sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bruxaria Tradicional - Consagração da Terra Nativa



Resolvemos escrever este tópico com o intuito de mostrar o funcionamento da Bruxaria Tradicional sem mistificações, sem aplicar uma linguagem esotérica confusa, indo direto na questão.

Dentro das práticas da Bruxaria Tradicional, sendo ela uma representação do agregado cultural e de crença específica européia, dado a migração desses povos para o restante do mundo, teremos o realinhamento do conceito honrar a terra, esse honrar nos é nato, é um respeito à natureza (flora e fauna) como também lugar onde nossos ancestrais viveram.

Com isso teremos nos cultos fora da Europa, um chamado a honrar a terra de origem como também a terra que hoje nos encontramos, e o faremos em culto, mesmo de passagem, esse honrar é um respeito, uma dedicação ao que nos cerca naquele momento, naquele solo.

Bruxaria Tradicional é uma herança européia, não existe Bruxaria Tradicional nascida exclusivamente no Brasil, sem esse link cultural e de crença (origem). Um índio, um negro, um asiático, terá a sua fé baseada geralmente conforme sua origem, mas que também podem se dedicar a Bruxaria Tradicional desde que busquem por esse conhecimento ancestral regional.


Bruxaria Tradicional no Brasil

Aqui teremos um cenário bem próprio, por vários motivos, um deles é o fato do Brasil já ser colonizado por forte influência cristã, desde cruzes de malta dos templários, evangelização indígena, até a santa inquisição e perseguição aos judeus.

Portanto, as fontes que temos no Brasil direcionam sempre o termo “bruxaria” a práticas malévolas e de heresia, como atributo para crença marginalizada, selvagem, anti-cristã, promovendo uma divisão dualista de Bem X Mal ou Luz X Trevas.

Com isso, toda crença, fosse indígena, negra, judaica ou fora dos padrões morais e éticos cristãos seriam tidos como “magia negra” e assim bruxaria.

Esta visão, é uma visão distorcida, tanto que observamos textos falando de Quimbanda como Bruxaria, de “macumba” como bruxaria, e tantas e tantas outras perante os movimentos radicais cristãos ou mesmo pela ignorância de nosso país, não apenas sobre uma determinada classe social, religiosa ou acadêmica.

E qual o motivo de tanta desinformação? Poderíamos citar vários, vamos a eles:

- falta de pesquisas sérias e de campo nas áreas acadêmicas (antropologia, teologia, entre outras);
- Interesse econômico, visto que muitos ganham como os artifícios de medo, e perca de fieis das religiões tidas como “oficiais” e a própria mídia nos filmes de terror;
- Desorganização religiosa, falta de entidades representativas;
- Autores equivocados e parciais escreverem sobre o assunto;
- Falta de conceito que auxiliem na comunicação com propriedade (entendimento objetivo).


Outro grande problema é acreditar que bruxaria é apenas um oficio de feitiçaria, ela é um agregado humano, sendo um agregado humano ela se amplia pela arte, artesanato, pelo trabalho com ervas (medicina alternativa) cantos e evocações (musicalidade e danças), portanto é muito mais que um agregado de práticas mágicas, se assim não o fosse poderíamos apenas citar o rótulo de feiticeiros/ magistas.

Uma outra questão, será que todo mundo era bruxo antes do cristianismo? Será que este agregado folclórico e espiritual era comum ou apenas determinadas pessoas/ famílias, dentro das aldeias tinham um oficio próprio?

Outra questão, esta espiritualidade era exteriorizada para toda aldeia, ou era algo mais enraizado e específico dentro de uma comunidade?

O que podemos dizer é que quando falamos de espiritualidade pagã européia, ela possui variações conforme região, povo, estrutura social, ou seja, “n” variantes. É como uma indagação que me fizeram, acredita que alguém da Romuva (Crença Tradicional da Lituânia) se proclamaria Bruxo Tradicional?

