sexta-feira, 5 de agosto de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - Sobre a Homogeneidade

Em um texto anterior dissemos que não existe uma homogeneidade na Bruxaria Tradicional e vamos explicar sobre esta frase para que fique claro o que foi colocado.

A Europa é formada por 46 países independentes (41 continentais e 5 insulares) e mais 10 territórios, cada um possui seus folclores, seus costumes, viveram povos antigos diferentes, temos diferenças linguísticas, portanto já na questão étnica teremos nossas diferenças quando passamos então as questões religiosas teremos também suas formas específicas, seja pela questão do culto, pela questão mitológica, etc...

No entanto ressaltamos que esses cultos pagãos, politeístas voltados às crenças tradicionais e mágicas formam o que chamamos de Bruxaria Tradicional, entretanto nem todas as práticas que trabalham com magia são Bruxaria Tradicional, um exemplo são as ordens iniciáticas magistas que trabalham feitiçaria sem ligação com as questões mitológicas ou folclóricas.

Como bem sabemos, e qualquer estudioso coeso sabe, feitiçaria é uma operação mágica, cabível a qualquer senda/ religião do mundo, bruxaria são procedimentos não ligados a "magia negra" e sim uma forma cultural/ religiosa européia de origem campesina e, portanto pagã que difere não apenas na ritualística, mas também nos procedimentos mágicos.


Cordialmente,

3 comentários:

  1. Se de família a família já são observadas mudanças no culto (deuses, ancestrais) imagina de país a país, região a região? Mas não podemos esquecer que tanto a Bruxaria Familiar como a Tradicional possuem uma base que é o Paganismo, a isso um bruxo não pode fugir.

    ResponderExcluir
  2. A base da bruxaria será sempre os cultos campesinos, o pessoal não entendeu ainda que tradicionalistas preservam, mantem e não ficam modernizando ou "ecletizando", eis a diferença! Vc é um tradicionalista por que seu foco é ser mantenedor e conservador do conhecimento ancestral e não por que estuda os grandes mestres magistas! Bom... um dia a Bruxaria Tradicional deixa de ser moda e o pessoal irá para outros nichos! Basta para isso o público perder o interesse e não comprar mais gibi com este rótulo! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Poi é Draco, é isso que não consigo entender nas pessoas que buscam a tal homogeneidade... Como poderia haver homogeneidade numa crença ancestral de caráter continental? É até uma questão lógica. Se existe alguma homogeneidade esta veio com o advento da modernidade onde a comunicação e a interação entre as pessoas venceu a barreira da distância... E mesmo assim, se existe esta homogeneidade pelo advento da modernidade, a dita crença deixa de ser tradicional! Pode sim haver algumas semelhanças, afinal a base de todas estas crenças é o paganismo... Mas fugir disso para um sincretismo generalizado em todos os pontos seria um pouco incoerente... Ao menos que se afogasse as bases culturais e históricas, o que por si só já descaracterizaria a questão da "Tradicionalidade". Textos como este são importantes, principalmente para quem está começando, afinal a "base" é o que sustenta o prédio todo certo!? []'s Lontrinha

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.