quinta-feira, 12 de maio de 2011

O Valor do Mito


Ao lermos e escutarmos narrativas míticas, temos a experiência de um pensamento que se realiza por meio de histórias que se passam em um tempo sagrado...
...histórias que envolvem personagens divinos, heróicos e monstruosos, e acontecimentos originários de características da condição humana no mundo.
A leitura de um mito envolve uma experiência de pensamento com características próximas do sonho e afastadas da lógica formal.
  
  Não obstante, nessas histórias, é possível encontrar formas de compreensão da vida humana, valores, concepções do cosmos, elementos de sabedoria que permitem considerá-las como propiciadoras de aprendizado.
O mito é o nada que é tudo, afirmou Fernando Pessoa. Talvez possamos entender assim ao menos um aspecto desse verso...
...essas histórias, que parecem não conter nada de real, mas apenas figuras fantásticas, dizem respeito, na verdade, à experiência de vida de cada um de nós.   

Referência bibliográfica
CAMPBELL, Joseph; MOYERS, Bill. O poder do mito.

7 comentários:

  1. Muitas vezes o mito é apenas uma das formas de se perpetuar uma verdade

    ResponderExcluir
  2. Realidade ou fantasia, os maiores questionamentos que permeiam o mito.

    ResponderExcluir
  3. Um mito, criado por um povo e mantido por gerações uma tradição - é fácil ver que uma coisa leva à outra.

    ResponderExcluir
  4. Hei Draco, para a BT, qual a importância do mito??

    ResponderExcluir
  5. O mito é o caminho dos deuses, são narrativas que mostram o conhecimento dos atos, alguns revelam pensamentos, condutas, habitos e nos fornecem além da crença o estudo nas sociedades antigas.

    ResponderExcluir
  6. Este livro-documentário do Campbell é ótemo. Como eue desenvolve a importancia dos mitos e como eles se desenvolvem. Deveriamos voltar mais aos mitos e ver que mitos estamos criando hj.

    ResponderExcluir
  7. Vejo a mitologia como um dos mais bem elaborados anagramas, onde muito se ensina para aqueles que se dedicam em decifrá-la.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.