terça-feira, 25 de março de 2014

O Conselho de BT e a Bruxaria Tradicional

SALUDOS!!! A Todos,

Não é de hoje que vemos todo tipo de escritos, alguns até distorcidos baseado na crença pessoal de alguém que aprendeu lendo artigos na internet sobre Bruxaria, mas de uns tempos para cá, o termo Bruxaria Tradicional tem ficado em evidência, seja por promover algum status a mais, seja para divulgar uma visão confusa de espiritualidade rotulada de Bruxaria.

No entanto devemos deixar claro que o nosso objetivo esta coligado diretamente com nossos associados, não estamos interessados em convencer pessoas ou grupos de nossas crenças, bem como queremos pessoas que acrescentem, que somem e portanto pessoas que vão além de escreverem blogs com pseudônimos.

Hoje seguramente somos respeitados não por estarmos em comunidades virtuais, mas por fazermos um trabalho sério de estudos, construindo uma estrutura para pessoas terem uma religiosidade concreta, firmada em um caminho de preservação, não apenas de religiosidade, mas de meio ambiente também.

O nosso segmento religioso não esta restrito ao Conselho de Bruxaria Tradicional e muito menos ao seu fundador, ele esta aberto a outras escolas, outros grupos em países como Portugal, Argentina, México, Inglaterra entre outros que comungam dos mesmos ideais ligados ao Paganismo Tradicionalista e a sua visão de raiz na Bruxaria.


Portanto, daremos a nossa visão sobre esta questão, através deste artigo que chegou a nós.

O qual iremos ponderar com ***

A IMPORTÂNCIA DA BRUXARIA

Não queremos reviver a bruxaria, uma vez que ela nunca morreu pra nós, mas sim continuou seu legado através de nossa linhagem sanguínea e espiritual. Não temos porque erguer a bandeira do paganismo, uma vez que vivemos na era cristã e não defendemos uma era, mas sim fazemos um egresso, seja na era que for.

A bruxaria não é pagã ou cristã, ela simplesmente é! 

*** O Paganismo é um fundamento que dá base a diversas religiões que possuem uma estrutura nativa, ancestral (sanguínea/ espiritual). Uma afirmação de exclusão de Bruxaria não ligada ao Paganismo, seria uma distorção tal como sugerir uma quebra de ligação entre o Catolicismo e o Cristianismo (?).
Sendo assim, toda Bruxaria (dentro de uma visão tradicionalista) é pagã, a não ser que ela esteja vinculada a visão/ simbologia cristã, e portanto uma prática maligna feiticeira e adoradora do Diabo. (Que é claro que não há nenhuma aceitação perante nós tradicionalistas.)



Ela não se veste de bandeiras nem religiões, quem a veste dessa forma são as pessoas que querem ser bruxas sem o ser de fato. 

*** Para nós que seguimos uma visão tradicionalista, entendemos que Bruxaria é uma religião tendo como base sua origem etimológica, ou seja, conexão e prestação de culto a divindades. De certo não seguimos bandeiras ligadas a movimentos políticos ou qualquer outra manifestação que fuja do âmbito espiritualista.


Reavivar um caminho espiritual mágico fundamentando-o numa defesa onde os argumentos são mais parecidos como se fossem um povo que nunca morreu, é balela, pois a bruxaria passou por modificações, transformações em sua longa vida, e todo mundo morre um dia, deixando descendentes que transmitiram a semente às novas gerações, assim como tudo na natureza é mutável, assim como são em todos os anos, as estações, e as estações reencarnam como nós também reencarnamos e nos dirigimos aos nossos iguais. 

*** De certo que o mundo gira, que existe todo um processo de mutações sociais, muito embora exista uma simbologia que demonstra muito bem este processo, que é a simbologia da árvore, ao qual se pode mudar suas flores, folhas e até alguns galhos, mas a raiz se mantém intacta e soberana e é bem assim que mantemos nossas tradições, nossa visão, nossos costumes, mitos, lendas e folclore, e este universo é preservado de geração a geração, antes podendo ser escrito em papel comum, hoje escrito nos editores de texto em computadores, mas o conhecimento esta além das ferramentas da escrita, ele mora na sabedoria dos que aqui estiveram e estarão nos que virão depois.


As estações não são pagãs nem cristãs, nem muçulmanas, nem judaicas, elas são fluxos da natureza, assim como nós, e estamos todos interligados, e tradicionalmente não precisamos ditar regras de controle, apenas podemos deixar a Arte Bruxa fluir como nossos antepassados fizeram. 
*** Mas aqui há de concordarmos, as estações do ano não são a Bruxaria, a floresta não é a Bruxaria, e sim, todos estamos conectados a este universo, cada um com sua vibração, fluindo, mas entendendo cada processo, cada grão de areia, cada chuvisco, e isto tudo não é apenas uma religião, um caminho, e sim o pleno entendimento espiritualista que vai muito além; a Bruxaria é apenas um caminho e seria insensatez pensar que tudo isso seria somente a Bruxaria, quem sabe uma visão mágica do mundo, mas mesmo assim existem centenas de crenças mágicas e isto é um fato comum!


