quarta-feira, 28 de setembro de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL E OS CULTOS AFRO

Por algum tempo temos acompanhado o ecletismo esotérico sem parâmetros que nos trazem mais dúvidas do que esclarecimento, e a ignorância corre solta mesmo nos meios onde deveriam estar somente os mais eruditos, muito embora como é normal acontecer, as margens do conhecimento, sempre estarão os que observam e não entendem, tal como muitas ordens iniciáticas criam dois processos, o círculo interno e o externo, o externo é o que fica a margem do conhecimento e dos processos mais importantes.

Quando colocamos a necessidade de preservação cultural, folclórica e mágico/ religiosa de uma determinada linha dentro da Bruxaria Tradicional, não estamos depreciando outras culturas, o fato da Bruxaria Tradicional ser de base européia, não promove nenhum ponto negativo a cultura brasileira ou mesmo a influência africana que todos nós sabemos existir no Brasil, tal como a cultura indígena.

Podemos dentro de culturas distintas encontrarmos pontos comuns, como é o culto aos deuses no Candomblé e na Bruxaria Tradicional que foca nos povos antigos que eram politeístas, dentro do culto indígena tão comum o trabalho com ervas, assim também de igual forma encontraremos na Bruxaria na sua forma Tradicionalista.

Portanto as afinidades se cruzam, os caminhos não, e não é questão de um ser melhor que o outro, mas é que devemos saber qual é a nossa casa, podemos visitar diversas casas, aprender com tudo e com todos, mas é necessário saber que temos o nosso lar e seus aspectos únicos.

Existe uma grande dificuldade visto os séculos moldados a um entendimento religioso de base cristã que influenciou até mesmo o nosso idioma, hoje seria tão difícil expressar e não mencionar palavras como "diacho" (origem diabo) do tal "vixi" (de virgem Maria) e da menção de bruxarias para artes das trevas, o que nós do Conselho de Bruxaria Tradicional propomos a sociedade é apenas esclarecimento desta religiosidade para que exista tolerância e respeito, mas esta tolerância e respeito devem começar de dentro para fora, com iniciativas agregadoras e motivadoras de uma nova visão, tanto para a Bruxaria, quanto para o Paganismo.

Para quem tem interesse em se aprofundar mais nessas questões, estamos no Programa Transmutando na Rádio Toques de Aruanda, uma rádio dedicada às questões da religião Afro, esperamos você por lá!



Ouçam Ricardo DRaco ao Vivo no Programa Transmutando
28 de setembro às 21h00 na Rádio Toques de Aruanda

www.radiotoquesdearuanda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.