quarta-feira, 16 de maio de 2012

Aprendizes na Bruxaria Tradicional

Em uma palestra da Senhora Telucama em São Paulo, conversamos sobre a necessidade de adequarmos o aprendizado que veio em grande parte da oralidade para padrões mais próximos ao que as pessoas de um modo geral tem como base, devo dizer que o aprendizado passivo do tipo que o aprendiz senta na cadeira e fica ali parado apenas escutando nunca me agradou, em meu grupo, a CLÁN Dragones, temos colocado as pessoas para aprenderem de forma ativa, com funções, com desafios, com determinações, fazendo com que as mesmas trabalhem para o bem comum ao mesmo tempo em que desenvolvem um aprendizado efetivo e personalizado.

As questões de entrada no grupo de estudos e nas iniciações são bons filtros para selecionar o tipo de pessoa que desejamos para compartilhar este aprendizado, essa grande peregrinação, nos livrando das visões tortas e adentrando no seleto caminho dos deuses, é diferente da vida comum, a vida é como a correnteza de um rio, mas com certos conceitos podemos ter uma viagem bem mais confortável e sábia. Também não quer dizer que todos irão por um caminho sábio, o conhecimento por si só não faz milagre em uma mente fechada, fraternidade e comprometimento são como plantas que devem ser regadas todos os dias, senão o peregrino se torna um galho seco de uma árvore e acaba caindo.

Devo dizer que meus irmãos conselheiros tem uma grande sabedoria e fraternidade, compartilhamos um caminho de grande beleza e sabedoria, com idealismos e atos que são inspiradores, aprendemos com tudo e com todos, ontem mesmo recebi de uma aprendiz a frase que "existe nesse mundo muitos caminhos, mas apenas um caminho nos leva ao coração e que as pessoas querem colocar todos os caminhos em uma única via e esquecem o belo caminho da alma", refletindo sobre isso é o que temos visto, as pessoas querem colocar de tudo dentro de uma casa, mas elas não sabem qual é a casa que devem colocar e nisso nascem os conflitos pessoais, o desequilíbrio, a difamação, a falta de respeito e quando a pessoa notar estará ilhada e perdida nas suas ilusões pessoais que ela julga ser sempre a dos outros.

Eu nunca gostei e acredito que nunca irei concordar com gente aproveitadora, gente que não acrescenta em nada e espera pegar a onda na prancha do outro, muitas vezes derrubando, puxando tapete, difamando, gente que observando como se comportam arrastam a todos a sua volta para baixo, e ai todos vão embora, inclusive a saúde, a prosperidade, a fraternidade e só resta a presença da própria ausência.

Não sei se muitos concordam com o que eu penso, mas acredito que para ser um bruxo no mínimo a pessoa tem que ser gente, tem que ter educação, respeito, ética, bom senso, e infelizmente tenho visto tantos aprendizes que falam de boca cheia que tem um "mestre", ou seja, um orientador, e não respeitam àquele que ensina, não concordam com que o sujeito diz, espalham conceitos errôneos usando do nome daquele que ensina e ai me vem aquela velha pergunta! Por que o sujeito esta gastando o seu tempo e o pior o tempo daquele que esta ensinando? Seria isso uma necessidade emocional de dizer que tem um mestre? Seria uma necessidade de status? Quem sabe uma total falta de foco e autoconhecimento? Posso criar aqui uma lista enorme do que poderia ser, mas resumo em total falta de bom senso.

Eu decidi que vou priorizar o meu tempo, dedicando a pessoas que merecem o valor da presença, ensino para quem realmente quer aprender, não discuto com malucos, escrevo como hobby, pois sei que interpretação não é para todos e conhecimento é dado para quem esta capacitado a entendê-lo. Se o papo me agrada eu fico senão me mudo e digo que tenho vivido melhor, dou mais risadas, faço exercícios, curto ficar perto de pessoas dignas e saber descartar as perdidas... Se eu, como um dos conselheiros, posso dizer algo a favor do seu aprendizado, diria para viver sua vida sem se importar muito com o que os outros vão pensar, geralmente não existem bons e sábios críticos e a grande maioria acha que você esta num caminho errado diante de um mundo muito pequeno ao qual vivem.

E o colegiado? Aos professores sejam idealistas e promovam o seu melhor, isto não quer dizer que receberão o melhor dos seus alunos, não conte com gratidão e respeito, conte apenas com o ato fraterno de compartilhar o resto é ilusão.

Caros sempre um grande prazer em escrever, aos que gostam dos artigos sejam sempre bem vindos, aos que não gostam não percam o seu tempo aqui, tem um mundo inteiro lá fora, para viagens, amores e atividades.

Abraços como Sempre Fraternos,

Ricardo DRaco
Conselho de Bruxaria Tradicional no Brasil