quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Primeira Batalha de Mag Tured pt.2

Conta-se que a batalha começou no primeiro dia da sexta semana do verão, dia 5 de Junho.


[...] Entre os chefes dos exércitos, houve um consenso de que não haveria uma luta generalizada, e sim que diariamente um determinado número igual de guerreiros se enfrentariam em bandos.

Os Tuatha Dé Danann levaram vantagem nos sucessivos combates, durante os quatro dias os Tuatha Dé Danann foram definitivamente os mais fortes.

Os Fir Bolg haviam ainda perdido o seu rei, que, ao deixar o campo de batalha para saciar sua sede em uma fonte, foi perseguido e morto por um grupo liderado por três Tuatha Dé Dannan filhos de Nemed. As centenas de guardas que o acompanharam não puderam salvar sua vida.

A morte do rei dos Fir Bolg foi cantada nos séculos XII e XI, e ainda em épocas mais antigas nos poemas irlandeses que chegaram até nós. Como até esta época as lanças dos Fir Bolg não eram afiadas, diz-se que foi o primeiro rei na Irlanda morto na ponta de uma lança.

[...] Os vencedores enterraram Eochaid no mesmo lugar onde caiu, sobre a cova ergueram um amontoado de pedras.

O amontoado de pedras diz respeio ao sepulcro - o Carn - que hoje é comumente divulgado ao público.

[...] Após os quatro dias de combate em que os Fir Bolg haviam tido a maior baixa, os Fir Bolg propuseram aos Tuatha de Danann liquidar a questão com uma pequena batalha da qual participariam 300 homens de cada lado, o resultado desta luta final decidiria qual dos povos devia tomar posse da Irlanda. Mas os Tuatha Dé Danann lhes ofereceram a paz e a província de Connaught. A proposta foi aceita e os Fir Bolg deixaram então nas mãos dos Tuatha Dé Dannan sua capital Tara e o resto da irlanda, exceto a província de Connaught onde se refugiaram.

Neste mito o até então líder dos Tuatha Dé Danann, Nuadu Argatlam perde sua mão em uma das batalhas golpeado por Sreng mac Sengainn. Na Irlanda tinha-se a tradição de depor todo o rei desfigurado por uma grave mutilação. Em consequência da perda da mão os Tuatha Dé Danann consideraram que Nuadu Argatlam encontrava-se incapacitado para ocupar o trono, depondo-o para que então um príncipe tirano filho do Fomoré Elatha chamado Bress assumisse a nação. A partir deste ponto inicia-se a trama que causaria a guerra entre os Tuatha Dé Danann e os Fomoré, que seria então chamada de 2ª Batalha.

No século XVII, Duald mac Firbis, célebre genealogista irlandês encontrou em Connaught famílias irlandesas que através de uma longa lista de ancestrais pretendiam mostrar suas ligações com os Fir Bolg estabelecidos nesta província após a primeira batalha de Mag Tured, entretanto, o fato nunca foi provado.


Bibliografia:
EL CICLO MITOLÓGICO IRLANDÉS Y LA MITOLOGÍA CÉLTICA - H. d'Arbois de Jubainville. 3ª ed. Edicomunicación: Barcelona, 1996. ISBN: 84-7672-743-7.
MITOS CELTAS - Miranda Jane Green. Ediciones Akal: Madrid, 2001. ISBN: 84-460-0472-0

Cordialmente
Conselho de Bruxaria Tradicional
http://www.bruxariatradicional.com.br/

Um comentário:

  1. Cada vez fica mais claro para mim a mitologia celta, sua continuidade e relações. É muito interessante ler estes mitos, o que mais me chama a atenção é o perfil guerreiro deste povo, assim como o caminho do bruxo.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.