, alias combate severamente à doutrina católica, o mesmo tem ocorrido com relação ao que colocamos, entretanto querem usar o mesmo nome e ai que as coisas se desencontram, nós não temos a mesma fé, não temos a mesma origem, não temos o mesmo idealismo, com isso declaramos que não estamos ligados aos movimentos ecléticos, globalizados, sem ligação propriamente com as tradições da terra ou com o paganismo.

Esta visão generalista, globalizada, feminista e modernista, esta muito mais ligada a Wicca do que ao tradicionalismo na Bruxaria tal como praticamos. O que temos observado é uma visão que se coloca até mesmo como um movimento a parte do neo-paganismo e esta visão foi muito representativa na década de 80 chamada de movimento místico ou esotérico e que também em nada se aproxima com as nossas crenças e tradições!

Afirmamos que respeitamos outras religiões, sendas, movimento, lifestyle, o que colocamos é que não somos uma releitura "Cochraniana" e não temos ligação alguma com esta visão, portanto que cada um fale de sua linha e que tenha propriedade para falar da mesma, no caso de Robert Cochrane que pelo menos seja iniciado nesta ordem, caso contrário será tido com mais um dos diversos palpiteiros que temos visto por ai.

Acreditamos que nossas crenças estão bem representadas em nossos artigos muito embora uma minoria mal esclarecida insista em criticas sem fundamento e ofensas sem propósito a pessoas e a instituições, pois até então o que fazemos é algo de iniciativa privativa e fechada a membros. Nossas ações são focadas para praticantes e simpatizantes e não para outros segmentos religiosos ou qualquer outra definição que queiram dar ao que fazem.


Cordialmente,

Conselho de Bruxaria Tradicional

6 comentários:

  1. Sabe que as vezes penso que quanto mais críticas temos, é porque melhor estamos?!
    Pois se a BT não tivesse esse reconhecimento quem tem hoje, fruto de um trabalho sério, não existiria essas picuinhas sem fundamento.

    ResponderExcluir
  2. A linha do CBT é muito clara e coesa!!! as críticas são oriundas de pessoas que não tem compromisso sequer com a pesquisa histórica, são pessoas que não constroem nada e só fazem criticar aquilo que não conhecem. É lamentável!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que dentro do que é Bruxaria e dentro do que são tradições estamos perfeitamente colocados conceitualmente. Nenhum bruxo teria algo contra ao que fazemos e seguimos, o problema esta quando se insere o termo tradicional, até onde sabemos não existe religião ou filosofia ou qualquer coisa que tenha direito/ patente sobre o termo bruxaria tradicional, nem mesmo na língua inglesa. Para quem critica o período moderno e ainda defende o modernismo ou quem defende o ecletismo mesmo assim dizendo tradicional, bom... a mim me parece muito antagônico, mas como eu tenho dito, cada um na sua linha, o importante é deixarmos claro a origem de nosso conhecimento e a visão que ele traz, somente isso.

    Grato pelos comentários!

    ResponderExcluir
  4. picuinha e gente do contra sempre vai existir, devido ao excesso de ignorância ainda no mundo... mas se cada um fazer sua parte, o conhecimento irá florescer mais e mais...

    ResponderExcluir
  5. É deprimente ver tanta desinformação e miscelânia filosófica/religiosa. Cansativo tb! Esse pessoal tem uma dificuldade incrível em interpretar textos, creio q é devido a falta de leitura, quem pouco lê, pouco entende!

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal, bacana os envestimentos e trabalho...
    (tenho apenas uma ressalva. É sobre a foto de Gerald. A Alta Sacerdotisa ao seu lado é Monique Wilson, Lady Olwen).

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.