quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Conselho de Bruxaria Tradicional: O que é Romuva?

O que é Romuva?


Romuva é o nome que hoje se dá a religião pré cristã dos Países Bálticos: Lituânia, Letônia, Estônia, Bielo Rússia. Digo que Romuva hoje é o nome dado, pois não havia um nome específico para se classificar a religião Báltica. Ela é inerente a terra, assim como a natureza e a fé humana.

Os primeiros indícios do culto às divindades bálticas  remota a Idade do Bronze, nesse início a civilização não sentiu a necessidade de nomear sua fé.

Em 532 um grande sacerdote prussiano Krivis Brutenis anunciou os mandamentos da fé, oficializando os costumes e estabelecendo sua casa de culto (Casa dos Deuses) em um local chamado Romuva, onde um grande carvalho, que é o símbolo da religião, cresceu. Dentro dele havia uma estátua de Dievas e de Perkunas. Em frente a estátua de Perkunas  uma chama sagrada queimava incessantemente.

Com a invasão cristã no século XIV e depois com a invasão russa, o culto antigo se restringiu apenas às regiões mais afastadas dos grandes centros. Foi nos últimos 200 anos que a religião antiga experimentou um apogeu. E em 1992 a Lituânia livre finalmente legalizou e registrou a Religião Báltica Ancestral.

A Romuva está totalmente ligada a vida das pessoas. Os festivais são comemorados com toda a família presente. Nos festivais de Verão e Primavera há diversas atividades para as crianças tais como: gincanas e artesanatos que são realizadas somente naquele determinado festival e ligadas as divindades.
Nascimentos, casamentos e funerais são considerados os momentos mais importantes para aqueles que cultuam a Romuva. Para esses momentos há rituais, canções e vestimentas específicas.
As principais divindades são: Dievas, Deus; Perkunas, Deus do Trovão; Saulé, Deusa do Sol; Zemyna, Deusa da Terra e Mãe de todos nós; Gabija, Deusa do Fogo; Laima, Deusa do Destino, entre outros.

As principais doutrinas da Romuva são: o mundo é vivo, o Sol é vivo, assim como as árvores, as rochas, a água, e etc; O mundo é harmonioso, mas essa harmonia não é regular, as vezes enfraquece e desaparece, porém isto é temporário, importante para que a vida continue; Honrar os Deuses e Deusas. As divindades são associadas à natureza e tem seus lugares de culto; O mundo é eterno e esta continuamente em criação através dos eternos poderes divinos; A Regra de Ouro, ou seja, um dos aspectos mais importantes, ensina que devemos fazer com as coisas vivas o que queremos que façam conosco.
Somos agradecidos aos nossos ancestrais pela nossa existência, nossa língua, nosso lar. A morte faz parte da natureza; A natureza é sagrada e o sagrado é a característica mais perfeita da vida e une a tudo. Acima de tudo devemos amar, respeitar e proteger a Terra.

Esse foi apenas um resumo das principais características da Romuva. No próximo artigo escreverei sobre como a Romuva se manteve viva até hoje.

Abraços Fraternos,
Erika Audra



Cordialmente,
CONSELHO DE BRUXARIA TRADICIONAL NO BRASIL
http://www.bruxariatradicional.com.br