sexta-feira, 6 de abril de 2012

BRUXARIA TRADICIONAL: Teses sobre a Páscoa Pagã

Encontramos diversas teses que buscam validar nossas crenças pela ótica pagã, nem todos os costumes podem ser aplicados diretamente a uma origem remota, alguns vieram de época em época traçando o que temos hoje como uma comemoração sagrada.

Nesse grande jogo de puxa-puxa onde na diversidade religiosa, cada um quer dar legitimidade a sua crença, encontraremos de igual modo no paganismo, contudo o Conselho de Bruxaria Tradicional de um modo muito coeso apresenta este artigo no intuito de estudo e probabilidade de teses e não como uma verdade absolutista.

Trataremos por tópicos os assuntos e o envio de teses são bem vindas:

ORIGEM

Aqui devemos entender separar o nome da cerimônia, sendo que a cerimônia pode ter dado a origem do que temos hoje, porém e provavelmente muitas cerimônias antigas se afastam dos costumes do cotidiano e podem se afastar de tal maneira que muito pouco ou quase nada haverá de familiaridade, sendo assim teremos nos povos pré-cristãos algumas boas referência de um culto de consagração à prosperidade, a fertilidade dados pelo simbolismo do coelho e dos ovos.

É de fácil compreensão que coelho não coloca ovos e muito menos de chocolate, tal como em nada tem de concreto com a mitologia cristã no que se refere à história de Jesus, O Cristo, e então teremos a ligação do nome Páscoa com a origem hebraica de Jesus através da comemoração do Pesach, que significa "Passagem". Esta é uma tese até pelo que podemos ver Páscoa é morfologicamente bem diferente de Pesach.

Voltemos ao nosso querido latim para tentar desvendar esse mistério e teremos o termo Pascae, um termo que poderia ter sido assimilado do grego Paska (em tese).

Paska por curiosidade também é um pão consumido no leste europeu e também serve de símbolo para as festividades de base cristã (?), temos um exemplo disto no bolo Colomba Pascal, alguns com desenho de cruzes, deliciosos e recomendo a todos os pagãos experimentarem!

Teremos outras teses com relação à Eostre/ Easter (Páscoa) de origem proto-germânica que pode significar “brilhar” tendo como base o fato dos dias primaveris e a vinda do verão com dias mais claros e regida pela deusa saxônica da alvorada Eostre.


SIMBOLISMO DOS OVOS

 Os ovos deveriam ter muitos significados perante os povos antigos, veremos alguns simbolismos ligados à renovação, a origem, ao nascimento.

Antigamente não se ganhava ovos de chocolate, o costume era pintar ovos de galinha e ofertar como presentes de boa sorte. Hoje os ovos continuam bem coloridos, as cores representam a inspiração para os dias iluminados pela boa estação (verão). Povos que encontramos referências Gregas, Egípcias e Europa Central, mas entendo que aqui haveria a necessidade de se aprofundar no estudo visto termos algumas referências no oriente, porém a título de arte e filosofia e não necessariamente com a cerimônia de Páscoa.


SIMBOLISMO DO COELHO

O coelho é símbolo de fertilidade, é um mamífero que procria muito rápido, também encontraremos o simbolismo deste animal com a Deusa a Eostre, mostrando seu simbolismo com a religiosidade germânica.

Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade, prosperidade e da vida.



CONCLUSÃO

Podemos diante da história, costumes e crença chegarmos a diferentes origens, cada uma delas mostrando uma visão que difere ao mesmo tempo em que aproxima da nossa atual Páscoa, não havendo a necessidade de segmentar religiosamente uma comemoração que se baseia na renovação, na fertilidade e prosperidade, portanto cristãos como pagãos podem comemorar com suas divindades ou não, o tão esperado momento cíclico da natureza.

 




Cordialmente,



Um comentário:

  1. Adorei o artigo. Parabéns.
    Minha leitura de Páscoa e similar a minha leitura sobre vários outros festejos da calendário cristão. Eles são uma mistura de diversas tradições presentes em culturas distintas e com simbolismos similares que se fundiram com o passar dos anos e o processo de globalização.
    A Páscoa que comemoramos hoje como você disse seria a reunião de diversos simbolos com significado de fertilidade (vida) e por isso teria assimilado o renascimento de Jesus Cristo.
    Como pagão acho que a data faz mais sentido no Hemisfério Norte do que aqui no Sul já que eles estão no Equinócio de Primavera,
    Sobre os ovos de chocolate e coelhinhos de hoje em dia. Adoro chocolate então não tenho nada contra, mas acho que a super valorização do comprar ovos e toda a história foge até signo cristão puramente falando e entra no domínio do puramente Comercial. Que aliás permeia a humanidade como um todo independentemente da crença. É o que acho no momento posso mudar de ideia algum dia hahhaa. Abraços!

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.