terça-feira, 31 de maio de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - Crítica aos Modernistas no Tradicionalismo

Hoje iremos falar da crítica ao modernismo, esta crítica é sobre justamente a própria crítica, não um apoio, mas sim um olhar sobre o cenário e as visões de mundo.

Vejo críticas aos movimentos neo-pagãos sem propriedade ou com propriedades estranhas, a maioria das pessoas que conversei ou que vejo artigos vieram do meio neo-pagão ou cristão, mudaram? Não sei dizer, só posso dizer que mudança não quer dizer oposição.

No caminho da tradicionalidade, tomo como base a bruxaria tradicional, vou focar no termo campesina, que gosto muito alias, não existe nenhuma ligação teológica com movimentos de segmentação por sexo, por prática sexual, por oposição religiosa, ecológica, entre outros, pois isso esta fortemente ligado ao contemporâneo antropológico, aos dias de hoje.

A Bruxaria Tradicional se modernizou? Eis um processo que devemos entender, será os caminhos que se modernizam ou as pessoas que se atualizam? Serão os mecanismos de pesquisa que evoluem e criam novas técnicas ou será os achados arqueológicos? Será que o conhecimento ancestral pode ser descartado diante de uma nova realidade social?

São muitas questões não é mesmo? A solução não mora na casa ao lado, mora em nosso quintal, não é um problema do outro e sim uma busca pessoal, um exemplo: O que você como bruxo hereditário tem feito para preservar os costumes de sua família, o seu agregado familiar? Tem entrado na cozinha para conseguir replicar para seus filhos os pratos típicos de sua família ou dirá que o tradicional de sua época era o famoso big lanche do grande logo M amarelo? Tem aprendido a benzer com algum parente? Lembra de alguma estória de avós? Ou será que tradicional é ignorar tudo isso, afinal de contas isso não faz parte do universo jovem e o bom mesmo é entrar numa Escola Mística da Ordem Tradicional X e ficar babando em cima de livros góticos falando de um universo esotérico e tão longe de suas raízes?

Fico pensando até quando vão falar dos deuses gregos como almanaque da Marvel, até quando se pagará (em dolar) para as tais filiações de alguma grande e imponente ordem iniciática, até quando irei ver os mesmos workshops, as mesmas batidas de tambor, de gente fantasiada, de gente rebelde e mal encarada, até quando vou ver a bruxaria como algo maléfico e citada de forma negativa e abertamente pelas igrejas cristãs?

A realidade que temos não é pink, ela é preta, bem escura a ponto de a grande maioria ficar cega diante de tanto "oculto" a ponto de não ver o degrau a sua frente.

Mas se ainda serve de consolo, podemos criticar os modernistas ou também os modernistas podem criticar os tradicionalistas, e ficamos todos a escrevermos em blogs, livretos, sites e comunidades, mas penso que temos um universo a frente de possibilidades e que podemos criar projetos novos e que podem inspirar pessoas a serem bons pesquisadores, que consigam aprender com a vida e não como nerds limitados a livros que geralmente seguem uma tendência de apenas um pesquisador, alias é uma pena que tenhamos tantos replicadores e poucos desbravadores, com isso a limitação do universo ocultista ficou resumido a poucas referências!

Abraços Fraternos,

Ricardo DRaco

Um comentário:

  1. Inspirar pesquisadores! Esta aí algo que realmente faria alguma diferença neste mundo. Incentivar o senso crítico e o espírito buscador!

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.