terça-feira, 12 de abril de 2011

A Utilização da Terminologia "Bruxaria Tradicional"

Copyright © Gustavo Elias 2003
 
Na medida em que o interesse pela Bruxaria Tradicional vai crescendo, cresce também o número de pessoas intitulando-se bruxos tradicionais sem um entendimento completo a respeito do que esta terminologia engloba. É importante ter em mente alguns conceitos básicos os quais nos ajudam a delimitar as práticas Tradicionais.  Isto se torna necessário na medida em que a Bruxaria Tradicional é geográfica, isto é, suas crenças e práticas variam de acordo com as regiões e suas respectivas tradições. Logo, para um melhor entendimento do que esta terminologia representa, é preciso compreender alguns pontos chaves.

- Bruxos Tradicionais não adoram deidades de vários panteões.
O praticante da Bruxaria Tradicional cultua um determinado panteão de acordo com a tradição que está seguindo, ou escolhe-o baseado na escolha de sua Terra Natal (Homeland), a qual é adotada pelo praticante de acordo com o perfil da tradição que se deseja estabelecer. Entretanto, é de costume honrar primeiramente os deuses da Terra Sagrada onde se habita - nos casos onde o Bruxo tradicional escolhe dedicar-se a um panteão estrangeiro.

- Duoteísmo.
Não existe a ideia de um Grande Deus e uma Grande Deusa na Bruxaria Tradicional. O conceito de que "todos dos deuses são um só Deus e todas as deusas são uma só Deusa" foi extraído da teologia sincrética de Isis e Osíris criada pela escritora e ocultista Dion Fortune, e adicionado a Wicca por Gerald Gardner no início da década de 50.

- Idéias e Filosofias Orientais não são encontradas na Bruxaria Tradicional.
Logo, conceitos como Karma não são discutidos. Os próprios métodos de cura são abordados de forma diferente, e a Lei do Retorno tem um significado exclusivo para cada grupo de praticantes (excluindo-se, obviamente, o conceito neopagão da Lei Tríplice). É possível que haja um estudo a parte sobre temas como chackras, os quais serão acessórios a sua prática.

- Existe, de fato, um código de ética na Bruxaria Tradicional.
"Tome responsabilidade por seus próprios atos" - esta é a base ética deste ramo da Bruxaria, e cada praticante ou grupo de praticantes irá definir seu próprio padrão de conduta. Como não existe na Antiga Arte uma crença na Lei Tríplice, a ética torna-se parte fundamental deste sistema. 

- A Bruxaria Tradicional não é Religião.
Algumas pessoas discordariam desta afirmação, e muitos de fato poderão ter a Bruxaria Tradicional como sua única e exclusiva prática religiosa. No entanto, devidos as suas características, não é possível enquadrá-la na categoria 'religião', ao lado das principais religiões mundiais. É comum na Irlanda, por exemplo, termos grandes bruxas tradicionais pertencentes a gerações anteriores indo a Missa aos domingos. Isto não as torna mais ou menos bruxas; pelo contrário - serve para nos mostrar como a Bruxaria Tradicional pode ser praticada como uma Arte Oculta.

- Ninguém nasce Bruxo Tradicional.
Trilhar ou não o longo caminho da Antiga Arte é uma escolha pessoal e consciente. Muitos dos filhos em famílias onde pais e/ou avós são praticantes de Bruxaria Tradicional seguem caminhos completamente diferentes. Ter mãe ou avó bruxa não irá automaticamente torna-lo uma bruxa (ou bruxo). 

- Títulos, Títulos e Títulos.
Não existem sacerdotes e sacerdotisas, nem tampouco Sumos Sacerdotes e Sumas Sacerdotisas na Bruxaria Tradicional, uma vez que esta vertente na Bruxaria não é iniciática nem dividida em graus. Isto pertence às tradições ocultistas tardias, e é utilizado pela Wicca e a Bruxaria Moderna. Bruxos Tradicionais poderão organizar-se em Grupos, mas jamais em Covens ou organizações de estrutura similar.


Queríamos dizer que este texto deve ter em torno de uns 15 anos, antes de muitos adolescentes tivessem condições de mexer num teclado.

Vou acrescentar na última questão, a diversidade e a facilidade de reestruturação de um grupo, com áreas distintas de atuação, de certo essa questão é recente, e essa adequação surge a partir do Iluminismo, com o surgimento das escolas iniciáticas, tal como Maçonaria, Rosa Cruz entre outras.

Cordialmente,

3 comentários:

  1. Um bom texto, sem dúvidas norteado por boas bases

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto, vem para reforçar a minha posição sobre Bruxaria Tradicional.

    ResponderExcluir
  3. É muito bom ler textos assim onde podemos aprender mais, e repassar esse conhecimento, pois os termos são muito mal interpretados por ai, e cabe a nós como peregrinos desse caminho divulgar esse conhecimento e trazer luz à Bruxaria!

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.