quarta-feira, 30 de março de 2011

A doutrina do Empirismo X Racionalismo

Voltamos ao nosso objetivo, conhecimento, segue abaixo uma referência da doutrina chamada Empirismo.

A doutrina do empirismo foi definida pelo filósofo inglês John Locke no século XVII. Sua argumentação consiste que a mente seria tal como um quadro em branco/ vazio, sobre o qual é registrado todo o conhecimento, cuja base é a sensação. Portanto, todas as pessoas, ao nascer, o fazem sem saber de absolutamente nada, sem impressão nenhuma, sem conhecimento algum.

O processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, pela tentativa de acerto e erro.

A doutrina do empirismo se opõe a escola conhecida como racionalismo, na qual indica que o homem nasceria com idéias inatas, as quais iriam "aflorando" à consciência e constituiriam as verdades acerca do Universo.

A partir dessas idéias, o homem poderia entender os fenômenos particulares apresentados pelos sentidos. O conhecimento da verdade, portanto, independeria dos sentidos físicos.

Referência de filósofos associados com o empirismo:
Aristóteles,
Tomás de Aquino,
Francis Bacon,
Thomas Hobbes,
John Locke,
George Berkeley,
David Hume e John Stuart Mill.

Embora no geral seja relacionado com a teoria do conhecimento, o empirismo, ao longo da história da filosofia, teve implicações na lógica, filosofia da linguagem, filosofia política, teologia, ética, dentre outros ramos.

Um comentário:

  1. Como sempre, a filosofia influencia, e muito, a sociedade. Acho interessante comentar como que o conceito de tábula rasa foi batido, com a idéia de deus, nascemos vazios e aprendemos o que está no mundo, logo chegaram à idéia de perfeição, ela está no mundo? não. pois aí "provaram" a existência de um deus que é "perfeito" (idéia cristã. Nisso vimos como a religião também influencia a sociedade, e como, muitos temtam explicar tais fenomenos. Atualmente não vimos uma pesquisa com base ou associação lógica, mas uma besta desenfreada tentando destruir tudo, apenas por atenção...

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.