quinta-feira, 28 de abril de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - Falando sobre a Deusa

Conhecemos muitas pessoas dentro do paganismo que cultuam a "Deusa", outro dia conversando com uma magista, a cada 10 palavras uma era "a Deusa", e fiquei pensando sobre o termo e qual seria o motivo para que falássemos sempre no sentido genérico da palavra, visto também que estas pessoas não seguiam a religião da Deusa, ou seja, a Wicca.

A resposta é simples, é que o significado de Deusa esta intimamente ligado a Mãe Natureza, esta visão vem do século XVIII no período do romantismo. A lógica seria algo como sendo uma representação da Natureza, portanto uma divindade e que esta divindade é mãe, pois nutre e estabelece o equilíbrio com todos os seres, sejam deste reino como da magia.

Também temos a visão da Mãe Natureza mesclada com a visão cristã, e portanto, o uso do termo Nossa Senhora.

O termo genérico de divindades não é algo raiz na Bruxaria Tradicional, por conta da forte ligação politeísta e a personalização dos deuses, é como citar o deus do mar e este deus não ter nome, não ter mito, e assim algo muito vago e superficial para o culto tradicionalista.

Para separarmos o tradicionalismo do extremismo, digo que tanto a palavra deusa ou senhora podem ser empregadas, porém é cabível uma referência do panteão de culto quando questionado, como também o entendimento mitológico.

Att.

Ricardo DRaco
CLAN - Círculo de Bruxaria Tradicional Ibero-Celta

2 comentários:

  1. Generalismos causam entendimentos falhos, por isso nada melhor do que ao se falar na deusa, chamá-la pelo nome, afinal, de qual deusa, qual delas esta sendo mencionada, nada melhor do que definir...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a gata! CHega de confusões, já que é pra falar da Deusa, chamemos ela pelos seus nomes ué, até porque, são tantos. rs

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.