sábado, 9 de abril de 2011

Antiguidade na Ibéria - Arte Tribal

Caverna de Altamira

Altamira é uma caverna situada a 30 km da cidade de Santander, na Cantábria -Espanha, na qual se conserva um dos conjuntos pictóricos mais importantes da Pré-História. Pertence aos chamados períodos Magdaleniano (entre 16.500 e 14.000 anos atrás) e Solutreano (18.500 anos atrás), dentro do Paleolítico Superior, e seu estilo artístico constitui a denominada "escola franco-cantábrica", caracterizada pelo realismo das figuras representadas. Por volta de 13 mil anos atrás, a queda de uma rocha bloqueou a entrada da caverna, impedindo a continuidade da ocupação humana e preservando o seu interior.

O Bisonte encolhido é uma das pinturas mais expressivas e admiradas de todo o conjunto.

Está pintado sobre um ressalto da abóbada no qual o artista soube encaixar a figura do bisonte, encolhendo-o, dobrando suas patas e forçando a posição da cabeça para baixo.

A grande fêmea de cervo, a maior de todas a figuras representadas, tem 2,25 m e manifesta uma grande perfeição técnica. Sob seu pescoço, aparece o desenho de um pequeno bisonte, em traço negro.

Cavalo ocre situado em um dos extremos da abóbada, foi considerado pelo pesquisador Henri Breuil como uma das figuras mais antigas do teto. Este tipo de pônei devia ser freqüente na região cantábrica pois também o vemos representado na caverna de Tito Bustillo, descoberta em 1968 na região de Ribadesella.

Cordialmente,
Conselho de Bruxaria Tradicional

4 comentários:

  1. Simplesmente lindo! E incrivelmente antigo!

    ResponderExcluir
  2. Fico imaginando a sensação de estar em uma caverna como essa... onde guarda tanta riqueza antiga e preservada apesar do tempo... fantástico.

    ResponderExcluir
  3. De tão perfeito parece uma pintura em tela, lindo!!!

    ResponderExcluir
  4. Já entrei numa caverna onde tinha uma imagem de santa que data do ano de 1500 e alguma coisa, não me recordo no momento, e fiquei fascinado, imagino que ficaria extremamente encantado se pudesse ver esses desenhos antigos em cavernas! Já estiveram numa caverna bem funda? Passa uma paz, uma traquilidade, e um conhecimento...

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.