- Diria que primeiramente como alguém dedicado a Romuva (e se ele realmente se dedicasse a espiritualidade contida na palavra) depois de apresentado o conceito Bruxo Tradicional, pelo qual acreditamos, acreditamos que sim, pois estaria de acordo com os esforços que pregam com preservação, reconstrução, respeito, paganismo, entre tantos valores que são importantes para Bruxos Tradicionais.

E se colocassem como um conjunto de feitiçaria nas artes do diabo? Provavelmente, tanto o sujeito da Romuva, como muitos Bruxos recusariam o termo, pois o significado impregnado na palavra iria contra a essência da crença.


Bruxaria Tradicional e Espíritos da Terra

Falando ainda em Brasil, uma terra rica em folclore, para nós é fluídico o respeito pelas entidades nativas, porém não se justifica dizer que Bruxaria incorpora Orixás, Exus ou Pomba-Giras como base original de culto, pois entendemos que prática religiosa é diferente de feitiçaria, o fato de um bruxo estudar outros sistemas mágicos não indica que estes sistemas façam parte da Bruxaria.

Existe uma conduta muito direta na Bruxaria Tradicional e muito embora nossos textos tragam conhecimento, sabemos que eles trazem também questionamentos que dada à limitação da escrita, não geram a clareza pela qual prezamos.

Esperamos com isso, que nos cheguem questionamentos com novos pontos de vista e assim conquistarmos mais e mais informações aos nossos leitores.

Autor: Ricardo DRaco

4 comentários:

  1. Muito esclarecedor este texto, gostei de ver que mesmo numa região que não é a Europa, não se "incorpora" "produtos" nativos, mas isso é total ou há um limite a esta incorporação? Adoraria saber mais sobre o assunto! óTimo blog!

    ResponderExcluir
  2. A pior parte é quando a desinformação se generaliza e os oportunos, quase sempre por interesses próprios, difundem como verdade absoluta. Continue esclarecendo, ainda há muita gente que se vale das falsas verdades.

    ResponderExcluir
  3. Estava pensando nesse texto, e é frustrante pensar em como ainda o caminho da bruxaria é pouco conhecido e assimilado. Pq tanta intolerância com coiss tão belas e simples? Vejo que no decorrer do tempo, várias outras religiões antes tb "mal vistas"... hj já sendo aceita e entendida... ou no minimo respeitada, pq então isso não ocorre com o caminho de um bruxo hj, qual a dificuldade em entender que o mundo não é apenas essa "azeitona" em que nos "estamos"???
    Sabe, ontem fiquei feliz comigo mesma, pq falei da belza do nosso caminho para algumas pessoas leigas. Temi o resultado da exposição, esperei a pior das reações (pessoas difíceis)... mas foi lindo.. ao final de toda explicação, percebi o quanto fui clara e objetiva a ponto da pessoa ficar mais curiosa e ir atrás por ela mesma de conhecer mais e mais sobre o tema... e pensei... plantei uma semente! Acredito que esses blogs possuem esse intuito... e aos poucos conseguiremos desembaçar a vista daqueles que hj ainda conseguem criticar ou ridicularizar o desconhecido. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Grato pela visita, queremos dizer que quando se estuda de forma séria, com conceito, com o entendimento do significado das palavras, a comunicação se torna direta e consegue informar, ao contrário também acontece, dando um pesar desnecessário a intolerância e ao ego.

    Para tudo existe clareza, o fato de estarmos no Brasil não nos dá poder de interferir em outros caminhos e subjulga-los como sendo nossa senda, isso seria uma apropriação de crença e cultural, com isso, se assim fosse verdade, Bruxaria Tradicional seria uma miscelandia de coisas sem sentido, sem ideologia, sem visão.

    Bruxos Tradicionais não estão focados em feitiçaria, isso é coisa de gente tapada, o que buscamos é por consciência, por observar o mundo com outra visão, obter sabedoria e o êxtase.

    Cordialmente,
    CBT - Conselho de Bruxaria Tradicional
    http://www.bruxariatradicional.hd1.com.br

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.