quinta-feira, 7 de abril de 2011

O que é Bruxaria Tradicional (Folk, de Raiz, Campesina, Ancestral)

Uma breve descrição da natureza da bruxaria e suas práticas mágicas nas crenças nativas da Europa. O caminho da Bruxaria Tradicional é a chama acesa que vem do coração dita como vocação por muitos, a busca do peregrino por sabedoria, eis o círculo e seus mistérios que compõem e mantém vivo a essência, da fé nos costumes mágicos, da fé na Espiritualidade Tradicional. Seu ritual é a Festividade do Ciclo da Natureza, a inspiração dos outros mundos, do êxtase.

Seu mistério encontra nas profundezas das linhagens da terra, no submundo onde as raízes estão. Sua reverência aos espíritos ancestrais, ao sussurro ao ouvido, o sagrado na palavra, o segredo dos espíritos face a face, a consagração da terra natal, eis o círculo vivo da ancestralidade raiz, em que nenhum pensamento superficial está apto a entender, perguntas e respostas que só quem caminha no círculo ao redor da fogueira e podem sentir seu significado.

Mas prevalece a pergunta - O que é Bruxaria Tradicional; há tantas respostas diferentes quanto há opiniões de entendidos no assunto, é um conceito vindo do entendimento subjetivo e individual, mas em resumo um conjunto de práticas e costumes que constituem a história de determinado povo, de determinado clã, baseado nos seus preceitos, baseados nos seus segredos, embora exista uma grande parcela de estudos ligados aos povos da Europa que nos possa dar uma noção sobre o assunto, tais conhecimentos não nos remetem a raiz destes conhecimentos tão sagrados e seletivos. As linhas de diferentes faces da Bruxaria refletem a mesma como algo intrigante e complexo à abordagem do tema, algumas linhas se dividem outras se juntam em conceitos, mas a base se encontra no culto a natureza, não somente como provedora do alimento, mas como energia primordial, berço e vida.

A Bruxaria é o contato mágico do humano com a flora e fauna, seus remédios, seus instrumentos, seu som, sua força, sua proteção, seu meio de existência dando a mesma uma característica tão íntima como a fé, como a sensação pura e simples das manifestações da natureza. Os membros das antigas crenças constituem agrupamentos de pessoas trabalhando com foco na magia natural, servindo como um entendedor das forças da natureza, um praticante da magia, alguém digno e com particular tendência introspectiva, sensorial que entra em harmonia com as fases das estações, que honra suas raízes, respeita o poder ancestral, cultua os deuses da natureza em seu digno habitat.

Poder ancestral é transmitido de geração a geração, através da palavra falada, do conhecimento compartilhado pelos membros do clã, a sabedoria é guardada sobre juramento dos membros e repassado as próximas gerações através dos membros mais antigos, dos espíritos dos antigos dadas por possessões mágicas ou dadas por esquemas mágicos dentro do seio do paganismo, no berço raiz e entre seus deuses antigos.

As Tradições familiares são raras e muito seletivas, dando um caráter que se desvincula de outros segmentos do paganismo por sua maneira de culto e diversidades filosóficas próprias Os fundamentos da Bruxaria Tradicional assim vindo de uma tradição familiar tem em sua variedade um valor muito rico de costumes e folclores que só vem a engrandecer o paganismo e suas diversas e notórias lendas, histórias, segredos e crenças.

Sejam bem vindo irmãos da terra, filhos dos filhos desta terra, desta raiz sejam abençoados, sejam abençoados seus passos pelos deuses de teus pais, de teus avós honrai, honrai irmão da terra aquele que finca sua espada ao solo, ajoelha e saúda aquele que honra será honrado andas como peregrino sobre o solo sagrado eis abençoado, porque honras o que é sagrado. E sagrada é tua honra. Bem vindo irmão da terra.

Autor: Ricardo DRaco

5 comentários:

  1. Um texto forte e tocante. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Vim retribuir sua visita, gostei e estou seguindo. Fique em paz e com luz.

    ResponderExcluir
  3. Honrar o que é sagrado! Eis uns dos conceitos mais importantes e que nunca deve ser esquecido!

    ResponderExcluir
  4. Como usamos da simplicidade para falar sobre nosso caminho, e o que é mais importante, com brilho nos olhos e o coração cheio de amor. Sim, sejam bem vindo irmãos da terra!

    ResponderExcluir
  5. Que a visão das pessoas se abram para essa beleza de caminho... bem conceituada, com bases e tradições que fazem toda a diferença.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.