segunda-feira, 20 de junho de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - O Altar e a Tradicionalidade

O Altar na Bruxaria Tradicional
Copyright © Gustavo Elias 2001
 
Hoje em dia, encontram-se muitos livros sobre a Bruxaria Moderna contendo capítulos a respeito da montagem de um altar. Geralmente há listangens de possíveis elementos a serem colocados em cada ponto cardeal resultando em elaboradas mesas ritualísticas contendo, muitas vezes, objetos os quais as humildes bruxas da antigüidade seriam impossibilitadas de adquirir.
Isto significa que estes objetos são supérfulos para o praticante dos dias de hoje?  A resposta, como muitas questões na Bruxaria, seria sim e não. Para o praticante da Bruxaria Moderna, e até mesmo para aquele que segue a Bruxaria Tradicional, estes elementos, de início, o ajudam a transportar sua mente para o universo da magia e acabam tornando-se poderosos instrumentos quando são capazes de realizar esta conexão.
No entanto, para quem deseja seguir o caminho da Bruxaria Tradicional, é importante que o indivíduo despreenda-se destes elementos, procurando entender a simplicidade da Bruxaria. Você consegue imaginar uma Bruxa ou Bruxo em tempos antigos utilizando todos estes acessórios ritualísticos? O que é REALMENTE NECESSÁRIO para a sua pratica ritualística? Pense nisso. As vezes é realmente uma tentação utlilizar toda aquela parafernália, mas se irá realizar alguma prática fora de sua casa, como por exemplo na floresta, você realmente sente a diferença quando carrega 1/10 do peso que carregava antes! A natureza contém todos os elementos necessários para o nosso trabalho mágico. E aos poucos, você aprende a localizar tudo o que precisa para realizar um feitiço ou uma celebração.
Chegamos então a um ponto importante: a montagem do altar. Para algumas tradições de Bruxaria Tradicional, o altar pode ser tão simples como um cajado com ponta dupla fincado na terra e adornado com símbolos sazonais. Para decorá-lo, você poderá utilizar-se de elementos da própria natureza como flores e plantas do estilo trepadeira. Use sua criatividade para tê-lo de acordo com cada estação e propósito ritualístico. Este mesmo cajado poderá ser utilizado normalmente em suas caminhadas pela Natureza e em suas invocações no lugar do athame (faca ritualística).  Você poderá também ter uma vela ou lamparina ao lado de sua base, e terá tudo o que precisa para iniciar seus trabalhos.
Outras tradições fazem uso de objetos com formas naturais encontrados na natureza tais como pedras ou tronco de árvores para a montagem da mesa ritualística. Nela, o praticante poderá colocar os elementos mais básicos a serem utilizados por ele tais como um incenso em palito (se não estiver queimando ervas secas), faca ritualística, corda, pano ou outro acessório dependendo do que for feito.
O importante é ter sempre em mente a simplicidade da Arte e buscar sempre a sintonia com os Antigos Costumes e os Ancestrais. Desta forma, o praticante Tradicional terá a certeza de que seus trabalhos condizem com a linha que deseja seguir.
 
 
Copyright © 2001 Aengus Mac ind Óg

3 comentários:

  1. É exatamente esta simplicidade tão carregada de significado que torna um caminho como a bruxaria tão encantador.

    ResponderExcluir
  2. Muito importante este texto! Ás vezes vemos pessoas se perderem e deixarem escapar a verdadeira magia do momento, por conta de detalhes bobos como a falta de algum instrumento... O importante é estar lá e celebrar, ser criativo e sensível... se soubermos ficar em silencio e ouvir a Natureza, ela nos mostrará todos os elementos ali mesmo, no local onde escolhemos celebrar!

    ResponderExcluir
  3. As pessoas tem que lembrar que naquele tempo não existia lojas esotéricas que vendesse athames, varinhas, capas, cristais e incensos(3 por um real)... Vamos aproveitar as forças da Natureza e aproveitar o que ela tem a nos oferecer, com respeito sempre.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.