quarta-feira, 27 de julho de 2011

Awen /l\


Awen

Awen é uma palavra galesa (do País de Galês), usada historicamente para descrever a inspiração divina presente na literatura dos bardos atribuída às vezes aos músicos e aos poetas. A primeira referência ao termo ocorre na literatura inglesa em Nennius' Historia Brittonum, um texto em latin datado em 796.

O substantivo feminino, Awen, foi traduzido como 'a inspiração', 'musa', ' gênios' ou transe poético.

'Awen' deriva-se da raiz indo-European * - uel, significando ' fundir ', é a mesma raiz que significa 'brisa de Awel ' da palavra vinda do Galês. Awen é a respiração da inspiração, do vento do espírito, ou da respiração do divino que dá a inspiração. Há uma palavra paralela a ' awen ' no irlandês, 'ai', significando também 'a inspiração poética' que se deriva da mesma raiz antiga.

veja: Jarman, A.o. H ' um guia da literatura Galêsa, Vol. 1, capítulo 1, por Lewis, para uma explanação fácil. também metricamente indo-European de Calvert-Watkins ' e verso em irlandês antigo', para complexo, ou Ford, p.k ' os poetas celtas: canções e contos da Irlanda e de Gales.

O termo é simbolizado por este emblema /|\

Muitos grupos modernos diferentes têm sua própria interpretação do Awen. As três linhas relacionam-se à terra, ao mar e ao ar; corpo, mente e espírito; ou amor, sabedoria e verdade. Diz-se também que o Awen não esta para ser simplesmente uma inspiração, mas para a inspiração da verdade; sem Awen não se pode proclamar a verdade. As três fundações de Awen são a compreensão da verdade, o amor da verdade, e manter da verdade. Os raios estão também para as letras de que todos os outros evoluíram: I, O, e U.

A.F (Abraços Fraternos)
DR (Ricardo DRaco)

8 comentários:

  1. Oi pessoal! Meu nome é Solaris, comecei agora um Blog sobre Magia, Bruxaria e Wicca. Sou de uma família de Bruxas tradicionalistas (Stregoneria - Itália: Pádua e Teolo) sou da 6ª geração e vim convidar vocês para fazerem parte ma minha turma! o/

    Acesse: http://tribodeminerva.blogspot.com.

    Beijos e Bruxedos!!

    ResponderExcluir
  2. Que Briga nos abenções com seu Awen! A chama eterna do conhecimento e sabedoria!

    ResponderExcluir
  3. A mim parece que a simples pronúncia da palavra já faz fluir toda a inspiração de Brigith

    ResponderExcluir
  4. Solaris, deixa um email para contato! Abraços Fraternos!

    ResponderExcluir
  5. Olha só, postei sobre o assunto dias atrás! Acho que estamos todos banhados por essa inspiração, e que ela continue!

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse texto.
    Desejo Tb que Briga nos abençoe com seu Awen sempre.
    Abraços Fraternos.

    ResponderExcluir
  7. Brigith, filha de Dagda! Traga a luz aos nossos caminhos, seja bem vinda em nossas casas. Hoje acendo o meu fogo em sua honra e na presença dos Deuses.
    Awen /|\

    ResponderExcluir
  8. Ola sou hametts,li o texto de vcs sobre awen,bacana,muito bacana!

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.