sexta-feira, 3 de junho de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - Quer montar um grupo?

"Quero Montar um Grupo" - algumas considerações.
Por Gustavo Elias e Claudia Mathias
Copyright © 2001 Gustavo Elias e Claudia Mathias
Adaptação - Ricardo DRaco
 
Muitos nos escrevem perguntando sobre a montagem de um grupo - o que fazer, como fazer, etc.
Bem, em primeiro lugar, montar um Grupo de Bruxaria (de Estudos, ou como queira chamá-lo) é certamente mais fácil do que montar, digamos, um Coven/ Clã, etc... Em um Grupo você não irá realizar iniciações em ninguém (embora muitas vezes vá iniciar a pessoa no Caminho, introduzindo-a à pratica da Bruxaria). Ao invés destas, podem ser feitos Votos de Juramento (os quais permanecerão por toda a eternidade!) e Rituais de Boas-Vindas. Tudo depende do indivíduo o qual irá coordená-lo. Outra característica seriam as práticas ritualísticas. Em um Grupo, estas não são necessariamente obrigatórias, ao passo de que em um Círculo a tendência é seguir um calendário ritualístico pré-determinado.

Por onde começar então? O primeiro passo seria estabelecer algum tipo de meta em termos de estudo. Onde você quer chegar com seu grupo? Pretende se especializar e cultuar algum tipo de Panteão em específico (seguindo o estilo, digamos, da Bruxaria Tradicional), ou deseja conhecer de tudo um pouco? Existirá algum tipo de regra dentro do Grupo? Os membros terão direitos e deveres? Quem irá fornecer o material de estudo? Irá selecionar os membros, limitando a entrada ao Grupo? Quantas pessoas de fato irá querer dentro do Grupo? Irá estabelecer algum tipo de taxa de contribuição para cobrir custos com os materias? Todas estas questões devem ser muito bem pensadas antes de colocar seu projeto em prática.
 
Tendo analizado todas as questões acima, o primeiro passo seria tornar o seu grupo acessível àqueles os quais estão a procura de um. Pode-se criar uma homepage, ou caso tenha algum tipo de renda disponível, pode-se colocar anúncios em jornais esotéricos ou até mesmo colocar algumas centenas de panfletos em lojas esotéricas ou de produtos naturais. A primeira alternativa é sem dúvida a mais econômica e costuma a atrair um grande número de pessoas se sua página estiver cadastrada em algum serviço de busca conhecido - não havendo necessidade, a princípio, de partir para outras estratégias - o que nos traz a um ponto muito importante: a quantidade de membros no Grupo. Grupos por sí só são difíceis de administrar. Portanto é sempre uma boa idéia manter seu grupo em tamanho pequeno (até mais ou menos 13 membros).
 
A questão da seleção é altamente relevante, na medida em que o perfil dos membros irá obrigatoriamente ajudar a determinar o perfil do grupo. Como poderá fazê-la? Um método bastante comum é a implantação de um Formulário de Inclusão - o que nada mais é do que um questionário com uma série de perguntas consideradas importantes na provável determinação do perfil do candidato. Você poderá incluir perguntas do tipo: "O que trouxe você a este caminho?", "Porque deseja estudar Bruxaria?", "O que você acha que irá aprender?", etc. Use seu bom-senso e planeje cada questão cuidadosamente. Após o receber o formulário preenchido, cabe à Coordenação aprovar ou não o novo membro. Em caso de aceitação a etapa seguinte poderá ser uma entrevista. Esta é uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o candidato. Nesta etapa, é muito comum encontrar o indivíduo um pouco constrangido ou ligeiramente na defensiva - o que é de ser esperado uma vez que o canditado estará (ou deverá estar) sendo amigavelmente questionado.
 
Esta seria a etapa mais importante, embora ela não irá livrá-lo das possíveis dores de cabeça no futuro. Infelizmente existem pessoas as quais não se mostram totalmente de início, ou mostram uma outra face, afim de serem aceitas no Grupo. Podem ser pessoas as quais monstram-se ingênuas, sorridentes e amigáveis - e quando estão mais à vontade e seguras de sua posição no Grupo, começam a revelar outros lados. Isto infelizmente faz parte de qualquer grupo, e não é algo o qual possa ser facilmente evitado. Caso contrário, todos círculos/ grupos estariam com todos os seus membros originais (dentre outros posteriores) até hoje.
 
Observe e verifique se as pessoas não estão fazendo do Grupo uma ocupação para as suas vidas vazias. Veja se seus propósitos incluem "quero me tornar um praticante da Bruxaria, uma pessoa de sabedoria", ou "quero me envolver com um Grupo para ter alguém para conversar nos finais de semana". Digo isto pois já tivemos a experiência de membros os quais revelaram após alguns meses não possuir afinidade com as práticas e estudos realizados; e, no entanto, queriam continuar fazendo parte das Reuniões de Estudo e Festividades. Isto demonstra um grau de desonestidade considerável na medida em que são compartilhadas falsas alegrias e identificações.
 
É claro que, como Bruxo(a), você pode ajudar alguém sendo amigo, companheiro, dando conselhos e orientações - isto é uma coisa. Outra coisa é você ter pessoas fazendo de um Grupo exclusivamente uma terapia. Isto é algo definitivamente a ser evitado, e caso aconteça a melhor coisa é convidar qualquer membro o qual se encaixe neste perfil a se retirar. Um Grupo de Bruxaria (de Estudos, etc.) com práticas ritualísticas não é sinônimo de um Clubinho de Bate-Papo!
 