Controle é o seguinte: "tudo que prende, não pode libertar". Quem vive na barra da saia de uma instituição é porque não cresceu o suficiente para andar sozinho e fazer suas escolhas próprias.
*** Então estar em uma instituição é controle? Todos nós nascemos em uma instituição chamada família, a mesma que foi ditada a cima sobre o termo "sangue". O Conselho de Bruxaria Tradicional, como instituição, une pessoas para ideais comuns, promove artigos, eventos, intercâmbios, e mesmo assim todos tem a liberdade de participarem ou não, de serem parte de algo, a rebeldia libertária não faz sentido algum dentro de uma sociedade democrática


A Arte Bruxa vive em nós e em tudo, não precisamos gesticular igual, vestir roupa igual e pensar igualmente, cada ser humano é um ser ímpar, com pensamentos próprios, gestos próprios e gostos próprios, e isso deve ser preservado em sua individualidade. 
*** Estar em coletividade não faz perder o contexto individual e muito menos de escolhas, e também concordamos que deva existir uma pluralidade de manifestações culturais e de pensamentos, desde que não restrinjam a religiosidade ao patamar particular de crença, gerando um individualismo mesquinho ao qual não agrega a nenhuma comunidade e por vezes, nem serve no contexto pessoal.

Nós não somos um povo que viveu numa única ilha do mundo, nós estamos em todos os lugares, e em nós, flui a tradição. 
*** Como humanidade estamos em diversos lugares no mundo e em cada lugar do mundo existe suas tradições, costumes e línguas, seria isto exclusivo de bruxos ou da Bruxaria?

Se você tem poder em sua voz bruxa, certamente conseguirá conjurar um espírito, um santo, um deus, uma deusa, um diabo, um encanto, etc, mas se não tiver, ficará anos e anos chamando e nunca terá uma resposta. 
*** A intuição para tocar o mundo espiritual independe de suas crenças, é possível encontrar sensitivos dentro do Protestantismo, bem como dentro de uma Ordem Iniciática Feiticeira, estas manifestações podem ser ações natas ou podem ser constituídas através de um trabalho de vivência e conhecimento.


É comum para a verdadeira bruxa, utilizar elementos de todas as religiões, espiritualidades, folclores do mundo inteiro que se alinham consigo, e filosofias que bem entender, pois a bruxa lida com tudo que bem entender, ela não é um movimento pagão, nem mesmo é pagã de fato, pois quem já foi verdadeiramente uma bruxa pagã já está morta há muito tempo e se encontra no rol de nossos ancestrais, e de certo que ela teve um filho ou filha como herdeiros, e até mesmo seus agregados que transcenderam a carne.
*** Um "verdadeiro bruxo" é aquele que segue com maestria o seu caminho dentro da Bruxaria, tal como um verdadeiro zelador de santo segue com firmeza o seu caminho dentro de sua crença afro. Chamamos aqueles que misturam de tudo com tudo de esotéricos ou feiticeiros generalistas. O Paganismo é um fundamento religioso e não uma "Era de um período da história", fato esse que de antes até hoje esta entre nós.
O entendimento de haver uma mudança de eixo dos fundamentos religiosos, demonstra estatisticamente a quantidade de religiosos nos dias de hoje. Antes o Paganismo era a visão regente na Era Antiga, portanto haviam, em tese, mais bruxos ou religiões étnicas, hoje o Cristianismo esta em alta e existem milhares de cristãos, tantos que em comparação estatística, pelo IBGE, temos junto de outros movimentos esotéricos e ocultistas apenas 0,02% de representação.



O legado deixado por ela, é a semente que se encontra hoje em nós, que vivemos na era cristã numa boa e sem conflito com isso, afinal, somos hereges e abarcamos o todo, não nos limitamos à uma única religião, culto, filosofia, entidade, deidade, demônio, instituição, cultura, povo, etc, enfim, não nos limitamos, somos indomados.
*** A Bruxaria (Tradicionalista) nunca foi anti-cristã, hoje existem movimentos neo-pagãos que são uma contra cultura cristã, e por isso mostram oposição em conceitos religiosos. Contudo devemos entender o que foram as religiões antigas, fazendo um trabalho sério e desvinculador das práticas posteriores e marginalizadas ligadas ao catolicismo. Este provavelmente seja o grande desafio de preservarmos esta religiosidade dentro do conceito tradicionalidade na Bruxaria.
"Somos indomados" sem comentários! rsrsrsrs



A visão de mundo dos antigos ocultistas (aqui entre nós, eles foram os fodões de sua época enquanto bruxos e magos), que ensinavam aquilo que é perene, é TRADICIONAL para nós, por isso, UNO. 
*** E o que seria ocultismo? Ocultismo é um agregado de obras espiritualistas ligadas ao mundo oculto, ao que não esta aberto, aquilo que necessita de certa profundidade para ser desvendado, sendo assim a Bruxaria é uma dessas expressões, contudo não é a única.
UNO? Para um mundo plural, heterogêneo, falar de unidade é quase um insulto para quem busca com propriedade conhecer suas raízes, os seres da natureza, a cultura de um povo, a mitologia, o politeísmo, os costumes e isto para nós, este agregado chamamos de tradição e não simplesmente um rótulo resumido, isto fica claro para quem conhece um pouco de nossas crenças.


