terça-feira, 2 de agosto de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - As Virtudes da Fogueira

Lembrava de um irmão de caminho que um dia resolveu fazer um ritual com um senhor já conhecido no meio bruxesco e ele achou ser uma boa idéia até para conhecer um pouco mais e estreitar laços de amizade, porém algumas formas de se proceder lhe causaram estranheza, de fato muitos procedimentos, alguns cabem reflexão outros passam despercebidos, tamanho é o grau de sutileza.

Algumas pessoas fazem da fogueira um local para jogar tudo quanto é lixo, inclusive as energias negativas e entidades perturbadoras, já vi gente guspindo na fogueira, pois é isso o que a fogueira se torna para alguns locais, um lixão. Para outros é um local de transmutação, de reflexão, uma via de enviar mensagens aos deuses.

Esse modo de observar mostra tanto o conceito e a prática dentro da Magia Natural, para alguns a compra de madeira é um ato comum, para outros um absurdo, pois a mesma foi à derrubada de uma árvore, a quebra de um ciclo. Alguns se preocupam em catar galho a galho e fazem disto um ritual, pois este procedimento imita o entendimento do ciclo da vida, outras já acham perca de tempo, pois a conclusão é que a madeira servirá para ser queimada e nada mais.

Por vezes sinto isso nas pessoas, elas querem cortar caminho, elas não curtem o momento, não sentam ao redor da fogueira e compartilham um momento de silêncio para observar as estrelas, algumas estão tão focadas no feitiço que esquecem da beleza/ ensinamentos que a mãe Natureza oferece.

A virtude das sociedades da Floresta é justamente esperar os ciclos se completarem, saber esperar a fruta ficar madura ao mesmo tempo em que respeita a árvore, ela também irá derrubar seus galhos velhos para que os galhos novos possam nascer, e nesse momento você também terá tal como um quebra cabeça o momento certo de colher o galho e consagra-lo na fogueira, curtindo cada momento, mesmo que esse momento seja apenas não fazer nada.

Não me agrada ver gente jogando plástico na fogueira, tal como não me agrada escutar poluição sonora enquanto a Natureza nos ensina de forma graciosa, acredito que a fogueira nos ensina com seus procedimentos a termos virtudes, virtudes estas que não estão necessariamente presas a sociedade, são virtudes da alma dadas a peregrinos sinceros e devotos de sua caminhada.

Desejo a todos uma bela fogueira para aguardar um novo ciclo da natureza, seja o nascer das flores, seja a lactação das ovelhas, seja o nascimento da criação. Que este período seja apenas mais um ciclo dos muitos que virão.


Ricardo DRaco
Abraços Fraternos,

6 comentários:

  1. Lindo.
    A fogueira me ensinou muita magia e "coisas" sobre magia.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto, que agora é nosso, realmente me tocou. Obrigada! Muito mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Ah, que coisa boa, Ricardo!
    Cachimbar ao redor da fogueira na companhia de amigos queridos... Essa sensação só nos dá a certeza que tudo caminha em plena harmonia, sempre! Com respeito e gratidão, aguardamos os novos ciclos... Saudades!
    Beijos e muitas bênçãos /|\
    Rowena.

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto, tocante! Eis o momento para acendermos as nossas fogueiras, um novo ciclo se inicia e é brindado pelo brotar das primeiras sementes na terra, q traga fartura a todos!

    ResponderExcluir
  5. Mal do ser humano: Pressa! E falta de respeito claro... td tem que ser pra ontem e o quanto mais fácil melhor não é? aff... se soubesse o quão perdem com tamanho desprendimento pelo que realmente tem importância nesse mundo... coisas simples que precisamos olhar e ver com os olhos da alma e do coração...

    http://luabackdoorgirl.blogspot.com/2011/05/interagindo-com-o-fogo.html

    ResponderExcluir
  6. Esta mudança na forma de ver as coisas, acredito que seja o grande ganho em quem toma a bruxaria como religião, é ver beleza em coisas assim, simples como a fogueira e disto levar as lições mais incríveis e transformadoras.
    O texto é lindo, cheio de encanto!

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.