sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL: Esquizofrenia Esotérica

Com a preocupação de divulgar a informação (dado por pensamentos e atos observados), entramos no dialogo com profissionais da área médica e assistêntes sociais, achamos por bem desenvolver um trabalho de conscientização.

esquizofrenia é hoje encarada não como doença, no sentido clássico do termo, mas sim como um transtorno mental, podendo atingir diversos tipos de pessoas, sem exclusão de grupos ou classes sociais.

Sintomas

A esquizofrenia, talvez a psicopatologia de maior comprometimento ao longo da vida, caracteriza-se essencialmente por uma fragmentação da estrutura básica dos processos de pensamento, acompanhada pela dificuldade em estabelecer a distinção entre experiências internas e externas. Embora primariamente um transtorno que afeta os processos cognitivos[de conhecimento], seus efeitos repercutem-se também no comportamento e nas emoções.

Podem ser divididos em duas grandes categorias: sintomas positivos e negativos.
Sintomas positivos
Os sintomas positivos estão presentes com maior visibilidade na fase aguda do transtorno e são as perturbações mentais "muito fora" do normal (Fora da Casinha), como que "acrescentadas" às funções psicológicas do indivíduo. Entende-se como sintomas positivos os delírios — ideias delirantes, pensamentos irreais, "ideias individuais do doente que não são partilhadas por um grande grupo", por exemplo, um indivíduo que acha que está a ser perseguido pela polícia secreta, e acha que é o responsável pelas guerras do mundo; as alucinações, percepções irreais – ouvir, ver, saborear, cheirar ou sentir algo irreal, sendo mais frequente as alucinações auditivo-visuais; pensamento e discurso desorganizado, elaboração de frases sem qualquer sentido ou invenção de palavras; alterações do comportamento, ansiedade, impulsos ou agressividade.
Sintomas negativos
Os sintomas negativos são o resultado da perda ou diminuição das capacidades mentais, "acompanham a evolução da doença e refletem um estado deficitário ao nível da motivação, das emoções, do discurso, do pensamento e das relações interpessoais",como a falta de vontade ou de iniciativa; isolamento social; apatia; indiferença emocional; pobreza do pensamento.

Estes sinais não se manifestam todos no indivíduo esquizofrénico. Algumas pessoas vêem-se mais afetadas do que outras, podendo muitas vezes ser incompatível com uma vida normal. 

No entanto, alguns sintomas podem oscilar, aparecer e desaparecer em ciclos de recidivas e remissões.


Teorias familiares

Assim como a abordagem psicanalítica, outras abordagens responsabilizam a família, mas apesar de terem bastante impacto histórico. Surgiram na década de 1950, baseadas umas no tipo de comunicação entre os vários elementos das famílias e aparecendo outras mais ligadas às estruturas familiares. Dos estudos desenvolvidos surge o conceito «mãe esquizofrenogénica», mães possessivas e dominadoras com seus filhos, como gerador de personalidades esquizofrénicas. Estudos posteriores vieram contudo desconfirmar esta hipótese, relacionando esse comportamento mais com etiologias neuróticas e não com a psicose.
Atualmente as abordagens familiares, ao invés de culpá-la, procuram apoiar a família, reconhecendo as dificuldades em lidar com um membro da família em grave sofrimento psíquico.


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A esquizofrenia é uma constante na minha vida profissional e é tratável, para quem ainda não sabe! rsrsrs
    Quem não tem certeza da própria esquizofrenia pode me procurar, fazemos uns testes interessantes!

    Se esse não for o caso, tem uma outra versão que constumo classificar, plageando Zeca Baleiro, "Paranóia Delirante".

    Paranóia: Doença ou transtorno mental, caracterizado pelo conceito exagerado que se tem de si mesmo: o incompreendido, o superior, o perseguido, sugestionado por delírios.

    Delirante: Adj. , que delira; louco; arrebatado; excessivo.

    Todos me olham, todos me perseguem, todos falam de mim. Esses pensamentos Te rondam, caro leitor? Cuidado!!!! rsrsrsrs

    Ótimo texto, muito bem lembrado e oportuno em tempos de paranóias delirantes!

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos o seu contato, e sempre que for possível iremos colocar bons textos, muito embora exista muita confusão e já esbarramos com pessoas que acham que loucura é atributo de bruxo!

    Acesse o site www.bruxariatradicional.hd1.com.br e se informe sobre os projetos!

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.