sexta-feira, 29 de abril de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - SAMHAIN - Festival do Inverno Celta

SAMHAIN
Os dias ficam mais curtos e as noites mais longas, a melancolia e angústia batem a porta de cada lar celta, sendo tempo de guardar a colheita em lugar seguro bem como é a  época de sacrificar parte da criação defumadando sua carne para conserva-la . Tudo é pensado no sentido  para passar sem maior aperto o período de forte escassez que sabem não tardará em acontecer.

  Contudo, apesar de todos os esforços muitos sabem que não irão sobreviver por notarem não terem forças de superar o período de forte frio, doença e fome que está para chegar. São crianças, gente doente e pessoas idosas que tem consciência de que a morte está próxima e ao seu lado seus entes queridos que percebem esta realidade de antemão também prevendo o desfecho terrível ao mesmo tempo que temem pela própria vida já que nem é certo que eles mesmos apesar de jovens e saudáveis  cheguem vivos no verão. 
Neste  contexto surge o Samhain que é um Festival  realizado por volta do dia 31 de outubro quando marca a chegada da estação do inverno pelo Hemisfério Norte onde grandes fogueiras são acendidas nos altos das colinas em uma vã tentativa de trazer a luz de volta perdida do sol ao mundo imerso em trevas.   
Os celtas em suas crenças acreditam piamente que no Samhain as portas do submundo estão abertas, deixando a passagem livre para terríveis criaturas sombrias chegarem até ao mundo dos humanos e almas condenadas vagarem sem rumo entre os vivos, porém, nem tudo é terrível já que também neste dia os antepassados já falecidos podem ser invocados para proteção neste momento tão aflitivo. 
Nota-se um caráter catártico latente no Samhain para os celtas, isto é, todos estavam francamente aterrorizados em relação ao futuro pela experiência tidas em outros Invernos no passado e com este festival em parte aliaviavam suas tensões, brincando e celebrando com prazer a vida ao lado daqueles que amam.
De todos os Festivais este é o mais sóbrio na comemoração em termos do consumo de comes e bebes já que não podia se desperdiçar muito em virtude de poder depois guardar viveres durante o período do Inverno, havendo um clima reinante de ´´despedida´´ entre os presentes já que se intuia que muitos dos ali presentes poderiam morrer.
Escrito por ENIGM@

Um comentário:

  1. Tempo de reclusão, de meditação, de falar com seu eu interior! Tempo de limpeza, deixar pra trás o que passou, o que não nos serve mais! Tempo de morrermos para renascer novamente, renovados e melhores! Morrighan me mostrou isso...

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.