quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Bruxaria Tradicional Lituana = Romuva

SAUDAÇÕES!!! A Todos,

Recebi uma indicação do termo "Romuva", que vamos comentar abaixo:

Primeiramente temos que entender que "Bruxaria Tradicional" é um termo genérico e não uma religião centralizadora antiga, tal como um termo "Xamanismo" para rotular "Crenças Tradicionais", portanto não existe dentro dos antigos povos europeus, o nome bruxaria como uma religião centralizadora/  homogênea, muito embora temos teses acadêmicas sobre sua origem etimológica (veja definição de religião).

Temos com isso, agregados familiares com práticas culturais e de crença específicas e que é possível traçar paralelos, principalmente quando falamos em regiões específicas, a isto chamamos de crenças tradicionais familiares, que ao colocarmos o termo "europeu" damos o rótulo de Bruxaria Familiar ou Hereditária. Nesse contexto temos a migração do conhecimento passado de geração a geração, que é um fato comum na humanidade, herdamos atribuições e costumes de nossos ancestrais.

Partindo disso, da união de pessoas que mantinham esses conhecimentos + pessoas interessadas tanto na parte folclórica como espiritualista, formaram o que chamamos de Bruxaria Tradicional, que também não é nada fora do comum e que também é um termo, tal como qualquer termo visa dar significado.

Dentro desse agregado de rótulo "Bruxaria Tradicional" existem diversas atividades, uma delas também é o estudo dos povos anteriores ao cristianismo em específico, conforme orientação do grupo (seja Celta, Visigodo, Romano, etc.), trabalho de preservação, estudo do folclore, entre outras. Portanto, uma instituição formada por pessoas de carne e osso, que se dedicam a todo o agregado regionalizado.

Citei até um exemplo muito interessante, que a:

Bruxaria Tradicional ligada ao Celtismo (especifico) esta para o Druidismo 
Tal como:
Uma instituição de preservação cultural cristã esta para a Igreja Católica.

Se partirmos para termos étnicos, cada região tem um nome próprio e muitos termos genéricos não seriam usuais e que provavelmente daria certa confusão no intercâmbio, seja pela dificuldade cognitiva, seja por traçar parâmetros.




Agora entendam, o termo religião parece ser ofensivo para muita gente, então vamos mudar para algum mecanismo, seja lá o nome que queiram dar, para obtermos os mesmos direitos e benefícios de outros caminhos, dando a oportunidade para quem assim o desejar, tal como respeitar a quem queira ficar na marginalidade.

Romuva é uma organização religiosa étnica do Báltico, revivendo as práticas religiosas do povo lituano antes de sua cristianização . Romuva é uma religião popular da comunidade que pretende continuar vivendo as tradições pagãs do Báltico que sobreviveram no folclore e costumes.
Romuva existe principalmente na Lituânia e no ex- bloco oriental das nações, mas há adeptos da fé em todo o mundo onde existem importantes comunidades lituanas. Praticar a fé Romuva é visto por muitos adeptos como uma forma de orgulho cultural, comemorando junto com as formas tradicionais de arte, recontando o folclore do Báltico, a prática de festas tradicionais, tocando músicas tradicionais, cantares tradicionais dainas ou hinos e canções, bem como ecológica e ativismo de lugares sagrados.

Fonte:http://en.wikipedia.org/wiki/Romuva_(church)


http://earthspiritcommunity.blogspot.com

3 comentários:

  1. Interressante, porém realmente confunde muita gente, é possível entender que antigamente não havia uma denominação, eram apenas costumes, mas com a denominação moderna tornou-se bruxaria (tradicional), acho que uma parte muito importante além de ressaltar a região é também quais povos poderiam ter esta denominação, vejo muitas pessoas dizer que tudo era bruxaria tradicional, porém inventam os locais mais hilários como Bruxaria Tradicional Egípcia (???), é uma luta contra a desinformação e acho que é essencial haver parcimônia.

    ResponderExcluir
  2. Vou buscar mais informações sobre "Romuva", antes de ler esse texto não me recordo de ter ouvido falar sobre tal religião e me pareceu interessante. Religiões ligadas a terra e que buscam a preservação cultural de uma região me atraem profundamente.

    ResponderExcluir
  3. Acreditamos que a grande confusão esta em tentar entender esses movimentos e dar um rótulo pelo qual todos possam conversar, um rótulo que agrega e define também, se formos mais específico teremos o nome dado àquela comunidade em sua língua nativa, portanto tempos dois processos aqui, o do sentido da palavra e o da tradução.

    Não existe bruxaria tradicional Egípcia, como também não existe Marroquinha, ambas do continente Africano, existe sim crenças tradicionais em qualquer continente.

    Grato pela visita e acessem o site:
    http://www.bruxariatradicional.hd1.com.br

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.