segunda-feira, 27 de junho de 2011

Termo Religião para a Wicca e Bruxaria Tradicional



Temos observado um constante movimento tentando “esclarecer” estas questões, alguns a favor outros contra, o motivo esta ligado as diferenças de entendimento sobre o termo religião, a base de consulta é muito importante, algumas pessoas levam em conta o que autores e pensadores conceituam, ou seja, entendimento de terceiros que geralmente estão influenciados por uma determinada religião, por algum entendimento pessoal ou entendimento dado a algum momento histórico, fugindo totalmente da origem da palavra.

O melhor caminho para a interpretação é sem dúvida a origem da palavra, é o fundamento etimológico, ou seja, é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado através da análise dos elementos que as constituem.

Sendo assim o termo coeso e etimológico para religião esta ligado a este significado:

Religião (do latim: "religio" que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar") é um conjunto de crenças sobre as causas, natureza e finalidade da vida e do universo, especialmente quando considerada como a criação de um agente sobrenatural, ou a relação dos seres humanos ao que eles consideram como sagrado, espiritual ou divino.

Portanto, não estamos colocando em check a questão de como alguma religião irá ou se comportou diante da sociedade, e quais serão os pontos ligados a moral, ao agregado social, pois estes parâmetros devem ser analisados especificamente para cada povo.

A Wicca como a Bruxaria são religiões no ponto de vista que consideram a criação através de um agente sobrenatural, tal como trata do espiritual e do culto a divindade.

Algumas pessoas tendem, de forma simplória, a entender que o foco são apenas as "artes mágicas", se assim o fosse não haveria a necessidade de culto a divindade, o que esta totalmente fora das expressões religiosas que vemos em ambas, seja no culto a Deusa, seja no culto aos deuses, de fato o grande problema dentro do movimento ocultista seja a falta de conceito e seus significados, a feitiçaria reconhecida por artes mágicas, são uma parte dos cultos religiosos, são ferramentas e as encontramos em diversas crenças.

Alguns pontos que deveríamos refletir e aceitar com relação a ambas.

A Wicca foi CRIADA por Gardner, independente se houve ou não influência de Bruxos Tradicionais, independente de qual grau ela se INSPIRA na antiguidade, e devemos entender o crescimento desorganizado e potencializado pelas auto-iniciações, sem contar o título de "sacerdotes" dado em um período extramente curto.

Já na Bruxaria Tradicional, temos uma multidão de "hereditários" que nada herdaram; tudo fica claro e coeso com o rótulo de bruxaria, pois o magista sabe que esta ligado estritamente ao paganismo e tem ciência do seu agregado, o problema é quando insere o termo tradicional, daí temos teses que não querem vincular ao paganismo, que se ligam ao culto monoteísta, a prática da demonologia, da marginalização, entre outras falácias.

E como podemos atravessar essas dificuldades conceituais religiosas?

Seriam em estudar com pessoas sérias? Temos visto sempre este termo "pessoas sérias", mas muito mais do que isso, precisamos de pessoas inteligentes, seres pensantes e pesquisadores, e quanto aos questionadores? Será que devemos ser apenas críticos?

Nós do Conselho de Bruxaria Tradicional no Brasil entendemos com base na origem dos conceitos, na origem das crenças, por esta questão entendemos que Bruxaria é uma RELIGIÃO em essência, com base etimológica e diferente dos processos vividos entre estado e sociedade ocorridos em determinados povos, que obviamente tiveram expressão, contudo devemos focar na função primordial da palavra.

Bruxaria Tradicional são as crenças pré-cristãs? Sim e analisamos a origem destes costumes e crenças ao qual nos servem de fonte para nossos estudos, entretanto não afirmamos que ela inicia e termina nesse período de tempo, ela é continua, contudo para os que seguem um caminho baseado em crenças nativas é natural o foco tradicionalista, na essência da sua espiritualidade, por isso dentro da Bruxaria Tradicional são comuns diversas matérias acadêmicas com relação ao estudo histórico, isto faz parte das pesquisas e nos dão maior entendimento sobre a identidade dos povos, tal como funciona o estudo mitológico, teológico e a matéria do tão polêmico reconstrucionismo.

Por estas e outras questões que é necessário cada vez mais, diante da quantidade de pessoas que se interessam pelo tema, prover conhecimento sólido, independente se o individuo tem o tal "sangue bruxo" visto que se somente assim o fosse, era melhor colocar sangue em um pote e colocar os ouvidos para escutar o tal conhecimento! Não meus caros, nem todos têm o tal requerido dom intuitivo ou "mediúnico", é necessário arregaçar as mangas e ter um trabalho sincero de estudos, se assim o fosse, não teríamos tantas distorções e achismos "intuitivos" na internet.

Espero mais uma vez dar mais entendimento ao leitor, para que sempre reflita e tenha mais argumentos para um caminho claro e direto dentro destes segmentos tão polêmicos e tão desrespeitados tanto por pessoas de fora como de "praticantes".


Grato,

Ricardo DRaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.