terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Busca pelo Poder Animal na Bruxaria Tradicional

"Na busca do Poder Animal o qual irá lhe ajudar em sua jornada entre os mundos."

É comum encontrarmos pessoas interessadas na busca pelo seu animal guardião,  a maioria é iludida em workshops de um dia ou uma vivência de final de semana, onde encontram o animal que já queriam ter, geralmente encontram águias, grandes felinos, lobos, mas nunca insetos, passarinhos entre 
outros menos apresentáveis e que não geram o status de poder.


  Depois que "recebem" guardam em suas mochilas místicas, junto com signo, ascendente, orixá, deus de afinidade, entre muitos outros atributos que favorecem apenas a superficialidade da caminhada.

Existe técnica (fast-food) para encontrar seu animal de poder? Resposta é obvia, não! Não existe, o que existe é um trabalho intenso de conhecer a si próprio, entender a sua essência, a sua aparência, os seus gostos, habitats, resposta a ações, suas fragilidades, seus potenciais, e somente convicto de ser quem realmente você é, encontrará seu animal guardião, e através dele um propósito que se baseia em diversos objetivos, desde cura pessoal até projeção astral. 

Dentro dos diversos segmentos da Bruxaria Tradicional encontramos uma diversidade de cultos, porém escrevo específicamente sobre Bruxaria Tradicional Ibero-Celta.

Fundamento, é que não existem animais que não sejam da   região da linha mágica, ou seja, animais europeus e do lugar cultuado, em nosso caso, no Brasil. Portanto, não encontraremos elefantes (origem africana).





Animais Guardiões  
Em poucas palavras, é sua essência física,
 é como se age em situações rápidas  
instintivas, porte físico, habilidades, clima e 
local que se sente mais a vontade.

Animais Auxiliares  
São aqueles que nos ajudam em determinado momento de nossa vida, nos emprestam a força, 
a agilidade, a temperança, a sensibilidade, e geralmente favorecem um bruxo em uma determinada questão.
Animais de Poder  
Um canal direto para a sabedoria em outros planos, são mais etéreos em suas aplicações, mais sutis, e são unicamente encontrados em iniciações ou traumas profundos, tal como voltar de um coma.
Animais Totem
 Estes expressam uma coletividade, tal como uma representação de brasão de uma cidade, nome de uma tribo, de um povo, e existem em diversas culturas ancestrais no mundo. 
(veja mais sobre este tópico)

Encontramos também dentro da mitologia o apanhado de contos (cheios  de sabedoria para quem consegue ver além das palavras). Podemos citar a transformação animal, isto de acordo com a vontade pessoal ou através de uma punição. 

Há muitas estórias tradicionais relatam a transmutação em animais a fim de que possam aprender uma valiosa lição.

Cada estória nos mostra além da busca pela sabedoria, a intervenção de um protetor ou guardião do local, um deus, um ser do outro mundo pelo qual é encaminhado o peregrino diante de um portal ou nova visão. 
 
  Também podemos encontrar animais sagrados fazendo menções diretas a deuses tal como o cavalo para Epona, o corvo para Lugo, o gamo para Taliesin.

As técnicas de êxtase como ferramenta de busca de sabedoria, não visam uma causa superficial do próprio ego. A jornada, seja através do montar de um cervo branco, ou através do som do black bird é um principio que nos leva a crer que existe muito mais do que nossos caprichos pessoais. 


Autor: Ricardo DRaco
Conselho de Bruxaria Tradicional
Bruxaria Tradicional Ibero-Celta

14 comentários:

  1. Muito interessante e esclarecedor este texto.. Me fez repensar e me voltar para dentro... repensar...

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto
    É muito comum a confusão entre animais guardiões e de poder

    ResponderExcluir
  3. A questão do conhecimento sobre si mesmo é fundamental nessa busca. Também me fez repensar o caminho que trilhei até encontrar o meu e olhando para tudo que eu aprendi sobre quem eu sou nesse tempo, vejo, muito claramente que não poderia ser outra coisa de fato senão um gato. Pela flexibilidade do meu corpo, pela verocidade com que luto pelo que acredito, por ser livre e só ir onde eu quero. Reconheço cada atitude felina que tenho o tempo todo.

    ResponderExcluir
  4. Curioso como um texto que fala algo que nos parece tão óbvio depois de um certo tempo no caminho nos faz repensar o que somos. Quando descobri ter dois animais tão diferentes, opostos eu diria, achei aquilo tão estranho. Depois parando para me observar é que entendi perfeitamente, sou realmente uma pessoa extremista que não sabe ser mais ou menos, morna, regular. Não que eu não tenha o meu equilíbrio mas nas grandes questões da vida sou 8 ou 80, tudo ou nada, fogo ou gelo. Mas sou democrática, retribuo o que recebo! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Sim com toda certeza, o animal guardião é o que somos em essência, o nosso jeito de caminhar, as reações, a vontade de estar mais isolado ou mais voltado a coletividade. Seria impossível em um final de semana se conhecer e se analisar com profundidade, geralmente as pessoas observam e escutam o que desejam ver e escutar, para se livrar da taça cheia é preciso ter atos diretos de poder.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, me tira uma dúvida??? Quanto aos animais auxiliares, eles aparecem quando os solicitamos, ou quando eles sentem que devem nos auxiliar??? Ali, é falado que emprestam a força.. a rapidez que é necessária em um determinado momento... temos como ter controle disso???

    ResponderExcluir
  7. Esse texto me remete a algo que diz o que a alma sente mas não acha as palavras.
    Esperamos sempre encontrar um lindo felino, uma exuberante águia ou a graça e leveza de um beija flor como guardiões, porém esquecemos a riqueza de animais nem tão charmosos ao primeiro olhar.
    Estou aprendendo com meu guardião a ser um humano melhor, a trabalhar com suas curas e ensinamentos, isso é o que importa.
    Hoje eu aprendi que não é olhar para ele e sim olhar através de seus olhos e voarmos juntos ao infinito...

    ResponderExcluir
  8. Em reposta a pergunta da Devaneio, não temos que ter controle, é algo proximo a magia natural, é um estado do fluir. Simplesmente acontece, é como uma surpresa, muito embora com o conhecimento vc consiga se aproximar deste animal e usufruir de sua essência. Geralmente, os animais auxiliares, costumam dar suporte em rituais, o seja, o seu animal guardião passa a ser meu auxiliar, por exemplo... Ficou claro?

    Http://www.bruxariatradicional.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ficou sim, Grata!!

    Fico mais tranquila, pois diversas vezes me vejo chamando por outros animais que não são meus... e sempre me perguntei se poderia mesmo fazer isso. rs

    ResponderExcluir
  10. Realmente este texto nos faz pensar muito, me lembrou também dos pilares da BT.

    ResponderExcluir
  11. <Muito Bom pena que so sou curioso e tento entender mas na verdade so na teoria é muito dificil interpretar bem!

    mas to na luta pela sobedoria sozinho ate entao!

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.