quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mestres X Aprendizes - Quanto custa despertar?


Quanto custa para despertar um Mendigo Espiritual?


Uma das grandes dúvidas que cercam o mundo aprendiz é a questão financeira e algumas dúvidas podem ocorrer nesse processo, ser de graça é referencia para trabalhos sérios? O grande problema que assola a Bruxaria esta na falsa ideia que temos sobre Religião, sobre Trabalho e até mesmo sobre Aprendizado.

Hoje falaremos de Josias, nome fictício, mas uma vivência bem real. Ele buscava entrar num “coven” onde pudesse ser ensinado e ter amigos, muitos amigos alias! Em meio a sua restrita situação financeira começou a faltar nos encontros, contudo seu bom mestre entendia essa questão e até em algumas vezes deixava Josias participar gratuitamente, embora houvessem custos.

Até então temos nesse cenário duas visões bem distintas, uma ressalta a caridade e a outra advinda de outros aprendizes que frequentavam, e pagavam, um desrespeito para com o local e para com eles, afinal de contas, eles tinham pago, conquistaram e por que beneficiar alguém que estava acomodado?

Como podem perceber, Josias não foi em frente, contrariando a visão de quem esta de fora, com aquela velha questão do “mestre comerciante”, quem sabe fora seus “amigos” que o desdenharam ao ponto dele não se sentir bem no local, como muito acontece em muitos outros locais em nossa sociedade.

Também poderíamos concluir outras observações, bem como: Será que Josias tinha real interesse em seguir por este caminho, visto que não tinha força de vontade para garantir suas idas?

Então depois de um tempo Josias encontrou um grupo de estudos que iam de acordo com suas condições financeiras, ou seja, um grupo gratuito, tal era a felicidade que moveu fundos para que a notícia fosse divulgada, o que foi bem aceita por alguns do seu antigo grupo, no começo foram abraços e vivas a irmandade, depois de um tempo perceberam que o local não tinha recursos, não tinha conhecimento e como é comum perceber depois de um tempo, era mais um entre tantos outros que copiavam superficialmente outros lugares, àqueles mesmos que foram rotulados como comerciais, misturando de tudo com Crenças Afro à Ocultismo Genérico.

E então percebemos que algumas pessoas estudam um pouco aqui e um pouco ali, abrem grupos para sustentar suas necessidades emocionais e viram pais e mães em lugar de professores e orientadores, e assim o que era para ser uma Ordem Iniciática passa a ser um refugio e muitas vezes a "casa da mãe Joana".

Josias, provavelmente ainda vá a eventos gratuitos, leia algo gratuitamente pelos diversos sites esotéricos, quem sabe o seu erro possa ter influenciado algumas manadas por ai, mas seria totalmente culpa de Josias? Acredito que não, cada um é responsável pelo que planta e seus frutos estão presentes nas conquistas de cada um.

Na visão do aprendiz, quem já não passou por diversas casas em busca da "Casa Perfeita" e se deu conta que estava na "Casa da Mãe Joana"? Decepção levaram a entender que na inocência buscamos algo ilusório e que devemos rever nossos valores e não exigir das instituições ou do outro apenas.


E eu pergunto aos mestres, quanto custa para despertar um mendigo espiritual? As vezes muito pouco, apenas um artigo.