quarta-feira, 17 de abril de 2013

BRUXARIA TRADICIONAL Versus WICCA


BRUXARIA TRADICIONAL Versus WICCA

E eis mais um em um zilhões de artigos que falam sobre diferenças, alguns vídeos que mais desinformam do que passam uma informação clara sobre o tema, e claro, se existem zilhões de artigos, poderíamos multiplicar esta questão por uma legião de gente que pergunta, pois tudo o que chega a elas são opiniões, muitas vezes levianas, sobre cada um desses caminhos.


O primeiro ponto a se levar em conta é que a língua portuguesa tem um leque diversificado de palavras, muitas possuem múltiplos sentidos, outras advêm de traduções muito superficiais e a outra demanda vem da necessidade das pessoas inventarem significados novos para antigas palavras.

Um segundo agravante é uma falta completa de definição de algumas “tribos” quanto ao que seguem, ao jargão comum, e um reconhecimento pleno de que X é X e Y é Y.


Confuso? Muito, mas neste artigo vamos dar uma clareza para você que esta chegando ao mundo alternativo de religiões, não que elas sejam propriamente novas, é pelo motivo que não são incorporadas de igual forma a outras de base, por exemplo, cristã.


Esqueça-se de tudo o que viu e escutou, dos vídeos com morcegos, caldeirões e jogadores de taro, esse é o momento de refletir e o primeiro deles tem como início o fundamento religioso, e para não virar um curso de bacharelado, vamos começar a falar sobre fundamento religioso, para quem não sabe é a base de onde se derivam as religiões:





Vamos citar o Cristianismo (fundamento): Catolicismo e as demais igrejas protestantes (religiões)

Paganismo (fundamento): Bruxaria, Romuva, Candomblé, diversas crenças nativas (religiões).


Dentro da questão do fundamento religioso, o Paganismo antigo chega aos dias de hoje como o Paganismo Tradicionalista, por conta da necessidade de preservação e por também se desvincular de outro fundamento advindo da contra cultura do cristianismo, o Neo Paganismo.

Portanto a Bruxaria advinda do Paganismo Tradicionalista, chamamos de Bruxaria Tradicional, e a Wicca advém do conceito Neo-Paganismo.

A Wicca tem sua religiosidade nascida em solo britânico, portanto o termo Witchcraft (Witch=bruxo e craft=arte) pode além de ser traduzido para o contexto de bruxaria é também utilizado para feitiçaria, e ai meus caros leitores é onde a porca torce o rabo, e por qual motivo? Tendo o mesmo rótulo e uma diversidade de significados, o termo pode descrever as práticas feiticeiras de qualquer caminho, até mesmo do cristão (feitiçaria cristã ou em inglês Christian witchcraft), por isso alguns pensadores colocam a Wicca como uma colcha de retalhos feiticeira, pois ela absorveu as diversas seitas inclusive, segundo alguns, até da Bruxaria.

Gosto muito da definição da UWB (União Wicca do Brasil) que seguramente hoje é a associação que mais representa os wiccanos em excelência; e ela cita a seguinte frase:

“A Wicca é uma religião neopagã, mítica, politeísta, iniciática, de culto dualista e orientação matrifocal.”


De igual forma nós do CBT (Conselho de Bruxaria Tradicional) definimos para os que seguem com base em nossas premissas a seguinte definição:

“A Bruxaria Tradicional é uma religião pagã (no sentido etimológico), ancestral, nativa, de culto politeísta, iniciática e hierárquica.”

E com relação à data de fundação? A Wicca nasce no final da década de 50 por Gerald Gardner, já a Bruxaria Tradicional é uma religiosidade que nasce de um processo de transição de uma estrutura familiar e campesina (Bruxaria Familiar) para uma estruturação iniciática existente nas diversas Ordens Iniciáticas.


Publicidade que o leitor deve refletir:

A Bruxaria Tradicional é a Antiga Religião
- Não, a Bruxaria Tradicional é uma das Antigas Religiões, e elas existem aos cachos!

Traditional Witchcraft = Bruxaria Tradicional
- Vamos traduzir corretamente Traditional Witchcraft = Ordem Iniciática Feiticeira, e existem diversas, sendo que a Bruxaria Tradicional é uma delas.

Wicca = Bruxaria Moderna
- O nome chama atenção, mas a tradução mais fidedigna seria algo como Ordem Iniciática de Feitiçaria da Era Moderna, mas o termo pegou tão fortemente no Brasil que haveria comoção publica para quem ousar falar o contrário.

Bruxaria = bruxariaS
- Não preciso dizer que o rótulo a partir da idade média foi se depreciando até designar perante religiões cristãs como uma prática de malfazejo, mas do mesmo modo que eu não faço luteranismos (Igreja Luterana) por ai, eu também não faço bruxarias, parece obvio observando por este lado...
Acredito que estas informações já poderiam lhe dar discernimento sobre cada caminho, mas caso tenha dúvidas, segue mais uma link de outro artigo e caso queira conhecer na prática entre em nosso canal de eventos e participe! Nada melhor que a vivência.