É essencial em todos os momentos estar de fato coordenando o grupo - o que não significa, entretanto, estar com o poder nas mãos no sentido de usar e abusar de seus membros. A função do coordenador é manter as coisas em ordem. Isto quer dizer orientar o rumo do grupo em termos de estudos ou práticas ritualísticas e estar responsável por o que acontece durante as reuniões - resolvendo possíveis conflitos entre membros, dentre outras questões. Quando o coordenador não coloca suas funções de forma clara, é muito comum ter membros (os quais tem uma certa sede de poder ocultada) colocando-se, aos poucos, em seu lugar. Isto pode gerar alguns aborrecimentos e é obviamente algo a ser evitado.
 
É sempre bom estar atento a tudo o que acontece e seguir sempre a intuição. Não pense duas vezes em retirar alguém o qual possa ter gerado algum tipo de conflito grave entre outro membro e/ou convidado. Se você está a frente de um grupo, coordenado-o, este terá sempre prioridade.
 
Quanto mais rígido e imparcial você for, mais firmemente você irá conseguir manter seu propósito, por ex.: se seu objetivo é cultuar exclusivamente um panteão 'x', e alguns membros descobrem não ter afinidade com este panteão mas continuam no Grupo assim mesmo, é melhor convidá-los a seguir outro caminho do que desviar-se de seu propósito. Ou ainda, se você irá centrar seus estudos e práticas em um só panteão, o ideal mesmo seria não aceitar pessoas as quais não estão familiarizados por ele. Por mais interessado que a pessoa esteja no início, este tipo de identificação é realmente muito importante para o andamento do trabalho como um todo.
 
Embora grupos tenham uma organização mais simples, não possuindo, por exemplo, a mesma estrutura hierárquica de um Clã, muitos ainda tem a necessidade de estar sob algum tipo de regulamento em escrito. Para este fim, pode-se elaborar um Estatuto - contendo todas as normas a serem seguidas pelo Grupo, incluindo os direitos e deveres de cada membro. Você poderá regulamentar assuntos como a entrada e participação de cada membro, assim como outros regulamentos gerais.
 
Pode-se incluir uma pequena taxa mensal (algo em torno de dez reais) para cobrir gastos com fotocópias, além da compra de outros materias caso você vá introduzir alguma prática ritualística no Grupo. Para uma administração transparente da quantia arrecadada a cada mês você deverá possuir uma espécie de 'livro caixa' colocando-o acessível aos membros e descriminando a quantia arrecadada a cada mês, além das despesas realizadas pelo Grupo com suas respectivas notas fiscais grampeadas às páginas do livro.
 
Levando em consideração os preceitos básicos discutidos acima, é possível montar uma comunidade pagã e desfrutar da companhia daqueles os quais compartilham de uma mesma identificação - seja ela pela cultura Celta, Grega, Romana, Egípcia, etc. Contudo, deve-se evitar criar elos de amizades fortes logo de início - antes de sentir o propósito e a energia de cada membro individualmente. Em nosso antigo grupo, essas coisas não foram feitas, e tivemos muitas dores de cabeça - até mesmo porque só fomos sentir as energias das pessoas algum tempo depois de estarem no Grupo, e depois de algum tempo, percebemos que algumas não eram nada daquilo que aparentavam.
 
Hoje, em nosso grupo atual, trabalhamos intensamente com cada membro, por um período de aproximadamente 2 meses - antes de entrarem oficialmente para o grupo. Fazemos um trabalho de desenvolvimento de meditação, visualização, indução ao transe, prática de oráculo... Fazemos com que eles percebam qual sua aptidão dentro da Bruxaria - trabalhar com ervas e oráculos em conjunto ou algo em específico?  Será um indivíduo com aptidões para feitiços? Tudo este processo tem o propósito de fazer com que a pessoa veja se este é realmente o caminho que ela deseja seguir.  Além do mais, esse tempo de contato pessoal permite-nos sentir a energia da pessoa. Dá tempo de existir esta troca de energia.
 
Em suma, é importante não se envolver sentimentalmente com as pessoas logo de início - mantenha um pouco de distancia... Permita que as pessoas o observem, observando-as ao mesmo tempo. Como dizia um experiente ocultista o qual conhecemos, "O amigo de hoje, poderá ser seu inimigo de amanhã". Então, se você é novato em magia, e inexperiente, procure não fazer inimigos neste meio.
 
Não é fácil ter um Grupo para coordenar, pois lidar com personalidades diferentes é sempre um desafio - especialmente pessoas estranhas as quais passam a fazer parte de seu convívio. Coordenadores também não são perfeitos. São, acima de tudo, seres humanos com defeitos e virtudes. Contudo, se você possui a real vontade de seguir os costumes pagãos e celebrar com sua comunidade, siga em frente - e boa sorte!
 
________________________________________

Este texto é de 2001 e acredito que embora o tempo tenha passado, são bons conselhos, dentro do grupo que faço parte, temos dado a oportunidade de pessoas que estudam conosco a criarem seus próprios grupos de estudo, algumas fazem e tem obtido bons resultados, também incentivamos aos mais velhos a começarem a pensar em como irão divulgar seu conhecimento que deve ser passado através de vivências, a criação de um grupo tem essa proposta, vivênciar a bruxaria de uma forma vívida e não como algo apenas virtual.

Cordialmente,

Ricardo DRaco
Conselheiro do CBT

2 comentários:

  1. Texto esclarecedor, é uma ótima base para quem deseja iniciar um grupo. Dá pra perceber que não é nada fácil...

    ResponderExcluir
  2. Esses dias mesmo conversei com algumas pessoas que falaram que existe muita briga por ego dentro de seus covens...
    É triste, pois se existe essa briga, a intenção inicial já não foi a de aprendizado e crescimento espiritual.
    Tem que ser humilde e ajudar sempre os outros pra conseguir montar um grupo, não é fácil...

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.