quarta-feira, 15 de junho de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - Indomável e Marginalizada?


Surgiram algumas dúvidas com relação ao que o Conselho de BruxariaTradicional tem por idealismo, e achamos por certo oficializar no blog, muito embora tenhamos textos falando sobre o tópico e agora um conjunto de vídeos para facilitar ainda mais a compreensão.



Vamos às questões abaixo:



Conselho de Bruxaria Tradicional? Institucionalizar o que é por natureza indomável?

 R. Não estamos institucionalizando a Bruxaria e nem o Tradicionalismo, o Conselho de Bruxaria Tradicional (CBT) este sim é institucionalizado, pois é um orgão administrador de projetos e eventos tal como é uma confraria que agrega clãs tradicionalistas. Geralmente as pessoas erram ao entender o termo instituição dando a este um padrão dogmático, para nós que fazemos parte do CBT sabemos que temos um conjunto similar de crenças e desejamos reunir de modo fraterno, pessoas pensantes e que tenham empatia pelo mesmo agregado filosófico religioso, apenas isso.

Bruxaria Tradicional não tem natureza "indomável", caminhos não são indomáveis, pessoas são, muito embora o que temos visto seja apenas rebeldia adolescente sem causa, pois o CBT é para associados e simpatizantes, não regulamenta o modo individual que cada um deseja seguir, tal como também tem o direito de seguir com seus objetivos e crenças.

 

Bruxaria nunca foi culto institucionalizado, associar estritamente ao paganismo também á absurdo, porque a BT não se prende só a um povo e só a uma religião.

R. Devemos entender que Bruxaria são os antigos cultos na Europa antes do advento do Catolicismo, sendo assim, conforme podemos entender pela historia e pela linha de tempo, Bruxaria poderia ser um culto de caráter aberto à sociedade a uma determinada região antes de ser marginalizado, ou mesmo serem crenças próximas de religiões oficiais tal como crenças familiares.

Nós associamos estritamente ao paganismo, por questões históricas e de interpretação, do mesmo jeito que pagão deriva do latim campo (e falamos de crenças campesinas), ele também é associado ao não batizado no Catolicismo, caso não concordem com esta ligação, poderíamos dizer então que Bruxaria esta ligada estritamente o que a Igreja Católica entende por "Bruxaria"? A maioria dos bruxos repudia a visão Católica de suas crenças, nós que usamos o termo tradicional reforçamos esta aversão.

Concordamos que Bruxaria não se prende a um povo ou uma só região, por isso defendemos a hegemonia de culto derivado das diferenças dos povos, do folclore, da mitologia, da história, dos costumes, etc... Entretanto, encontramos mais pontos que nos unem do que nos afastam. 



Eu sou iniciado há alguns anos e ainda acho tudo isso muito esquisito. Eu não tenho o menor interesse em acabar com o preconceito contra a Bruxaria.

 R. Nós respeitamos o direito individual das pessoas, tal como damos a elas o direito de escolha, alternativas que promovam liberdade, igualdade e oportunidades. Tal como alguns gostam de ser tratados como marginais, outros preferem dignidade religiosa, igualdade social e de crença, entre outros pontos.

Todo iniciado vem de uma ordem iniciática e uma ordem iniciática é uma instituição, uma organização, um grupo, portanto seria uma contra-tese acreditar em não instituição. Cabe também aos iniciados checarem quais são as premissas destas ordens. O que temos visto são pessoas iniciadas em outras sendas como Rosa Cruz e Wicca e portarem um título de Bruxo Tradicional, ou seja, o magista se inicia em Thelema e quer ser sacerdote Budista (?). Entretanto com o CBT o aprendiz irá se desenvolver em Bruxaria em sua forma Tradicionalista e ser iniciado como tal, algo muito mais coeso!





Minha opinião, por tudo que li, que vivi e que conheço é que esse projeto não faz sentido. Acho também vocês deviam refletir sobre usar o nome "Bruxaria Tradicional”.

R. Então estamos de acordo que cada um tenha sua opinião e crença e siga conforme o que pensa, também achamos que as pessoas e instituições devam refletir sobre seus objetivos e espiritualidade. Nossa base de estudos e religiosidade tem respaldo, algo que não temos visto dentro dos que dizem ser bruxos tradicionais, ou seja, um amontoado sem sentido de pensamentos e junções de sistemas plagiados de crenças tradicionais sem o mínimo respeito pela identidade religiosa.

Como dissemos em outros textos, antes de juntar as palavras "Bruxaria Tradicional", devemos entender o que é Bruxaria e o que é Tradicional, sem subterfúgios, de maneira direta e simples, somente a partir disso pode se criar um pensamento sobre a ênfase tradicionalidade na Bruxaria. 

