quarta-feira, 25 de maio de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - A MALDIÇÃO DE STRIX

Strix (pl. Striges ou strixes) palavra grega para coruja. No folclore era considerado uma ave de mau agouro que se alimentavam de carne humana e sangue, um produto da metamorfose .

Histórias clássicas

O primeiro conto escrito do Strix é do Ornithologia do autor grego Boios , que é parcialmente preservado em Antonino liberalis s Metamorphoses. Este conta a história de Polyphonte e seus dois filhos, Oreios e Agrios, que foram punidos por seus canibalismo, e foram amaldiçoados a se transformarem em animais selvagens.

Polyphonte tornou-se um strix "que chora de noite, sem comida ou bebida, com a cabeça a seguir dicas do alto por um prenúncio de guerra e conflitos civis para os homens". A primeira alusão latina está em Plauto's Pseudolus, datado de 191 aC em que um cozinheiro, descrevendo a cozinha de seus inferiores, compara  sua ação ao das Striges, ou seja, estripar uma infeliz vítima. Horácio, em sua Epodes, torna mágica as propriedades das strix dizendo que suas penas fazem parte de um ingrediente para uma poção do amor.

Seneca, o Jovem , em seu Hercules Furens, mostra a habitação de Striges na periferia de Tartarus . Ovídio conta a história de Striges atacando o lendário rei Procas em seu berço, e como foram repelidos com medronho e aplacada com a carne de suínos, como uma explicação para o costume de comer feijão e bacon no calendas de Junho.

Embora as descrições sejam abundantes, o conceito de strix no entanto é vago. Plínio, em sua História Natural, confessa ter pouco conhecimento sobre o assunto, ele sabe que o nome foi usado como maldição, mas além disso ele só pode afirmar que o contos citam que os strix amamentam seus filhotes (mamíferos ?)

A lenda sobre os strix sobreviveram na Idade Média , como registrado em Isidoro em Etymologiae, e deu o nome e atributos para a Striga (bruxa) e strigoi - o vampiro romeno.

Att.
Conselho de Bruxaria Tradicional
http://www.bruxariatradicional.com.br/

4 comentários:

  1. A coruja até hoje tem muitas lendas populares. Quando fica pousada no sobrero da janela da casa, indica que ela viria buscar a alma de alguém da família ou se uma coruja piasse quando uma criança nascia ou recém-nascida, a alma era roubada por bruxas da noite! É interessante observar como isso afeta a imaginação popular, coitada, se as pessoas soubessem os benefícios de se teer uma coruja por perto, não espantariam ou matariam ela ao ter próximo de sua residencia.

    ResponderExcluir
  2. Muito Interessante...
    Parece com um pouco também outras manifestações de deuses que em forma de corvos se alimentavam dos mortos em combates...

    ResponderExcluir
  3. As corujas são animais bem enigmáticos, daqueles que falam com o olhar... Certa feita, num sítio em que estava durante as festas de carnaval, pela noite, me deparei com uma delas pousada quieta, porém atenta, num galho de árvore... por um bom tempo fiquei a observá-la, imponente e não se demora a entender como ela transmite uma sabedoria calma, através de seu olhas profundo...

    ResponderExcluir
  4. Sempre vi as corujas como serer de extrema inteligência, mas já ouvi muitos contos e relatos sobre histórias de "corujas do mal" rs. Corujas são seres mágicos, realmente mexem com imaginário popular!

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.