Por isso somos bruxos tradicionais.
*** Pelo motivo que são ocultistas? Por ensinarem aquilo que era "perene"? No creo! Acreditar nessa tradicionalidade da Bruxaria é bem mais do que isso, é um trabalho que vai além das obras de grandes ocultistas, pois a Bruxaria não é apenas uma Arte Feiticeira, é um agregado religioso, é uma visão bem mais plural e deliciosa do que simplesmente ler o que outros escreveram, é vivenciar e ter este caminho como uma travessia de alma, as vezes é até poesia, as vezes pode parecer simplório para o simplista, mas com certeza é mais do que foi citado ou do que alguém poderia citar.


Podemos chegar para um Asatrú, um Wiccano, um Neo-Druída, um Thelemita, e dizer: sou bruxo tradicional, ou seja, sou bruxo a moda antiga, a filosofia que mais me agrada é a perene, sou herege, não fui feito de religião pois nunca precisei me religar a fonte da qual eu nunca estive desconectado, não fui feito pelas mãos de Gardner, nem por Tribann, nem por Crowley ou La Vey, o que carrego comigo, vem de família, e se cheguei de algum modo passar por essas artes modernas, eu já era bruxo quando cheguei nelas pra conhecê-las.

*** Se veio de família então é Bruxo Familiar é não Bruxo Tradicional, e claro que existe a necessidade de religação, senão para que homenagear as estações do ano, ritualizar, cultuar, para que tudo isso? Simples! Para se conectar.
Ser um bruxo a moda antiga? O que seria isso? Andar com o chapéu da vovó? Eis que as pessoas se perdem em uma visão tão triste de individualismo, ter um mestre não me parecesse tão desonroso, me parece gratificante.... sendo assim, cada um reflita sobre esta parte da maneira que entender.



Então: 

Se você recebeu uma cultura de um país, então você recebeu somente uma cultura de um país, isso não faz de você uma bruxa.
*** Concordamos com isso e com outras coisas, como ler sobre ocultismo também não lhe faz um bruxo, gostar de pedras e flores também não, e assim por diante.



Se você nasceu bruxa e reencontrou sua família, bom pra você, é o que queremos pra nossa gente, mas ninguém lhe obriga a se filiar em alguma instituição filantrópica de magia, da qual o pseudo-imperador vive de marketing no orkut, no youtube, no facebook, etc,

*** Se você "nasceu bruxa" isto aconteceu através de uma transmissão de conhecimento, caso contrário você nasceu sensitiva, ser intuitivo não implica em um conhecimento bruxo, alias nenhum conhecimento, pois para isto é necessário orientação.
Ninguém é obrigado a nada nesta vida, pertencer ou não uma instituição fica a critério pessoal, muita gente não o faz por ter problemas de relacionamento com pessoas, problemas em respeitar o próximo/ aos locais ou por limitações intelectuais.
E ao contrário do que é comum vermos no mercado, os conselheiros não vivem das atividades do Conselho, pois se é filantrópico, não existe lucro, conceito básico. Todos que são conselheiros fazem parte deste projeto por idealismo, muito contrário das pessoas que tanto nos criticam e que possuem interesses comerciais nesta questão. Será que estamos tirando o lucro destas pessoas? É de pensar por qual motivo estas pessoas são tão contra a um local que se prontifica apenas a divulgação gratuita de conhecimento e eventos!


 sempre de alguma forma se auto promovendo e ditando a moda dele usando o nome da bruxaria tradicional, só para lhe dar o diploma de bruxa, afinal, ou você nasceu bruxa ou não nasceu, e se nasceu, é bem comum e esperado que você se junte com seus iguais, isso marca seu caráter ou a falta dele. 

*** Ser bruxo é seguir o seu caminho em harmonia, e se você tem poder pessoal para criar projetos que beneficiem outros irmãos, que ótimo! O faça! Não existem diplomas que o façam um bruxo, existe conhecimento diferenciado ou esta em você esta busca ou não esta!
Esta clareza toda, observada de forma simples se destaca do pensamento confuso, egoico, rebelde e ofensivo, e isto somente quem segue um caminho com propriedade pode entender.

O resto do artigo não interessa, pois não agrega, mas com estas informações vocês podem entender a diferença do CBT diante de outras visões "bruxescas" virtuais.

O autor do texto? Mais um entre muitos blogueiros com nomes fictícios.

Venha conhecer o Conselho de Bruxaria Tradicional e descobrir nossas atividades! Estamos em obras para que todos possam conviver de forma mágica com a Natureza, venha participar de nossos eventos ritualísticos, bem como de nossos eventos lúdicos!