Reforçamos ainda, que não estamos ligados a movimentos dissidentes da Wicca da década de 70, a nossa tradicionalidade esta ligada a era antiga, antes do domínio cristão, conforme este artigo.



Cordialmente,




9 comentários:

  1. é por isso que as pessoas hj em dia tem medo de falar de Bruxaria tradicional, pq a maioria das pessoas ainda tem a mente muito fechada e distorce td... fala mal e já sai condenando algo que mal entende!
    E a maioria cansada de tentar mostrar o real idealismo por trás de td, acaba desistindo de escrever e falar sobre. E o que gosto no CBT é isso, podemos até cansar mas somos guerreiros e não deixamos difamações ou gente sem conteúdo dissipar nosso objetivo que é mostrar a realidade sobre a Bruxaria. Força aos que se empenham tanto em divulgar e sim, desmarginalizar algo que deveria ser tão óbvio por ser tão natural...

    ResponderExcluir
  2. É importante observar que sempre que tem pessoas sérias e com fundamento nas questões, sempre são atacadas injustamente por aqueles sem base ou que "acham" que conhecem alguma coisa. E qdo se prova conhecimento através de estudos acadêmicos, usam de ferramentas como a internet para espalhar calúnia e sujar ainda mais sua imagem com bases falsas.

    ResponderExcluir
  3. CONCORDA COM O ASSUNTO EM QUESTÃO , E DEIXO BEM CLARO QUE TEMOS QUE PÔR EM PRÁTICA NOSSOS OBJETIVOS & PONTOS DE VISTAS ,NOBRES IRMÃOS DA BRUXARIA!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Somos transparentes com relação aos nossos objetivos e ao que fazemos, tal como não reconhecemos como iguais pessoas que pensam que a bruxaria tradicional é voltada a demonologia ou ao satanismo, é uma questão unicamente de crença e não de trabalho (oficio). Aos que pensam de forma diferente que são livres para buscarem o que acham melhor para si próprios. Agora é de certo que nós buscamos dignidade religiosa para a Bruxaria, quem deseja ficar na marginalidade que fique a vontade, tá cheio de pantano escuro por ai! rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Melhor que isso, só desenhando MESMO!

    ResponderExcluir
  6. Eu fico realmente chocada com a falta de discernimento que permeia a mente de muitos em nossa sociedade ainda nos dias de hoje.
    Sabe a velha história do para "bom entendedor..." faltam e como faltam bons entendedores atualmente!!!
    Como questões tão óbvias, que qualquer pesquisa histórica demostra com facilidade, podem ficar tão confusas na cabeça das pessoas!!! E porque ao invés de tantas demostrações de ego e críticas a quem tem um trabalho tão claro e objetivo como é o do CBT não há mais estudo e menos ficção por parte destas pessoas. Já perdi as contas de quantas vezes já foi dito a que veio o CBT, se a pessoa não é conselheiro esta opinando o que na casa alheia? Para acrescentar a todo restante, isso é no mínimo uma falta de educação tamanha!!! é o básico, não palpite onde não foi chamado e onde não foi pedida a sua opinião...
    A bruxaria não é o samba-do-crioulo-doido que o esoterismo fantasiosamente criou. Nem é passível de ser entendida sobre o olhar de uma outra religião, pela visão medieval que é sabidamente influenciada pelo catolicismo. Olha o prejuízo que a ignorância causa no mundo. Até quando estes pseudo-bruxos vão achar "bonitinho" ser apontado na rua como o cara estranho, que intimida.
    Chega de fantasia!!!
    Seriedade, minha gente!!! Não é pedir muito!

    ResponderExcluir
  7. So posso dizer que é engraçado e trágico tb, o sujeito é bruxo dai ele sabe que esta no paganismo, no culto da natureza e tal, dai coloca tradicional e passa a ser cristão herege, cultua demônios, perde a base de senda e se torna apenas trabalho (oficio), não dá para entender... Justo o cara que tem que preservar... realmente esquisito! rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. O curioso é esse discurso tão saturado e cheirando a enxofre de que "bruxaria é marginal e indomada". Pelos deuses, como criaturas que se dizem bruxos podem refoçar uma visão tão deturpada e ferrenhamente combatida por todo o movimento pagão? Ah, lembrei! Eles não são pagãos! Pois então que se assumam e parem de se dizer que são o que nem conhecem, bruxos tradicionais!

    ResponderExcluir
  9. Quem procura a bruxaria para ter um status de indomável ou marginal da sociedade se perde já de cara nos conceitos... Quissá então se falarmos de espiritualidade e crença. []'s

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.