sexta-feira, 5 de agosto de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - Religião e Margaret Murray

Não iremos falar especificamente da autora Margaret Murray (1), pois sua obra foi dedicada aos estudos e cooperação da criação da religião chamada de Wicca, usar de uma fonte religiosa e neo-pagã, no caso wiccana,  para interpretar outras formas de crença pré-cristã é inviável a qualquer método acadêmico coeso, porém o que desejamos focar é o termo Religião.

A base etimológica constando nos meios oficiais, entre outras definições, é "Prestar Culto a Divindade", se religião em sua essência é prestar culto à divindade, a bruxaria de hoje e a de ontem presta culto às divindades, alias qualquer crença tradicionalista tendo como princípio de cultuar deuses etimologicamente é uma religião, independente do seu status para com a sociedade (oficial ou não). 

A Bruxaria Tradicional, quando falamos de origem antiga, em qual período da história deveríamos analisar? Na era medieval, moderna? É obvio que será a Era Antiga, ou seja, na periodização das épocas históricas da humanidade, Idade Antiga, ou Antiguidade é o período que se estende entre aproximadamente no ano de 4000 a.C. ate a queda do Império Romano (476 d.C.).

A história nos mostra que nesse momento teremos povos que não eram cristãos de culto pagão e politeísta, alguns deles estão presentes nas obras de grandes pesquisadores e filósofos da época, é de comum fato as operações mágicas como também a ritualística de culto, entretanto tanto uma como outra não se desvinculam da questão religiosa, dizer que alguém faria um feitiço sem ligação mítica para essa época e tão sem sentido tal como a prática mágica sem estar ligada a uma crença, folclore ou costumes religiosos.

A tese de se ter um feitiço sem ligação de culto se trata de uma falácia que não encontraremos nenhum precedente na história, o que encontraremos são as placas de maldição, mas mesmo estas eram entregues em templos de culto religioso.

Bruxaria não é uma prática de transmutação, prática de transmutação encontraremos em muitas religiões, são práticas de alteração de pensamentos, de meditação, de refletir sua a vida, de alquimia, etc... Bruxaria é uma forma de culto, é uma crença, já o termo ofício (trabalho) é muito lembrado, não acreditamos que para ser um bruxo seja necessário ter a obrigação de prestar serviço, mas também podemos prestar serviço, claro! Entre muitas outras atividades ocultistas.

Portanto nós do Conselho de Bruxaria Tradicional nos dedicamos às crenças de base antiga, pré-cristãs, pagãs, politeístas e de raiz. Não reconhecemos e não estamos vinculados a movimentos magistas que fogem a estes princípios.


(1) Margaret Murray: O renascimento da Wicca pode ser encontrado no início do século XX nos trabalhos da antropóloga inglesa Margareth Murray, suas pesquisas sobre “as origens e a história da feitiçaria” começaram com a idéia comum de que “todas as feiticeiras eram velhas sofrendo de alucinações por causa do diabo”.

Cordialmente,


3 comentários:

  1. O pessoal mistura tanto as coisas e se perde tanto em conceitos que não me admira se daqui a pouco tiver alguém falando que os Smurfs são celtas só porque são azuis!!! risos...

    ResponderExcluir
  2. Boa observação, Yellow Cat! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. O mais interessante é que ficam a criar teses em cima de autores wiccanos e modernos. Ainda bem que pelo menos no CBT temos uma linha bem coesa de crença!

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.