sexta-feira, 3 de junho de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - O Papo da Feira Bruxesca

Estava comentando com um amigo sobre as questões da Bruxaria Tradicional, até onde seria o ponto exato entre divulgação e desespero por visibilidade, claro que a resposta veio muito rápida, olhei para a internet e lá tinha um apelo "Venha vender frutas na minha barraca de verduras" com um slogan dos mais batidos! "Aqui as pessoas vão te ver e você venderá mais"! Claro que morri de rir disto, afinal de contas, nem a barraca do verdureiro tem visibilidade, a não ser quando criticam outros produtos ou armam o barraco perante a concorrência, com o objetivo de chamar a atenção e vender abóboras por folhetos.

Eu acredito nas boas idéias, naquelas que ajudem a tornar um trabalho de fácil acesso, mas às vezes fica o questionamento até quando isso é viável e não distorce o objetivo? Estava fazendo uma comparação com aquelas barracas de verdureiros, onde o sujeito fica gritando o tempo todo, "Venham nós somos os Verdadeiros Verdureiros - "Somos Abobrados" e vendemos abóboras! Nossas abóboras são as melhores, quem planta é o melhor, e tudo isso fresquinho e carregado em nossos lombos, pois não acreditamos nas instituições automobilísticas, todas são falsas!".

É incrível, mas é assim que nós que estamos ha algum tempo na Bruxaria Tradicional, onde qualquer acesso para divulgação era uma festa e todos os envolvidos faziam realmente um evento festivo, num restaurante ou casa de conhecidos e hoje vejo uma total distorção de valores, vejo estrangeiros tendo que sair dos seus países para vir aprender bruxaria tradicional aqui no Brasil! Antigamente tínhamos que ir para fora, e passagem aérea era um fortuna. Em torno de três décadas atrás achar um livro sobre bruxaria era uma dificuldade tremenda! Tínhamos que traduzir, hoje temos dezenas ou centenas, a maioria cai nos mesmos erros, nas mesmas fontes, nos mesmos livros com interpretações diferentes e os livretos de entretenimento, alguns fantasiosos outros de terror místico e alguns plagiados.

Lembro do passado de forma meio saudosista, visto que para escrever um livro o sujeito tinha que ser bom, hoje qualquer um pode escrever, basta pagar a devida "cota" é um problema que gerou o famoso inchaço no mercado esotérico, temos um monte de títulos à maioria serviria apenas para alimentar a lareira!

Outro dia vi uma propaganda sobre um evento bruxesco, confesso que um ou outro eu conhecia, o restante novatos, alguns até já chegaram a ter contato comigo, só que hoje o cara é "mestre", isso me faz lembrar de um texto sobre mestres que vi em um blog, falava do mestre interior.... Ai pensei, para alguns o mestre interior deve estar abraçado com o capeta ou embrigado, pois não sai nada interessante dali.

Voltando ao verdureiro, pensei em montar uma barraca perto e vender meu legume também, afinal de contas meu "pepino" é de dar inveja! Porém refletindo sobre a questão, tem espaço para todo mundo na feira, tratamos de legumes diferentes, a minha "clientela" é outra, são pessoas mais adultas, vividas, que buscam qualidade de vida e não importa se os meus produtos vêm da instituição A ou B, o que importa é que agregam à cozinha do cliente, fico contente em dar essa oportunidade a quem curta um bom legume, não vou oferecer o meu pepino para o abobrado se o sujeito não gosta de um bom legume, não é?! O cara vai comer abóbora a vida inteira e não se permitirá degustar outros legumes, isto é, senão brigar com o sócio e ai meus caros leitores vai ser briga! Para ver quem é mais abobrado!

Então vou vender o meu "produto" de forma agradável, já sou conhecido no bairro, não cheguei ontem, o que produzo e ofereço vem do campo direto para a cidade, com um gosto bom e verdadeiro, bonito por fora e saboroso por dentro, tenho certeza que sua cozinha terá o melhor sabor, pois sua receita de vida terá sempre esse bom ingrediente! Eu não vou negativar e nem falar mal do "abrobado", pois o produto dele não deve ser tão bom assim, pois só consegue vender no grito e na difamação, né? rsrsrs

Espero que a estorinha da feira ajude na sua compra!

Risos!

Ricardo DRaco
Orientador e cozinheiro nos tempos vagos!

4 comentários:

  1. Ahhh.. eu não poderia deixar de comentar este maravilhoso texto Ricardo!

    Ótimas palavras, diretas... e pra bom entendedor, estas palavras bastam!

    Concordo em número, gênero e grau com suas palavras. E sinto em dizer que, realmente é lamentável a feira a céu aberto em que se tornou o "mundinho esotérico", hoje mesmo, estou pasmo com a quantidade de e-mails que recebo e convites no facebook divulgando pseudo-mestres vendendo seu produto a um preço camarada. Foda, mas fazer oque, isso sempre vai existir. E é por isso que sempre digo... prefiro ficar longe dessa galera!

    Abraços meu caro e parabéns pelo desabafo! Faço minhas as suas palavras!

    ResponderExcluir
  2. Nem é desabafo, é constatação! No mais tem que tirar um sarrinho desse povinho esotérico, quem sabe um dia parem com as abobrinhas! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. hahahaha uma das coisas que mais adoro, uma tirada com classe! pra q c rebaixar ao nível das abóboras? parabéns Draco

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.