quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Leitora em busca de definições


Temos uma questão, que só pude responder agora, vamos a ela.



Sobre:


"troquem o termo Bruxaria Tradicional para Bruxaria Moderna e se tornem membros da Wicca."



Seria correto dizer que o complemento tradicional vindo após a palavra bruxaria, é um tanto quanto desnecessário (ou repetitiva), visto que bruxaria sempre será o ato de honrar a sabedoria ancestral (tradições, folclore costumes, crenças),
*** Correto, Bruxaria é um agregado antropológico, digamos que não é apenas a questão única e enfatizada de feitiçaria, mas um sistema de crença (que embora muitos fiquem temerosos com o nome religião). Na profundidade da questão ela se equivale a um conjunto de crenças, além do ato folclórico, que também se manifesta no caráter de costumes/ hábitos e portanto tradicionalidade.


...bem como, seria correto afirmar que o termo bruxaria moderna como sinônima de um sistema mágico fechado e recente chamado Wicca, é equivocado, visto que a Wicca adota elementos ritualísticos de filosofias também recentes como a Thelema e a Rosacruz, que nada tem haver com a sabedoria ancestral?
*** Sim, sua lógica esta perfeito,
tirando a questão costumeira do linguajar popular que faz uma menção simplória e marqueteira, não dada à base filosófica e sim o link de entendimento, mas que sem dúvida em nada tem haver com a raiz da questão.


Caso seja correto afirmar isso, podemos concluir então que, wiccanos não são bruxos e sim wiccanos/magistas e que se todos os wiccanos fossem conscientes de suas escolhas e não se definissem como bruxos, os bruxos desde sempre também não precisariam se socorrer do termo "tradicional" para deixar claro que não são wiccanos, e conseqüentemente tudo estaria em seu devido lugar, com seus devidos méritos, sem nenhuma ficar se apropriando das definições históricas uma da outra indevidamente?
*** Seria muito mais fácil a todos, com certeza, visto o tempo que se perde para explicar conceitualmente tudo, seria um mundo ideal! risos


Outra questão, ainda sobre o termo "bruxaria moderna", ela realmente não deveria nem sequer existir, ou talvez fosse um tanto quanto adequada para justificar algumas mudanças (o que não quer dizer ruptura das tradições) como a inexistência hoje em dia de sacrifícios humanos em honra aos deuses, e o fato de muitos pagãos não viverem DO campo, e nem NO campo?
*** Acredito que embora muitos não viverem do/no campo, sua vontade é de estarem nele. Temos muito mais corrupturas na bruxaria hereditária (bruxaria familiar) do que explicitamente na Bruxaria Tradicional, visto que a segunda preza pelo reconstrucionismo e conta com uma estrutura mais acadêmica, mas mesmo assim, não tem como incluir o "modernismo" para questões tão regionais, a não ser por uma completa distorção de valores, sejam culturais, sejam espirituais.


Por favor fique a vontade para responder em grupo ou em pvt como achar melhor.


abraços


Lu


Grato pelo seu email, me lembrou de situações bem críticas lá por 1998, separando os caminhos, hoje tenho mais problemas com pseudo-satanistas do que com wiccanos, viver é relembrar! rsrsrs


Abraços Fraternos,


Ricardo DRaco

2 comentários:

  1. Voltamos sempre a discutir a controvérsia B.T. x Wicca!

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos falamos de caminhos pagãos, muito diferente de esquizoterismo satanico, nem mesmo os satanistas suportam tanta desinformação, tudo por conta de títulos que em nada acrescentam na caminhada espiritual.

    Também observando o público, logo percebemos que é formado por adolescentes rebeldes em busca de um protesto social e ai escolhem a religião.

    Vamos caminhando com seriedade, um dia amadurecem ou não! risos


    Logo vou escrever algo para o site também!

    http://www.bruxariatradicional.hd1.com.br

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.