sexta-feira, 17 de junho de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - Bebida Sagrada dos Mistérios de Elêusis

 Kykeon (Gr. κυκεών, de κυκάω, "para mexer, para misturar") foi uma bebida grega composta principalmente de água, cevada e substâncias que ocorrem naturalmente. Foi usado no clímax dos Mistérios de Elêusis para prática de êxtase, mas era também uma bebida favorita dos camponeses.

Kykeon é mencionada em Homero nos textos:
A Ilíada descreve-o como sendo composto de cevada , água, ervas e queijo de cabra (XI, 638-641).
Na Odisséia, Circe acrescenta mel e derrama sua poção mágica (X, 234).
No hino homérico a Deméter, a deusa se ​​recusa o vinho tinto, mas aceita kykeon feita a partir de cevada, água e poejo.

Era suposto ter propriedades digestivas. Hermes recomenda em Aristófanes Paz “(v. 712) para o herói que comiam muita fruta seca e nozes”.

A fórmula divide os especialistas, entre os possíveis ingredientes estariam o poejo (erva aromática levemente alucinógena), o ópio ou, ainda, cravagem (uma infestação de fungos que aparece em cereais). Se essa última hipótese valer, entre os componentes solúveis da bebida estaria à ergotina, matéria-prima do LSD.

 A hipótese original dos Mistérios de Elêusis sugere que a espécie Claviceps purpurea (um fungo), coletada e utilizada pelos sacerdotes advindo da cevada das planícies da região era o provável ingrediente ativo da poção psicoativa usada no rito anual em Elêusis. Foi ainda sugerido que os hierofantes teriam processado a Claviceps purpurea dissolvendo os alcalóides solúveis em água, uma vez que esta fração contida é o composto principal da hipótese psicoativas de um ácido lisérgico muito semelhante à estrutura do psicoativo LSD.


Albert Hofmann, escreveu que o Claviceps paspali (outro fungo) não era apenas comum na cevada, mas sobre as gramíneas selvagens da região continha uma mistura muito mais psicodélica de alcalóides.

Existe uma grande variabilidade reconhecida de alcalóides de acordo com as condições locais conforme cada matéria parasitada por fungos, algumas conhecidas e com relativas ao século 50 aC e algumas teses que levam a 600 aC.

Outros fatos relevantes para a poção kykeon e suas relações com ritos e que havia famílias de hierofantes que controlavam e mantinham em segredo a receita da beberagem, tal era a importância com o sagrado, o kykeon foi desvendado em pelo menos uma ocasião revelada pela historia para o uso de um "coquetel" em Atenas, profanando o rito sagrado e sua poção. 

Algumas características do ingrediente ativo, talvez a maneira em que foi recolhida e / ou preparada, devem ter sido demasiadamente simples, de acordo com as habilidades técnicas da época, ainda não facilmente observado por espiões, nem intuído por estranhos. Algum truque químico ou agrícola deve ter sido envolvido, e que deve ter sido uma forma que foi difícil de observar por parte de estranhos, algo feito na privacidade do templo por sacerdotes, ou, se feito em público, algo que, para um forasteiro, parecia ser uma atividade normal aos sacerdotes, tal como atividades rotineiras, talvez uma "bênção do grão", ou algum ritual desse tipo. 

 O fato de que a receita foi mantida em segredo por quase dois mil anos pode muito bem indicar que uma mentira muito eficaz tenha sido utilizada para protegê-la. Assim, devemos aprofundar muito mais sobre as possibilidades da cravagem do centeio, em vez de postular, na base de que a receita publicada foi pelo menos parcialmente um engano, que o kykeon poderia ter sido uma preparação feita a partir de cogumelos, como tem sido sugerido por alguns. Se o Hino a Demeter especifica a cevada, é muito provável que o kykeon tem algo a ver com a mesma, cogumelos não têm nenhuma relação com cevada. E a hortelã especificada na receita também apoiaria a hipótese de fungo, a hortelã é um remédio conhecido para a náusea de psicodélicos como o ácido lisérgico.
Vários aspectos do Rito e que sabemos sobre os cogumelos fazem a hipótese improvável. O rito foi realizado a cada ano e em um momento definido com precisão no mês de setembro. Muitos milhares de exemplares seriam necessários em uma época do ano que o clima da Grécia seria desfavorável à colheita, embora existam áreas montanhosas de 1000 metros de altitude e estão dentro de dez ou 20 km de Elêusis, é muito improvável que tais quantidades de cogumelo selvagem poderiam ter sido localizadas tão cedo no ano antes das chuvas de outono, ou que os hierofantes poderia ter coletado tais quantidades a cada ano e os transportado de volta para Elêusis sem o segredo de a sua atividade escapar.

A conexão kykeon com cevada, indicou claramente em muitas fontes, também não teria sentido ser o ingrediente ativo um cogumelo.
Como observado nos Mistérios de Elêusis os gregos estavam bem familiarizados com uma ampla gama de inebriantes de ervas, e como se preparar "vinhos” adequados para muitas finalidades.

No rito os iniciados, sensibilizados obtinham revelações espirituais e intelectuais. É provável que o culto a Deusa Demeter propagasse a papoula de Creta para Elêusis e é certo que o ópio era produzido a partir de papoulas em Creta.

 Terence McKenna especula que os mistérios foram centrados em torno de uma variedade de cogumelos e plantas psicoativas, existem hipóteses recentes que sugerem que a tecnologia de cultivo dos cogumelos era conhecida no antigo Egito a qual poderia facilmente ter se espalhado para a Grécia.

Outra teoria é que o kykeon foi uma analogia tal como a poção da Ayahuasca envolvendo dois componentes que se completavam numa estrutura psicoativa.

Uso de poções para fins religiosos era relativamente comum na Grécia e no mundo antigo.

Cordialmente,


3 comentários:

  1. Bowa! Gostei... Falou-se que era no mÊs de setembo.. hum...será que tem algo a ver com Dioniso, deus do estase e beberagem, Já que é neste mÊs comemorado seus cultos e nascimento? Dioniso é um deus que foi da persia que foi para grécia e lá se manifestou nume aos mortais, no periodo onde se tem o carnaval (sua manifestação na Agora... mas ele é da primavera!

    ResponderExcluir
  2. O homem e sua eterna interação com as ervas de poder. O quanto já aprendemos com elas, e o quanto temos ainda a aprender!

    ResponderExcluir
  3. Cada vez que leio um post assim percebo o quão sábios eram os povos antigos, mesmo sem toda essa tecnologia atual, eles conseguiam entrar em contato com o divino e com a Natureza de um modo tão simples.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.