sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cultos Pré-Cristãos e a Bruxaria Tradicional

Cultos Pré-Cristãos e a Bruxaria Tradicional
Um tema polêmico que se mistura a credibilidade, fatos históricos e entendimento teologico. Podemos criar diversas teses sobre o tema, entretanto a origem da Bruxaria é de comum senso a qualquer estudioso dedicado a estas crenças.
Para praticantes que buscam a preservação e também realizam trabalhos envolvendo matérias acadêmicas como história, antropologia, arqueologia entre outras fica claro o foco sobre a visão tradicionalista, no entendimento da origem dos cultos, ou seja, seguem pela Bruxaria Tradicional e não tentam a modernizá-la ou distorcê-la.
A busca pelas origens e a conservação destas práticas é uma das grandes “chaves” que muitos dizem ter conhecimento, mas diferente do discurso, seus atos revelam apenas a sua orientação modernista e por assim dizer eclética, colocando conceitos que nunca existiram na Bruxaria Familiar/ hereditária tal como nunca estariam presentes na Bruxaria de base Tradicional, algumas delas de caráter luciferiano que estariam muito melhores conceituadas no próprio Satanismo e não na Bruxaria.
Para quem segue a linha de crença nativa e tradicional entendem que estas crenças antigas adentraram em outros períodos da história, porém sem nunca perder a sua essência, mesmo diante da grande influência cristã na Europa, elas continuam lá embaixo do verniz dos tempos e das influências, porém para o sábio peregrino é fácil a sua compreensão, sem deixar que estes resquícios se tornem uma nova visão.
É fato que muito se perdeu durante as diversas fases de nossa história pelos séculos, porém cabe a um coeso praticante de Bruxaria Tradicional preservar o que lhe chegou, todo o material advindo das famílias pagãs, das crenças hereditárias e repassá-las conforme fora feito de geração em geração. Quem não entende este princípio nunca foi um praticante deste caminho e provavelmente nunca se quer esteve presente em um círculo de Bruxos Tradicionais.
Temos visto muitos equívocos no uso do termo "Bruxaria Tradicional", alguns colocam em seus livros Modern Witchcraft e traduzem para Bruxaria Tradicional (?), inserem conceitos que nunca existiram e se existem são apenas uma criação da era moderna, uma mescla baseadas em magistas reconhecidos e que muitos nunca se auto proclamaram bruxos ou bruxos tradicionais.
Ao peregrino sincero desejamos que consiga ver além das aparências, temos visto diversos livros, algumas cópias de outros que dão sua opinião/ sugestão do que seria Bruxaria Tradicional e utilizam de forma pouco responsável causando um desserviço para aprendizes que buscam um caminho nativo, ancestral e tradicional.
O que cada vez mais percebemos é um novo caminho chamado de Modern Witchcraft uma tentativa de desvincular o conceito "bruxaria moderna" da própria Wicca, uma visão moderna da feitiçaria que traz em sua origem não a bruxaria e nem mesmo a sua forma tradicionalista e sim os princípios modernos já apresentados pela religião Wicca.

Cordialmente,


5 comentários:

  1. Infelizmente ainda existe muito equívoco sobre o termo "Bruxaria Tradicional". Espero que com esse trabalho de divulgação que a CBT faz isso possa mudar. Mas ainda não entendo direito essa "desvinculação" da Modern Witchcraft da Wicca. Qual a diferença?

    ResponderExcluir
  2. A diferença esta nas diferenças de Robert Cochrane e Gerald Gardner. A Wicca voltada ao Neo-Paganismo a outra voltada apenas a prática mágica, bem parecida com o trabalho do Magick Chaos.
    Na Wicca uma nova religião na Modern Witchcraft influência eclética magista (junção das diferentes escolas magistas)inclusive cristã/ satanista.

    Apesar de umas 2 décadas atrás o termo Wichcraft estar ligardo a Bruxaria, ele veio se transformando para a simples prática da feitiçaria, por isso teremos ai diversas vertentes, pois são dedicadas a prática mágica, sem vínculo específico com o paganismo.

    Fica complicado mesmo para uma pessoa que esta fora do meio ou seja iniciante entender essas questões, temos ainda o problema das traduções porcas! bom... muito trabalho a ser feito.

    ResponderExcluir
  3. É complicado porque tanto Bruxaria Tradicional, quanto a Wicca, são religiões e não apenas ofícios. Estão diretamente ligadas à natureza (bem mas na Bruxaria Tracional, pois o meio natural é primordial para as práticas mágicas, diferente da outra que está presente no meio urbano).

    Já li material falando que Bruxaria Tradicional nada tem a ver com paganismo e na minha opinião, baseado no material, é mais uma prática satanista mesmo do que qualquer outra coisa. Termos como Lúcifer, Diabo e Dama são comumente usados.

    Cabe ao iniciante saber diferenciar um do outro consultando bons materiais de pesquisa e que dê um bom embasamento teórico.

    ResponderExcluir
  4. Vivendo e aprendendo.
    Trabalhemos todos então, para um mundo pagão melhor e sem equívocos por causa de gente tola.

    ResponderExcluir
  5. Além das porcas traduções, as grandes omissões e as velhas segundas intenções! Mas enfim, somos vítimas da nossa própria preguiça certo?! Para quem aceita tudo ou qualquer coisa, existe um mundarél de possibilidades. Aqueles que buscam seriedade, dependem dos poucos e sérios trabalhos e trabalhadores. E o que os estimula? Estes outros poucos e sérios peregrinos, curiosos, teimosos, atrapalhados, mas insaciáveis! Abraços DR!

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.