segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Bruxaria Tradicional - De Geração a Geração

Um questionamento quanto à preservação do conhecimento, se o mesmo teria chegado até nós dos povos antigos ou seria apenas um vislumbre das sociedades ocultistas pagãs.

Temos algumas conclusões sobre o tema, entretanto grande parte dos questionamentos não provém de leigos e sim de pessoas que se colocam como praticantes de Bruxaria Tradicional, são os mesmos que alegam o título de Arte Antiga (?).

A resposta é muito simples para nós do Conselho de Bruxaria Tradicional, como sabemos a Bruxaria Tradicional enquanto uma forma religiosa de crença nativa e regional não é homogênea, isto dependerá da fonte, do recebimento de conhecimento que adquiriram.

Podemos dizer seguramente que os conhecimentos mais antigos vêm do aprendizado oral, muito desses conhecimentos surgem das expressões populares, da manipulação de remédios, do contato com ervas, da culinária, dos contos, das crenças, dos hábitos, da educação e assim por diante. Por estas questões que somente a prática mágica estéril (sem o agregado humano) não sobrevive por séculos senão estiver vinculada aos costumes de um clã, ao dia a dia das famílias.

A cerimônia Ito nativa tem um fundo religioso , seguindo os costumes andinos tradicionais, baseados na invocação de Pacha Mama e do Tio Supay. Em XVII os espanhóis a interromperam, mas os espertinhos deram um jeito de continuar as festividades as mascarando como cerimônias cristãs.
Foi declarada uma Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade em 2001 pela UNESCO.


Os estudos acadêmicos, com o trabalho de campo, com o intercâmbio de conhecimento, não deixaram o tempo dizimar estas formas de culto, mesmo com sincretismos, alguns grupos de Bruxaria Tradicional até se fortaleceram diante de melhores recursos encontrados no passar das eras.

Por estas questões encontramos muitos tradicionalistas focados em manter estas crenças, com conceito, com vontade de passar para frente, ao invés de transformá-las em algo que perca sentido a sua origem campesina/ pagã.


Cordialmente,

3 comentários:

  1. LINDO!!!Emocionante pela simplicidade e ao mesmo tempo amplo e profundo.
    Que os corvos nunca percam a rota!!!
    Heya!
    Graça Azevedo / Senhora Telucama

    ResponderExcluir
  2. Estamos trabalhando para isso... E espero que com o passar dos anos a Bruxaria Tradicional se fortaleça cada vez mais, e que as futuras gerações possam seguir um caminho de sinceridade e sabedoria.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão Senhora Telucama, temos o grande previlégio de encontrar conselheiros que são pessoas centradas, pessoas que demonstram conhecimento e não egôs, aqui nessa casa mora a sabedoria, não de um caminho, mas de muitos que seguem um caminho tradicionalista!

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.