sábado, 24 de março de 2012

A Filosofia do Prazer e o "Castrolicismo" Ascencionado

Hoje falarei sobre o Hedonismo, uma filosofia que me agrada e acredito que todos deveriam parar de se chicotear perante um caminho de dor, sofrimento e muitas vezes ignorância, como gosto de objetividade, pois temos mais coisas a fazer do que perder tempo em parlapatório
totalmente fora de contexto ("patropismo"), vou redigir um pequeno artigo baseado em outros que tenho lido e que a mim, pelo menos, faz muito sentido.

Um texto de Gordon Haddon Clark menciona pensamentos bem interessantes inclusive sobre a origem do termo e sua respectiva definição: A palavra hedonismo (do grego hedonê, "prazer", "vontade") é uma filosofia que conceitua ser o prazer o divino bem da humanidade. Surgiu na Grécia com os pensadores Aristipo de Cirene e Epicuro. O hedonismo atual procura fundamentar-se numa concepção mais ampla de prazer entendida como felicidade para o maior número de pessoas.

O termo tem se disseminado e encontramos indiretamente em muitas sendas os seus princípios, algumas interpretações deturpadas falam da prática egoísta perante os prazeres materiais promovendo uma visão depreciativa e de decadência moral, pois o fato de se focar em ter uma vida prazerosa é totalmente diferente de ser superficial ou querer este prazer unicamente para consigo.

"Segundo Michel Flocker “hedonismo é a doutrina que considera o prazer ou a felicidade como o único ou principal bem da vida.” Sendo assim, o hedonismo é a aplicação dessa máxima levando-se em consideração que apenas o próprio individuo é responsável pela intensidade e qualidade do seu prazer."

Encontrei em uma comunidade algumas diretrizes que todos nos poderíamos aplicar em nossas vidas, e pelo que pude notar, todo mundo tem ou deveria ter um pouco de hedonismo em suas crenças, vejam a baixo:

1°: BUSQUE A FELICIDADE
Ser uma pessoa ativa em busca da sua felicidade, desenvolvendo uma prática agradável no seu cotidiano.

2°: "CARPE DIEM"
“Aproveite o momento” em latim. O termo se tornou conhecido através de um poema de Horácio, e é também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer sem ter medo do futuro.

3°: FALE MENOS E REALIZE MAIS
Despreze a superficialidade da verborragia e meta a mão na massa, se constrói com trabalho e não com abundância de palavras inúteis, que exprimem poucas idéias

4°: NÃO SE LEVE TÃO A SÉRIO AO PONTO DE DESRESPEITAR-SE
Deixe de lado velhas rotinas e evite agredir a si próprio. Melhorar-se é o que de melhor você pode fazer aos outros.

5°: NÃO SE LEVE TÃO A SÉRIO AO PONTO DE DESRESPEITAR AO PRÓXIMO
Ser respeitoso deveria ser um dos primeiros pontos de qualquer caminho.

6°: CRIE O SEU CONFORTO
Aprecie os bons momentos e esteja em situações confortáveis e que exprimam o bem estar.

7°: EVITE VERDADES ABSOLUTAS
Reinvente-se. Reveja conceitos. Mude de idéia. Relaxe e permita que as pessoas e a vida lhe surpreendam a qualquer tempo.

8°: RELACIONE-SE FLUIDICAMENTE COM A NATUREZA
A natureza é nossa casa, tenha hábitos saudáveis e uma consciência ampla sobre os ciclos da vida.

9°: SORRIA MAIS
Não tenha vergonha de rir quando assim o desejar. Seja autêntico e descubra que rir pode ser uma maneira de libertar-se do padrão.

10°: NÃO TENHA PRESSA
O melhor do caminho é a paisagem, reavalie sua lista de pendências e administre as urgências eliminando assim a sensação de frustração 

11°: DESAPEGUE-SE DAS VISÕES DISTORCIDAS
Reflita e medite, reavalie os seus valores e como eles se ajustam a sociedade, por vezes uma quebra de paradigma pode levar a um melhor entendimento sobre a vida.

12°: SIGA SEUS INSTINTOS
Pare de ignorar os sinais que seu corpo emite a todo instante.
Somos animais. Coma quando tiver vontade. Durma quando tiver sono e tente aplacar seus desejos sexuais sempre que possível.

13°: PRESERVE SENTIMENTO
Invista seu tempo cultivando positividade e tranqüilidade. Sentimentos são artigos preciosos e devem ser aplicados ao cultivo do amor, da felicidade e do prazer.

14°: BUSQUE O PRAZER
O prazer pode levar ao autoconhecimento, conhecendo o seu ritmo e reconhecendo os seus limites. Não tenha medo de desfrutar do êxtase profundo latente de sua essência.

15°: ABANDONE A CULPA
A mente é um divino instrumento quando bem usada, você é o único responsável pelas suas atitudes, viva bem se libertando de limites e bloqueios, faça de tudo que esta em sua necessidade pessoal, preservando logicamente pessoas e não tornando os seus atos viciosos.

 Espero que tenham tido o mesmo prazer que tive ao interpretar essas dicas, o que vale é o prazer de se estar completo na realização dos seus atos e seja feliz.

Abraços Fraternos,

Ricardo DRaco


Cordialmente,