terça-feira, 1 de março de 2011

Doreen Valiente e Robert Cochrane

Depois de tantas críticas e oposições, resolvemos encontrar alguns textos interessantes, as mesmas bases que muitos alegam em seus cultos, e existe um abismo entre fato e crença.
Não é nossa pretensão trabalhar com extremos, não somos a favor do movimento esquizotérico de imensa imaginação, como também aderimos movimento radical e extremista do mundo acadêmico, portanto seguimos pela vertente do mundo folclorico, mais coeso e por muitas vezes diplomático.
Vejam este texto, retiramos o que seria mais esclarecedor, o restante é uma luta desenfreada para dizer que a religião "X" é paleolítica, onde o sujeito é iniciado em XYZ ordens, entre outras crenças.
Devemos esclarecer também que o texto não é de nossa autoria, resolvemos omitir o autor, porém o texto se encontra facilmente com a ajuda do google.
"Em 1964 Doreen Valiente entrou e foi iniciada no Clã de Tubal Cain de Robert Cochrane, porém o deixou logo depois, percebendo que ele era mais ficção que fato. Cochrane morreu em 1966, depois de comer uma grande quantidade de folhas de BELLA DONA na véspera do solstício de Verão, alguns afirmam que ele se “sacrificou” como nos tempos antigos, mas de fato ele já estava viciado em alucinógenos, razão pela qual, muitos dos seus seguidores o estavam deixando, incluindo Doreen.

Infelizmente não se sabe quais foram as reais razões do rompimento de laços entre Doreen e Gardner, ao que tudo indica Doreen queria manter em sigilo todo o material do BoS e Gardner queria permitir o acesso dos interessados, pois acreditava que as reminiscências da BRUXARIA na Europa estavam quase sendo extintas, e por isso os Grupos precisavam aproveitar o fim das Leis contrarias a Bruxaria, para reviver a Arte.  A última e talvez mais famosa sacerdotisa de Gardner, depois de Doreen, foi Lady Olwen (Monique Wilson) a quem ele deixou o museu e seu acervo da ilha de Man, quando faleceu em 1964.

Enfim, tínhamos vários iniciados neste momento, e como sempre ocorre na história humana, alguns desses iniciados não estavam completamente satisfeitos, uns queriam eliminar umas práticas, outros queriam amplia-las e alguns queriam praticar coisas novas, que aprendiam com o contato com magistas de outros sistemas. Ao que tudo indica, o primeiro grupo, que modificou e perpetuou os ensinamentos de modo diferente foi os que hoje são chamados de Alexandrinos, que seguiam os ensinamentos de Alex e Maxine Sanders, pessoas que se diziam iniciados em 1933 por sua Avó.

Os Alexandrinos eram/são muito similares aos Gardnerianos, porém possuem algumas modificações, eliminações e emendas em seu BoS. Os conhecimentos vindos da doutrina Gardneriana foram absorvidos não somente pelos ensinamentos de Sanders, que nunca teve sua iniciação comprovada, ao que tudo indica, ele teve apenas a iniciação no 1° por Pat Kopanski.  Foi Valiente a responsável pelo amadurecimento dos principais divulgadores da tradição Alexandrina Janet e Stewart Farrar na Wicca. A tradição Alexandrina surgiu em meados dos anos 60 e ganhou cada vez mais espaço nos anos seguintes."
Cordialmente
Conselho de Bruxaria Tradicional

2 comentários:

  1. Vou aproveitar esse texto e outros do blog do CBT para embasar a minha tese! Obrigada pela colaboração! rs

    ResponderExcluir
  2. Veja só, se próprios os contemporâneos, como a Doreen, já pularam fora dessas ideias, não entendo o porquê de tanta verborragia que alguns segmentos esotéricos fazem sobre o assunto

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.